Jump to content

Aula da Família - AUVP: curso de investimentos para a família


Recommended Posts

Muito boa a aula da família. 

Objetivos conjuntos, crescimento conjunto, ganhos dobrados. 

Bem... Eu sou a cara que no vídeo, já é configurado por começar tarde... Agosto completo 54 anos. Antes eu tivesse um ensinamento destes aos meus 25 anos... Ensinamentos que agora quero passar ao meu filho que está com 24.

Mas tenho uma pergunta... Se ela será respondida nos próximos módulos, só avisar... 

Quando @Raul falou de investirmos ''juntos''... Qual a melhor maneira de fazermos isso? 

1. É cada um ter sua conta na corretora e seus investimentos? 

2. É eu investir apenas com minha conta, em minha carteira? 

3. Há como com apenas uma conta, eu efetuar investimentos para ela e para mim? 

Qual a melhor forma? 

Quem puder auxiliar... Obrigado. 

Agora, finalizando o módulo 1, ficamos ávidos para iniciar os investimentos, mas sei que isso é uma construção e tudo deve ser feito a seu tempo, junto ao avançar do curso. 

 

Abraço a todos

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Luciano Giffoni Soares disse:

Bem... Eu sou a cara que no vídeo, já é configurado por começar tarde... Agosto completo 54 anos. Antes eu tivesse um ensinamento destes aos meus 25 anos... Ensinamentos que agora quero passar ao meu filho que está com 24.

@Luciano Giffoni Soares parabéns por passar ao seu filho os conhecimentos.

24 minutes ago, Luciano Giffoni Soares disse:

1. É cada um ter sua conta na corretora e seus investimentos? 

2. É eu investir apenas com minha conta, em minha carteira? 

Basicamente serão dois pontos a observar. Qual o regime de casamento e vantagens/desvantagens em investir em um CPF ou nos dois CPFs.

Se o patrimônio é do casal não faz diferença investir em um CPF ou nos dois CPFs.

Vantagens de investir em um CPF: facilita o controle da carteira, facilita na hora de fazer os aportes e rebalanceamento, facilita na hora de lançar na declaração anual. Desvantagem é que se o "CPF falecer" (torcemos contra isto) acho que 100% dos investimentos entram no inventário, mas não tenho certeza. Pata títulos com cobertura do FGC, teria apenas R$250mil limite por ser apenas um CPF.

Vantagens de investir em dois CPFs: basicamente seria na renda fixa em títulos cobertos pelo FGC, onde cada CPF teria cobertura de até R$250mil. Desvantagem seria controle duplo e mais contas a fazer na hora do aporte, os lançamentos na declaração anual precisam ser feitos indicando o CPF titular do investimento (mesmo na declaração conjunta).

34 minutes ago, Luciano Giffoni Soares disse:

3. Há como com apenas uma conta, eu efetuar investimentos para ela e para mim? 

Que eu saiba, não. A conta está vinculada ao CPF do titular e os investimentos vinculados ao CPF.

 

A questão é individual e vocês precisariam analisar as situações para saber o que seria melhor.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Victor Prado mudou o título para Aula da Família - AUVP: curso de investimentos para a família
×
×
  • Criar novo...