Jump to content
  • 0

IPCA+


Glauber Da Silva

Pergunta

Ola a todos. Alguem saberia explicar uma duvida...vou usar valores mais arredondados para tornar mais facil IPCA+5\% como exemplo. Vencimento Nov 2023.
Duvida seria a seguinte, o IPCA que vai ser pago no vencimento do titulo, vai ser qual: a) uma media do IPCA desde a data que foi contratato ate a data do vencimento do titulo? b) a \% exata do IPCA no mes do vencimento
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Glauber Da Silva se você permanecer com o título até a data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade contratada no momento da aplicação, ou seja, a taxa real daquele momento, no seu exemplo os 5\%aa, mais a inflação do período, até o vencimento. O que ocorre é que entre a data de compra e a de vencimento, o preço do título oscila em função das condições de mercado que variam a taxa real do seu título para cima ou para baixo. Então, se você opta pela venda antecipada de um título IPCA+, pode receber uma rentabilidade diferente da contratada no momento da compra. Maior ou menor, a depender da variação do índice ao qual ele está atrelado. No link abaixo tem uma explicação completa sobre o assunto. https://www.tesourodireto.com.br/blog/ipca-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-essa-modalidade.htm
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Obrigado Flávio. A questão dos 5\% é da flutuação do mercado, da marcação ao mercado eu entendi. Queria apenas saber a parte do IPCA. Se seria a taxa da data que eu realizei a compra, ou se seria a taxa da data do vencimento do título quando o mesmo vencer, ou se seria uma média feita entre a data da compra e a data do vencimento? Isso ainda está um pouco confuso pra mim. Digamos que eu compre o título hoje e o IPCA está em 5\%. Daqui a 2 anos no vencimento o IPCA Está em 10\%. Se eu tivesse aplicado 10k no IPCA+5\%.
No vencimento do título eu irei quanto correspondente a parte do IPCA?
Seria 5\%+5\% ou 10\%+5\% ou seria quanto?
5\% seria o ipca da compra. 10\% o ipca do vencimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Glauber Da Silva durante a vigência do título ele sofre a flutuação do mercado, não importando o IPCA e nem a taxa no momento da contratação. Somente se você levar o título até o final é que valerá o IPCA e a taxa contratada. No exemplo que você deu agora (5\% na compra e 10\% no vencimento) o IPCA não será não nem um e nem outro, serão todos os IPCAs do momento da compra até o vencimento, será corrigido diariamente conforme o IPCA de cada dia do dia da compra até o dia do vencimento. Espero ter ajudado, se ainda ficou dúvida, manda a brava. Eu também não entendia como funcionava.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Glauber Da Silva não tem como saber na hora da compra qual será o rendimento de um título IPCA, pois é ele pós fixado, uma vez que o IPCA varia ao longo do tempo. O rendimento será conforme o IPCA que houver durante todo o período, contando da data da compra até a data do vencimento. Quando chegar no vencimento saberemos quais foram os IPCAs desde o dia da compra, e os 10k serão corrigidos por estes IPCAs todos, acrescidos da taxa que estava do dia da compra, que no seu exemplo foi de 5\%aa. Se não ficou claro, manda novamente que vamos tentando esclarecer.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Flavio. Acho que demorou mas agora eu entendi =]
Se o IPCA acumulado da data da compra do titulo ate o vencimento tiver sido de 4\% por exemplo, e se o valor pre-fixado era de 5\% no caso IPCA+5\%, nesse caso ao vencimento do titulo o valor sera reajustado por 9\%. Seria isso mesmo, sera que finalmente entendi?
Se o IPCA nesse periodo por exemplo de alguma maneira for negativo, entao o meu valor sera ajustado apelas pelos 5\% pre fixado.
Enfim, sera que finalmente entendi?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...