Jump to content
  • 0

Além de você mesmo, em quem você confia?


William Redig

Pergunta

Oi Sardinhas!
A UVP ensinou ou está ensinando a nós mesmos como analisar investimentos em geral, empresas, fundos imobiliários, etc... Achei bem legal aprender a pesquisar as empresas para então julgar se aquela empresa cabe ou não na nossa carteira. O principal problema em fazer isso é que eu não trabalho tempo integral em função dos meus investimentos (alguem aqui precisa ganhar dinheiro para viver e aportar) e considerando que tempo é dinheiro, uma ajudinha não faz mal a ninguem. Eu tenho os meus objetivos de investimentos (eu tenho 62 anos) e o meu foco é construir uma carteira mais focada em rendimentos, sem deixar de lado uma parte para investir em crescimento. Gosto muito dos Fundos Imobiliários, ações boas pagadoras de dividendos, mas também gosto da emoção de participar empresas com potencial grande de crescimento, embora esse seja um percentual muito pequeno da minha carteira. Como não tenho tempo infinito para pesquisar e analisar, eu tenho algumas pessoas (além do Raul Sena) que eu gosto de ouvir e ler material publicado por algumas casas de análise. Eu não me fio nos relatórios cegamente, mas encontro boas informações úteis, Atualmente eu recebo e leio análises feitas pela:
Inter Research (Banco Inter), que é uma assinatura gratuita e que traz panoramas gerais do mercado e também setoriais; Suno Research: Informações sobre Fundos Imobiliários produzidas pelo Prof. Barone e sua equipe;
Não uso esses relatórios como biblia, mas aprendi que ler e conhecer, ouvir a opinião de quem respira esses assuntos no dia-a-dia só faz bem e me ajuda com informações que me indicam alguns papeis para eu dar uma olhada melhor e assim reduzir o tempo de pesquisa em opções de investimentos.
Eu gostaria de saber o que o resto do cardume acha disso? Tem relatórios que vocês leem e gostam? Dão ouvidos à quais meios de informação para se manterem informados e atualizados?
Poderiam compartilhar comigo as suas experiências/conhecimentos/sugestões?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
eai William, então atualmente eu não assino nenhum relatório, leio bastante noticias pelo Infomoney e outros sites, porem a esmagadora maioria de informações que obtenho vem de vídeos do Youtube, porem no meu inicio eu estudava bastante como criar uma carteira e posterior como analisar no meu caso os fundos imobiliários de cada setor e fui indo. Hoje faço esse curso para me ensinar com qualidade e entender muito melhor o que estou fazendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
William Redig, tudo bem meu bacano?
Então, como tu não falou de renda fixa, não se quer na carteira ou se vai deixar de fora, vou imaginar que vai deixar de fora.
Como diria o Jack, Stripador, vamos por parte:
=> não tem tempo, não esta tão afim de estudar, talvez ter fiis e etfs que sigam algum índice seja uma solução boa (os etfs lá de foram pagam dividendos, os brs não), pode ser seguir o IBOVESPA, IFIX, Suno30... O que não é ruim, vc vai empatar com o mercado, o que é melhor que muitos investidores e fundos de investimentos.

Agora se tu quiser selecionar o que vai ter:
pense em alguma proporção de 90-10, 80-20, 75-25. Entre ações e fiis ultra seguros, empresas consolidadas, ótimos fiis... e aquela parte menor de tiro porrada e bomba.
Aliás, vc pode fiis seguros, renda fixa segura, etfs seguros e só ações de "qualidade duvidosa", mas em um nível de perda aceitável
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
oi Carlos Marcos Gasparette de Oliveira,
Obrigado pelo seu comentário. Claro que a Renda Fixa não fica de fora. Eu retalho (fazendo menção ao Jack - rsss) meus investimentos em 4 fatias: 35\% na Renda Fixa, 65\% na Renda Variável, sendo que da parte da RV eu tenho 70\% dela em FIIs, 20\% em ações para longo prazo (boas pagadoras de dividendos e empresas consolidadas), 5\% para Criptos e similares e 5\% para brincar de arriscar. Usando as técnicas que aprendi na UVP, minha carteira de FIIs está cada vez mais "sólida", assim como a de ações de longo prazo, mas ambas ainda tem umas ervas daninhas, como diz o Raul, que vou deixar paradas (não vou aportar mais) ou eventualmente vender para trocar por outras quando o mercado estiver melhor. Fico feliz que eu já não me incomodo com o preço das ações e FIIs. Sei que no longo prazo eles vão melhorar. Em relação aos FIIs, meu objetivo é conseguir uma média de 50\% a mais que a Selic - batendo o IPCA em matéria de rentabilidade, e sempre reinvisto os proventos, arredondando para cima os aportes em reinvestimento. Uma coisa engraçada é que eu (e muita gente mais, acredito) sou, ou era, consumista, mas agora eu satisfaço minha fome de consumo comprando ações, CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures e FIIs. Eu brinco dizendo que preciso gastar o dinheiro logo, antes que o outro eu o gaste com besteira.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
William Redig eu faço parecido kkkkk
No lugar de comer um lanche do BK, engordar, perder uns minutos de vida, eu abro mão, mando a grana pra corretora e já compro alguma coisa ou deixo no montante do aporte kkkkkk

Então tu esta no caminho certo por tudo o que li rs

Ps.: nem venda as ervas daninhas, deixa elas lá, cada vez elas representaram menos na sua carteira, quem sabe elas não se tornam boas empresas? rs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Carlos Marcos Gasparette de Oliveira Da pra ganhar dinheiro assim tambem Ai voce consegue fazer o DINHIERO INFINITO! Voca vai la, compra acoes do Burguer King Em seguida vai a uma das lojas, e faz seu lanche la, que vai ganhar dividendos, e pode comprar mais lanches e ganhar mais dividendos, nao sei se ficará milionário, mas certamente ficara gordo! Funciona com AMBEV tambem hehehe
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...