Mauricio Mascarenhas Ferreira Postado 2 de Julho Compartilhar Postado 2 de Julho Estou finalizando o módulo de renda fixa e estou com algumas dúvidas sobre IPCA E Taxa Selic, eu queria saber como eu posso me basear para saber se a taxa vai aumentar ou diminuir. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 2 de Julho Compartilhar Postado 2 de Julho 6 minutes ago, Mauricio Mascarenhas Ferreira disse: Estou finalizando o módulo de renda fixa e estou com algumas dúvidas sobre IPCA E Taxa Selic, eu queria saber como eu posso me basear para saber se a taxa vai aumentar ou diminuir. Boa noite, Maurício! Saber com exatidão é difícil para não dizer impossível. O que mais pode se aproximar mas ainda considerando uma margem de erro é acompanhar o boletim Focus onde podemos ver as expectativas do mercado. Sugiro inclusive acompanhar o @Flavio Prado que todo início de semana ele posta aqui pra gente um resumão do relatório. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mauricio Mascarenhas Ferreira Postado 2 de Julho Author Compartilhar Postado 2 de Julho 9 minutes ago, Edison Paulini disse: Boa noite, Maurício! Saber com exatidão é difícil para não dizer impossível. O que mais pode se aproximar mas ainda considerando uma margem de erro é acompanhar o boletim Focus onde podemos ver as expectativas do mercado. Sugiro inclusive acompanhar o @Flavio Prado que todo início de semana ele posta aqui pra gente um resumão do relatório. entendi, obrigado pela dica, vou começar a acompanhar o flavio! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Camila Santanna Postado 9 de Julho Compartilhar Postado 9 de Julho Olá @Edison Paulini, aproveitando o gancho da pergunta do colega, como interpretar o boletim de forma correta para realizar um novo aporte (dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA no atual cenário para fins de reserva). Vi na última postagem do @Flavio Prado uma expectativa de manutenção, a possível queda, da SELIC e, contrariamente uma previsão de aumento do IPCA, está correta essa leitura? Se sim, o ideal seria avaliar o momento com foco no IPCA? Obrigada. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 9 de Julho Compartilhar Postado 9 de Julho 10 minutes ago, Camila Santanna disse: Olá @Edison Paulini, aproveitando o gancho da pergunta do colega, como interpretar o boletim de forma correta para realizar um novo aporte (dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA no atual cenário para fins de reserva). Vi na última postagem do @Flavio Prado uma expectativa de manutenção, a possível queda, da SELIC e, contrariamente uma previsão de aumento do IPCA, está correta essa leitura? Se sim, o ideal seria avaliar o momento com foco no IPCA? Obrigada. Boa noite, Camila! Alie as expectativas com o contrafluxo. O melhor momento para aporte no IPCA é quando este indicador está baixo e com expectativas de alta. Assim, serão oferecidas boas taxas e conforme a inflação for subindo nossa rentabilidade será elevada. No meu entendimento estamos em bons momentos para compra destes títulos. Vale a pena observar as ofertas no mercado. Quando falamos da Selic o ideal é se comprar títulos indexados ao CDI quando a taxa de juros está baixa e com expectativa de alto semelhante ao raciocínio da inflação que descrevi antes. Porém veja que não estamos neste momento. A Selic ainda está deveras alta no meu ponto de vista e as taxas oferecidas indexados ao DI não estão das melhores. Por fim, lembre-se também que temos os títulos prefixados que vem a calhar quando a taxa de juros está alta e com expectativa de baixa para podermos travar rentabilidades superiores as que serão oferecidas enquanto a queda da Selic se desenha. Também vale ressaltar que se a Selic está baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada. Atualmente até temos umas boas ofertas de prefixados que também valem a pena dar um estudada mas na minha opinião os indexados ao IPCA estão melhores. Espero que tenha ficado claro! 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Camila Santanna Postado 11 de Julho Compartilhar Postado 11 de Julho On 09/07/2024 at 18:14, Edison Paulini disse: Boa noite, Camila! Alie as expectativas com o contrafluxo. O melhor momento para aporte no IPCA é quando este indicador está baixo e com expectativas de alta. Assim, serão oferecidas boas taxas e conforme a inflação for subindo nossa rentabilidade será elevada. No meu entendimento estamos em bons momentos para compra destes títulos. Vale a pena observar as ofertas no mercado. Quando falamos da Selic o ideal é se comprar títulos indexados ao CDI quando a taxa de juros está baixa e com expectativa de alto semelhante ao raciocínio da inflação que descrevi antes. Porém veja que não estamos neste momento. A Selic ainda está deveras alta no meu ponto de vista e as taxas oferecidas indexados ao DI não estão das melhores. Por fim, lembre-se também que temos os títulos prefixados que vem a calhar quando a taxa de juros está alta e com expectativa de baixa para podermos travar rentabilidades superiores as que serão oferecidas enquanto a queda da Selic se desenha. Também vale ressaltar que se a Selic está baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada. Atualmente até temos umas boas ofertas de prefixados que também valem a pena dar um estudada mas na minha opinião os indexados ao IPCA estão melhores. Espero que tenha ficado claro! @Edison Paulinimuito obrigada pelos esclarecimentos, foram de grande valia! ...se me permite, ainda gostaria de sanar dois pontos comentado por você que me ensejaram dúvidas: 1. Você menciona a expectativa de alta ou baixa dos indicadores (Pergunta: Essa observação seria, então, acompanhando os dados pelo boletim, certo?) e 2. "A Selic baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada" (Fiquei com dúvida nesse ponto, pois tinha o entendimento de que com a redução da SELIC, sugeriria um aumento da inflação, logo do IPCA, então estou equivocada nesse sentido?). Obrigada mais uma vez pela gentileza e ajuda. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 11 de Julho Compartilhar Postado 11 de Julho Claro, vamos lá! 15 minutes ago, Camila Santanna disse: 1. Você menciona a expectativa de alta ou baixa dos indicadores (Pergunta: Essa observação seria, então, acompanhando os dados pelo boletim, certo?) Correto. O boletim focus é o melhor caminho na minha opinião para estar vendo para onde o Senhor Mercado está caminhando. 15 minutes ago, Camila Santanna disse: 2. "A Selic baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada" (Fiquei com dúvida nesse ponto, pois tinha o entendimento de que com a redução da SELIC, sugeriria um aumento da inflação, logo do IPCA, então estou equivocada nesse sentido?). Aqui ocorre o seguinte. Como sabemos a Selic é o principal mecanismo de controle da inflação. Quando a inflação sobe a tendência é que a Selic também aumente para ir desaquecendo o mercado e fazer com que a inflação caia. Em dado momento a inflação tenderá a estar controlada o que significa que ela caminhará até chegar a patamares baixos. Até isso acontecer a Selic ainda poderá estar de certa forma elevada. Porém, quando o mercado ver que a inflação está controlada a Selic começará a baixar. Só que a os movimentos de queda da Selic não implicam no movimento imediato de alta da inflação. Conforme a Selic vai caindo a inflação pode demorar um pouco para subir ainda além de que seu movimento de alta não é rápido. Não é de uma semana para outra que uma inflação vai de 4% à 8% (exemplo). Espero que tenha ficado claro e qualquer dúvida mais tentarei ajudar =) 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Mauricio Mascarenhas Ferreira
Estou finalizando o módulo de renda fixa e estou com algumas dúvidas sobre IPCA E Taxa Selic, eu queria saber como eu posso me basear para saber se a taxa vai aumentar ou diminuir.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
2
DIAS POPULARES
2/Jul
3
11/Jul
2
9/Jul
2
Top Posters For This Question
Edison Paulini 3 posts
Camila Santanna 2 posts
Mauricio Mascarenhas Ferreira 2 posts
DIAS POPULARES
2/Jul 2024
3 posts
11/Jul 2024
2 posts
9/Jul 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Edison Paulini
Boa noite, Camila! Alie as expectativas com o contrafluxo. O melhor momento para aporte no IPCA é quando este indicador está baixo e com expectativas de alta. Assim, serão oferecidas boas ta
Camila Santanna
Olá @Edison Paulini, aproveitando o gancho da pergunta do colega, como interpretar o boletim de forma correta para realizar um novo aporte (dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA no atual cenário para fin
Camila Santanna
@Edison Paulinimuito obrigada pelos esclarecimentos, foram de grande valia! ...se me permite, ainda gostaria de sanar dois pontos comentado por você que me ensejaram dúvidas: 1. Você menciona a expect
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts