Jump to content
  • 0

Cripto e investimento via corretoras (BTG x MercadoBitcoin)


Pergunta

Salve gente bonita, 

Primeira dúvida, não sei se pra postar sobre criptos é aqui no renda váriavel, se não for, qual o local correto?
Segundo, com a mudança da AUVP pra BTG temos ali a opção de comprar cripto dentro do mesmo espaço que estão as ações na BTG, o que não rolava antes na Orama. Isso é bem legal mas me deixa algumas dúvidas:

Primeiro, olhando nesse momento a cotação do MB  está mais baixa do que a do BTG (bitcoin), obviamente que pouco, coisa de mil reais, mas isso é real e em cada plataforma o preço é levemente diferente? OU só uma questão de atualização da informação mostrada na tele, mas na compra os preços são exatamente os mesmos?

Segunda questão, as taxas pra compra de BTC são sempre altas no mercado  bitcoin ou na binance (altas pra quem como eu compra pequenas quantidades) essas taxas com certeza existem no BTG, sabem me dizer se elas também estão no sistema de feebased na remuneração da AUVP e serão devolvidas ao final do ano no momento de cobrar 1% sobre o patrimonio investido?

Terceira questão, eu particularmente acho complicado e meio paranoico usar as wallets e prefiro deixar as criptos na corretora, mas isso é realmente seguro? Nesse caso, faz sentido trazer e deixar absolutamente tudo que tenho investido (cripto, ações , fii, tesouro... ) no BTG apenas? Entendo que o BTG deve ser uma instituição mais sólida do que o mercado bitcoin (estou certo?) mas mesmo assim, vocês se sentem seguros guardando tudo no mesmo lugar? Desde o risco do banco quebrar, algum funcionario roubar as criptos até ao fato de algum bandido roubar o seu celular e poder roubar tudo que vc tem direto do mesmo lugar?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Primeiro, olhando nesse momento a cotação do MB  está mais baixa do que a do BTG (bitcoin), obviamente que pouco, coisa de mil reais, mas isso é real e em cada plataforma o preço é levemente diferente? OU só uma questão de atualização da informação mostrada na tele, mas na compra os preços são exatamente os mesmos?

@Habib Georges Jarrouge Neto as criptomoedas têm preços diferentes nas diferentes plataformas, pois cada exchange é como uma bolsa fechada somente para quem tem as suas criptomoedas custodiadas lá, ou seja, se as suas criptomoedas estão na Exchange A, valem os preços da Exchange A. Se estão na Exchange B, valem os preços da Exchange B. Portanto cada plataforma realmente tem cotações diferentes. Não é questão de atualização e que todas as Exchanges deveriam ter o mesmo preço.

2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Segunda questão, as taxas pra compra de BTC são sempre altas no mercado  bitcoin ou na binance (altas pra quem como eu compra pequenas quantidades) essas taxas com certeza existem no BTG, sabem me dizer se elas também estão no sistema de feebased na remuneração da AUVP e serão devolvidas ao final do ano no momento de cobrar 1% sobre o patrimonio investido?

Eu não saberia dizer as taxas que nós da AUVP CAPITAL teremos. Estamos na reta fina de negociação.

2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Terceira questão, eu particularmente acho complicado e meio paranoico usar as wallets e prefiro deixar as criptos na corretora, mas isso é realmente seguro?

Imagina a seguinte situação, você tem conta no Banco Pindaíba, é um banco global, com sede em Trinidad e Tobago. Tudo indo bem. Um dia você vai acessar a conta para fazer um pagamento e o aplicativo não abre. Você vai no caixa eletrônico e o cartão não funciona. Você descobre que o Banco Pindaíba quebrou. Você pega um avião e vai até Trinidad e Tobago no escritório da empresa e ela não está mais lá. O seu dinheiro já era. Suas chaves, suas moedas. Agora se você tivesse o dinheiro na sua wallet (seu bolso) e fosse pagar uma conta, bastaria depositar o valor no Banco Pindaíba e pagar a conta.

O mesmo são as Exchanges. Se você sacar as suas chaves e colocar na sua wallet, se você quiser vender, basta transferir as chaves para qualquer Exchange e negociar, e sacar os Reais (ou a moeda que for) para a sua conta bancária.

Então respondendo a sua pergunta: deixar as chaves na Exchange é arriscado.

2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Nesse caso, faz sentido trazer e deixar absolutamente tudo que tenho investido (cripto, ações , fii, tesouro... ) no BTG apenas? Entendo que o BTG deve ser uma instituição mais sólida do que o mercado bitcoin (estou certo?) mas mesmo assim, vocês se sentem seguros guardando tudo no mesmo lugar? Desde o risco do banco quebrar, algum funcionario roubar as criptos até ao fato de algum bandido roubar o seu celular e poder roubar tudo que vc tem direto do mesmo lugar?

Precisamos separar esta questão em duas partes. Uma são as criptomoedas. E a outra são os investimentos (Ações, FIIs, ETFs, Renda Fixa, Tesouro Direto etc).

Criptomoedas: não saberia te falar se BTG é mais ou menos seguro que Mercado Bitcoin ou outras Exchanges. O que sei é que o BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina, tem escritório físico, tem CNPJ etc, então pelo menos você tem como acionar e cobrar.

Investimentos: todos os investimentos estão na CBLC e Cetip e estão vinculados ao seu CPF. A Corretora não é dona dos seus investimentos e portanto se ela quebrar o seu patrimônio não é afetado. Basta transferir para outra Corretora. Apenas o saldo na conta da Corretora que não está investido será perdido se a Corretora quebrar. Por esta razão que o Raul sempre fala em não deixar dinheiro parado na Corretora, mesmo na Corretora dele.

No caso do seu celular ser roubado, as criptomoedas até podem ser transferidas para terceiros e você nunca vai conseguir de volta. Os investimentos o ladrão precisará vender os ativos, esperar a liquidação e transferir para uma conta corrente no seu CPF, para só então conseguir sacar ou transferir para uma conta de terceiro.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/07/2024 at 10:51, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Salve gente bonita, 

Primeira dúvida, não sei se pra postar sobre criptos é aqui no renda váriavel, se não for, qual o local correto?
Segundo, com a mudança da AUVP pra BTG temos ali a opção de comprar cripto dentro do mesmo espaço que estão as ações na BTG, o que não rolava antes na Orama. Isso é bem legal mas me deixa algumas dúvidas:

Primeiro, olhando nesse momento a cotação do MB  está mais baixa do que a do BTG (bitcoin), obviamente que pouco, coisa de mil reais, mas isso é real e em cada plataforma o preço é levemente diferente? OU só uma questão de atualização da informação mostrada na tele, mas na compra os preços são exatamente os mesmos?

Segunda questão, as taxas pra compra de BTC são sempre altas no mercado  bitcoin ou na binance (altas pra quem como eu compra pequenas quantidades) essas taxas com certeza existem no BTG, sabem me dizer se elas também estão no sistema de feebased na remuneração da AUVP e serão devolvidas ao final do ano no momento de cobrar 1% sobre o patrimonio investido?

Terceira questão, eu particularmente acho complicado e meio paranoico usar as wallets e prefiro deixar as criptos na corretora, mas isso é realmente seguro? Nesse caso, faz sentido trazer e deixar absolutamente tudo que tenho investido (cripto, ações , fii, tesouro... ) no BTG apenas? Entendo que o BTG deve ser uma instituição mais sólida do que o mercado bitcoin (estou certo?) mas mesmo assim, vocês se sentem seguros guardando tudo no mesmo lugar? Desde o risco do banco quebrar, algum funcionario roubar as criptos até ao fato de algum bandido roubar o seu celular e poder roubar tudo que vc tem direto do mesmo lugar?

Só complementando o que Flávio já explicou muito bem. 

Falando-se de criptomoedas só deixe na corretora uma quantidade que vc não se desespere caso venha a perdê-la no caso de acontecer qualquer problema com a corretora (é raro, mas acontece rs). E quanto falo quantidade é melhor vc pensar em real ou dólar do que em qtd de btc. 

Outro ponto importante na gestão da sua própria carteira é ter o cuidado de não perder acesso a ela, ou seja, ter as palavras de recuperação ou o que for para recuperá-la.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...