Jump to content
  • 1

Dúvida na hora de investir


Jéssica Sebold May

Pergunta

Olá, tenho duas dúvidas. 
 

1 - O que acontece se eu investir na categoria de investidor qualificado sem ser? As opções são muito melhores. 
 

2 - Encontrei uma opção IPCA + 9% com juros semestrais, mas quando vou na aba de saber mais, fala que vai liberar juro de 10% a cada seis meses. Podem me explicar o motivo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Jéssica Sebold May disse:

1 - O que acontece se eu investir na categoria de investidor qualificado sem ser? As opções são muito melhores. 

Basicamente vc esta assumindo um risco, mas como dica, assista a ultima live (em algum momento alguém fez esta pergunta)

no site da B3 a informação é bem clara (no caso é vc quem atesta ser qualificado)

image.png.6483a8a778dc2d23c897c1e5cc43b668.png

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Jéssica Sebold May disse:

Olá, tenho duas dúvidas. 
 

1 - O que acontece se eu investir na categoria de investidor qualificado sem ser? As opções são muito melhores. 
 

2 - Encontrei uma opção IPCA + 9% com juros semestrais, mas quando vou na aba de saber mais, fala que vai liberar juro de 10% a cada seis meses. Podem me explicar o motivo?

Investir na categoria de investidor qualificado sem ter o status de investidor qualificado pode acarretar problemas legais e regulatórios. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) define os critérios para ser considerado um investidor qualificado, que geralmente envolvem ter um elevado patrimônio financeiro ou certas certificações profissionais no mercado financeiro.

Quanto à sua pergunta sobre as opções serem melhores na categoria de investidor qualificado, é importante notar que algumas opções de investimento são exclusivas para investidores qualificados devido ao seu potencial de risco ou complexidade. No seu exemplo, a oferta de IPCA + 9% com juros semestrais pode ser uma dessas opções, oferecendo um retorno atrativo, mas também pode envolver riscos adicionais ou requerer um entendimento mais profundo dos produtos financeiros envolvidos.

Sobre a informação de liberar juros de 10% a cada seis meses, isso pode ser uma forma simplificada de comunicar o rendimento. O rendimento de IPCA + 9% ao ano com juros semestrais significa que o investidor recebe uma parcela dos juros a cada seis meses, calculada sobre o valor nominal investido. O valor efetivo anual será equivalente a IPCA (índice de inflação) mais 9%, distribuído semestralmente.

 

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu já reparei que para investidor qualificado aparecem produtos com uma remuneração melhor, mas, conforme ensinado no curso, em tese, é porque aquele investimento apresenta um risco maior, por isso aquela rentabilidade.

Eu acho o critério de patrimônio bem B*** para definir se alguém entende os riscos do produto, como se ter 1 milhão na conta por si só garantisse àquela pessoa conhecimento de riscos de investimentos, mas fazer o quê né?!? 

Eu já fiquei tentando em marcar que sou IQ sem ter o patrimônio, e embora não tenha encontrado nenhum caso que tenha gerado algum problema, ainda assim você está atestando algo falso (caso não tenha 1 milhão em patrimônio), o que pode eventualmente gerar responsabilização. 

Para contornar isso, eu vou fazer a prova para CPA10, pois tem um ofício da CVM confirmando que essa certificação já garante a condição de IQ em relação aos próprios recursos.

Você não citou qual produto você viu, mas hoje mesmo achei uma Debênture da Companhia de Saneamento de SC (uma estatal) pagando IPCA + 9,89 para 2033.  Não entendi o porquê de colocar como IQ, por ser estatal, no meu entender risco diminui, não aumenta, mas enfim.

 

Editado por Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Eu já reparei que para investidor qualificado aparecem produtos com uma remuneração melhor, mas, conforme ensinado no curso, em tese, é porque aquele investimento apresenta um risco maior, por isso aquela rentabilidade.

Eu acho o critério de patrimônio bem B*** para definir se alguém entende os riscos do produto, como se ter 1 milhão na conta por si só garantisse àquela pessoa conhecimento de riscos de investimentos, mas fazer o quê né?!? 

Eu já fiquei tentando em marcar que sou IQ sem ter o patrimônio, e embora não tenha encontrado nenhum caso que tenha gerado algum problema, ainda assim você está atestando algo falso (caso não tenha 1 milhão em patrimônio), o que pode eventualmente gerar responsabilização. 

Para contornar isso, eu vou fazer a prova para CPA10, pois tem um ofício da CVM confirmando que essa certificação já garante a condição de IQ em relação aos próprios recursos.

Você não citou qual produto você viu, mas hoje mesmo achei uma Debênture da Companhia de Saneamento de SC (uma estatal) pagando IPCA + 9,89 para 2033.  Não entendi o porquê de colocar como IQ, por ser estatal, no meu entender risco diminui, não aumenta, mas enfim.

 

Obrigada pela resposta. Foi bem essa debênture que eu vi, e eu queria pela mesma constatação que você.

Sobre essa prova, achei a ideia interessante, será que concluindo as aulas da auvp já tenho conhecimento suficiente pra fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Jéssica Sebold May disse:

Obrigada pela resposta. Foi bem essa debênture que eu vi, e eu queria pela mesma constatação que você.

Sobre essa prova, achei a ideia interessante, será que concluindo as aulas da auvp já tenho conhecimento suficiente pra fazer?

Bom dia

Sobre a prova do CPA10, pelo que estudei até agora, acho que o conteúdo da AUVP vai ter dar uma base boa para passar sim, só umas partes de regulação e da estrutura do sistema financeiro que não sei se vai ter disponível aqui no curso, mas não seria problema, pois no site da ANBIMA tem apostila de todo o conteúdo da prova, e é por esta apostila que estou estudando.

 

 

  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...