Jump to content
  • 0

VOLUME DE NEGOCIAÇÕES


João Paes

Pergunta

Fala galera, qual seria um volume de negociações aceitável ai pra vc dizer que o ativo tem liquidez? digo isso pq tenho acompanhado algumas empresas e no momento da pesquisa vi uma vale com mais de um bi de volume negociado, outras empresas ai com 20 a 100 milhoes e ai vi a itausa3 com um pouco mais de 1 milhao negociados.. achei pouco comparado com as outras mas não tenho referencia. isso significa que se um dia chegar ao ponto de vender vou ficar dias ou talvez até semanas ou até meses pra vender?  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, João Paes disse:

Fala galera, qual seria um volume de negociações aceitável ai pra vc dizer que o ativo tem liquidez? digo isso pq tenho acompanhado algumas empresas e no momento da pesquisa vi uma vale com mais de um bi de volume negociado, outras empresas ai com 20 a 100 milhoes e ai vi a itausa3 com um pouco mais de 1 milhao negociados.. achei pouco comparado com as outras mas não tenho referencia. isso significa que se um dia chegar ao ponto de vender vou ficar dias ou talvez até semanas ou até meses pra vender?  

@João Paes não tem um número mágico. Além disto depende também do tamanho da posição que você prevê em chegar naquele ativo. Quanto maior a posição, maior é a dificuldade de você conseguir se "movimentar". Eu sei que é complicado prever o quanto teremos. No meu caso, que o patrimônio é pequeno e que vai crescer nos próximos 9 anos (minha meta de renda passiva) uma liquidez diária média de R$2milhões já me parece OK.

No caso das diferenças de liquidez que você mencionou, é que tem empresas que são usadas muito pelos traders e o volume fica absurdo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, João Paes disse:

Fala galera, qual seria um volume de negociações aceitável ai pra vc dizer que o ativo tem liquidez? digo isso pq tenho acompanhado algumas empresas e no momento da pesquisa vi uma vale com mais de um bi de volume negociado, outras empresas ai com 20 a 100 milhoes e ai vi a itausa3 com um pouco mais de 1 milhao negociados.. achei pouco comparado com as outras mas não tenho referencia. isso significa que se um dia chegar ao ponto de vender vou ficar dias ou talvez até semanas ou até meses pra vender?  

Fala João beleza, cara eu acredito que de 2 milhões em diante tá num volume bom de negociação diária, com certeza vão ter casos e casos onde essa liquidez vai ser menor, porém você terá que colocar na mesa esse fato, pois entrar em um ativo com baixa liquidez é um risco grande, pois num futuro caso você queira sair para modificar a carteira ou qual seja o motivo, você pode enfrentar dificuldades

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/06/2024 at 15:58, João Paes disse:

Fala galera, qual seria um volume de negociações aceitável ai pra vc dizer que o ativo tem liquidez? digo isso pq tenho acompanhado algumas empresas e no momento da pesquisa vi uma vale com mais de um bi de volume negociado, outras empresas ai com 20 a 100 milhoes e ai vi a itausa3 com um pouco mais de 1 milhao negociados.. achei pouco comparado com as outras mas não tenho referencia. isso significa que se um dia chegar ao ponto de vender vou ficar dias ou talvez até semanas ou até meses pra vender?  

Nosso colega Flavio Prado é bem rápido e rasteiro como se diz na minha região, alguns sites como investidor 10 aconselha uma liquidez de 2 mi pra cima, eu já negociei ativos com número bem abaixo disso e não tive problemas em vender, não era um valor grande tb,  minha meta era de NUNCA vender, mas qdo conclui o curso optei por limpar a carteira e por isso vendi, e ao meu ver é bem difícil um bom ativo ter baixa liquidez, os que ficaram na minha carteira com baixa liquidez foi um Fundo Imobiliário que acredito que vai crescer.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...