Jump to content
  • 0

CRI - CRA - DEBÊNTURE INCENTIVADA


Pergunta

Boa tarde pessoal

Eu estou com dúvidas se vale a pena investir em CRA/CRI e Debêntures Incentivadas para quem não investe um valor muito alto.

Meu caso, por exemplo, eu teria que colocar em torno de 1.5k em cada título para poder diversificar.

Esse tipo de ativo paga juros semestrais, e embora isentos de IR, isso acaba impactando nos juros compostos, e ao mesmo tempo, os juros semestrais não podem ser reinvestidos nele.  Como o valor investido não é muito alto, o montante de juros não seria considerável suficiente para poder realocar em outro ativo que valesse a pena.

Já assisti às aulas de renda fixa, e quero realocar um valor que está em um fundo de renda fixa direto nos ativos, mas estou nesse dilema.

O que acham disso?  Mesmo valores mais baixos assim, vale a pena entrar em CRI/CRA/Debênture Incentivada?  Se fosse mais fácil de sair no secundário seria mais atrativo, mas no próprio curso o Raul fala que costuma ser bem agarrado pra sair desses ativos de forma antecipada. 

 

Obs: Ainda não achei na plataforma do BTG nenhum CDB/LCA/LCI que valesse a pena como uma debênture incentivada ICPA +9 e pouco que tem disponível lá hehehehe.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Boa tarde pessoal

Eu estou com dúvidas se vale a pena investir em CRA/CRI e Debêntures Incentivadas para quem não investe um valor muito alto.

Meu caso, por exemplo, eu teria que colocar em torno de 1.5k em cada título para poder diversificar.

Esse tipo de ativo paga juros semestrais, e embora isentos de IR, isso acaba impactando nos juros compostos, e ao mesmo tempo, os juros semestrais não podem ser reinvestidos nele.  Como o valor investido não é muito alto, o montante de juros não seria considerável suficiente para poder realocar em outro ativo que valesse a pena.

Já assisti às aulas de renda fixa, e quero realocar um valor que está em um fundo de renda fixa direto nos ativos, mas estou nesse dilema.

O que acham disso?  Mesmo valores mais baixos assim, vale a pena entrar em CRI/CRA/Debênture Incentivada?  Se fosse mais fácil de sair no secundário seria mais atrativo, mas no próprio curso o Raul fala que costuma ser bem agarrado pra sair desses ativos de forma antecipada. 

 

Obs: Ainda não achei na plataforma do B T G nenhum CDB/LCA/LCI que valesse a pena como uma debênture incentivada ICPA +9 e pouco que tem disponível lá hehehehe.

E não dificilmente vai achar, você esta querendo rentabilidade de títulos com riscos com títulos mais seguros. Se assistiu a aula deve saber que CDB até 250k até 1 milhão por CPF você tem proteção do FGC, o que não acontece no outro caso. Eu particularmente prefiro investir em FIIs de papel que são diversificados, tem pessoas que só fazem gestão de risco, na minha humilde opinião, para o investidor pequeno é a melhor opção para estar exposto em CRI e CRA (fiagros), claro que também precisa ser feito o estudo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Eu estou com dúvidas se vale a pena investir em CRA/CRI e Debêntures Incentivadas para quem não investe um valor muito alto.

@Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista se está em dúvida, então o melhor é não aportar rsrsrs Como disse o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, se você está dentro do limite do FGC, não faria sentido arriscar em títulos que não tem garantia alguma, somente se for um percentual muito pequeno da carteira e que o prêmio compense o risco.

4 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Esse tipo de ativo paga juros semestrais, e embora isentos de IR, isso acaba impactando nos juros compostos, e ao mesmo tempo, os juros semestrais não podem ser reinvestidos nele.  Como o valor investido não é muito alto, o montante de juros não seria considerável suficiente para poder realocar em outro ativo que valesse a pena.

O raciocínio está correto. Mesmo não pagando IR nos resgates a desvantagem nestes títulos é que os valores serão pequenos e precisaremos juntar com o nosso aporte normal, e pode ser que não tenhamos ofertas tão boas quanto a rentabilidade que estava o valor.

4 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Já assisti às aulas de renda fixa, e quero realocar um valor que está em um fundo de renda fixa direto nos ativos, mas estou nesse dilema.

O que acham disso?  Mesmo valores mais baixos assim, vale a pena entrar em CRI/CRA/Debênture Incentivada?

A decisão sempre será do investidor, não temos como dar recomendação de compra ou não. Vai depender de cada investidor ter perfil a correr um risco maior em perder caso dê algum default no caminho. Eu, particularmente, por estar dentro do limite do FGC, prefiro ficar fora e focar nos títulos com FGC.

4 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Se fosse mais fácil de sair no secundário seria mais atrativo, mas no próprio curso o Raul fala que costuma ser bem agarrado pra sair desses ativos de forma antecipada. 

Este é um ponto importante, pois com exceção ao Tesouro Direto e títulos com liquidez diária, os demais títulos de renda fixa para serem resgatados antes do vencimento vão depender de ter um outro investidor interessado para comprar, além disto, a Corretora vai cobrar uma comissão para intermedir, então a sua rentabilidade será bem afetada.

4 horas atrás, Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista disse:

Obs: Ainda não achei na plataforma do BTG nenhum CDB/LCA/LCI que valesse a pena como uma debênture incentivada ICPA +9 e pouco que tem disponível lá hehehehe.

Pode ser que o seu perfil. Dependendo qual seja, as ofertas são restritas.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

E não dificilmente vai achar, você esta querendo rentabilidade de títulos com riscos com títulos mais seguros. Se assistiu a aula deve saber que CDB até 250k até 1 milhão por CPF você tem proteção do FGC, o que não acontece no outro caso. Eu particularmente prefiro investir em FIIs de papel que são diversificados, tem pessoas que só fazem gestão de risco, na minha humilde opinião, para o investidor pequeno é a melhor opção para estar exposto em CRI e CRA (fiagros), claro que também precisa ser feito o estudo.

Então, nesse ponto eu não estava querendo comparar a rentabilidade dos CDBs que têm proteção do FGC com os CRAs/CRIs.  

Quando citei que não achei CDB/LCA/LCI que valessem a pena como na Debênture Incentivada (mas vi que deu essa impressão mesmo pois até citei a rentabilidade da debênture eheheh) não foi no sentido de ser a mesma rentabilidade entre eles, m mas sim rentabilidades melhores dentro da mesma classe, por exemplo, semana passada tinha CDB do BTG pagando 12,25 no pré-fixado, e tinha uma CDB do C6 pagando 13,20 para o mesmo período, mesma classe de ativos, protegidos pelo FGC, mas com rentabilidades diferentes, justamente pelo risco maior do c6 frente ao BTG (creio eu).

Minha dúvida maior não era focada no risco, mas no tanto de impacto dos juros semestrais nos juros compostos dos  CRIs/CRAs e Incentivadas, mas como você e o Flavio pontuaram, pelo valor investido, pode ser eu focar em algo mais simples.

Sua ideia de se expor aos CRIs/CRAs através de FIIs é interessante, não tinha pensado, apesar de entrar como renda variável, pode ser uma boa opção, num percentual menor.

Valeu mesmo pelo feedback.

 

Editado por Jorge Luis Rodrigues De Almeida Batista
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...