Jump to content
  • 0

Acessor suspeito e eu desconfiado


Pergunta

Bom dia, companheiros de vida! Espero que esteja tudo bem com todos vocês!

Sempre gostei de investir, mas, como não sabia tudo, fui poupando devagar em investimentos conservadores e, depois, em fundos de ação e, paulatinamente, em ação. No início de 2022, estava com carteira no Banco Bradesco de quase 2 milhões. 1 milhão em investimentos conservadores como poupança, VGBL, fundos de investimento e CDBs. O outro milhão estava aplicado nas ações VALE ON, Petro PN, Petro ON, e algumas outras que pagavam bons dividendos. Meu patrimônio estava crescendo bem com o pagamento dos dividendos paulatinamente. As ações eram boas pagadoras. Até que, um dia, recebi um telefonema de um acessor de investimentos. Me contou sua biografia, seus estudos e apresentou sua empresa de acessoria. Disse que fazia parte de acessoramento de investimentos do Banco da XP e pediu acesso aos meus investimentos no Bradesco. Disse que, se eu colocasse meus investimentos numa conta do Banco da XP, com a sua ajuda, o meu patrimônio iria multiplicar. Fiz pesquisa a respeito do Banco XP e da acessoria. Vi que existiam e não se tratava de golpe.

No mês de fevereiro de 2022, transferi para o Banco XP uma quantia de R$ 1.100.000,00. No começo, tudo me pareceu flores. Toda hora os acessores me telefonavam e pediam para eu aprovar as operações. Eram várias: aplicações, empréstimos de ações, COE, CDBs, etc. Tinha de pagar imposto por DARF todos os primeiros meses, e os rendimentos eram bastantes. Eu aprovava direto.

Contudo, os meses se passaram e eu parei de ter necessidade de pagar impostos.  Perguntei a respeito e o acessor disse que fazia uma operação que compensava. Por outro lado, quando eu acessava minha carteira, não entendia os demonstrativos e via que meu patrimônio estava caindo. Na declaração de IR de 2023, não entendi bem o que estava representado como aluguel das ações, mas, a soma batia. Não gostei de ver que tinha dívida.

Com o passar de 2023 o Banco XP começou a me enviar emails dizendo que meu saldo estava negativo e que, eu não possuia garantia para algumas operações. Indaguei do meu acessor e ele me disse que isso era normal. Fiquei mais desconfiado, mas me senti impotente. Cheguei a conversar com o acessor principal duas vezes. Argumentei a respeito da queda das aplicações. Indaguei a ele a respeito das garantias solicitadas pelo Banco e o acessor disse para eu tirar dinheiro do Bradesco dos fundos e transferi-las ao Banco XP e dá-las como garantia. Eu neguei. Disse que eu não tiraria mais um centavo do BRADESCO. Aliás, o patrimônio do BRADESCO cresceu bastante, pois investi a maioria do saldo que restara em fevereiro de 2022 em FIIs e começei a receber bons dividendos. 

Consequentemente, disse a meu acessor do BAnco XP que precisaria do dinheiro no longo prazo. O tempo passou e, na declaração de IR agora de 2024, não consigui verificar o montante de minha carteira. Na verdade, não estou conseguindo ler as posições. Por orientação de uma amiga economista, começei a conferir as notas de transações uma a uma junto com o extrato bancário da XP desde 2022. Verifiquei que muitas operações efetuadas foram com Day trade. O patrimônio oscila demais. Toda hora tem saldo negativo, e consequente multa por saldo negativo.

Agora, nem me telefonam mais. Fazem operações automáticas por meio de um robô que eu autorizei. Recebo as notas de operações religiosamente. O Banco XP me parece íntegro, mas a minha acessoria, não. Procurei saber mais.

O curso da AUVP caiu do céu. Nunca antes tinha obtido tanta informação boa. Agora, sim, sei melhor, bem melhor, como investir meu dinheiro e administrar meu patrimônio como um todo. Se tivesse feito esse curso antes jamais teria caído nesse bafuá dessa acessoria.

Contudo, não sei, sinceramente, o que fazer com esse meu patrimônio que está na XP.

Sinceramente, não sei nem como manipular esse dinheiro que está lá.

Peço opinião e orientação. Desde já agradeço!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

também cai nesse conto, porem como tinha um pouco de conhecimento ajudou, hoje sai do xp e estou na AUVP 100%...  minha carteira era tudo fundo, alguns fundo de fundos... a carteira estava positiva, porem muito pouco, afinal 0.01% já é positivo... quando entrei na AUVP o cenário mudou... 

com o seu patrimônio, compensa falar com o pessoal da consultoria para conseguir ver o que pode ser feito com os investimentos da XP... 

dependendo do que voce autorizou, é possível suspender e deixar de perder dinheiro... e partir para recuperar...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom Dia Fernando,

Compartilho da sua frustação com assessores da XP, eles sugeriram eu investir em COE e produtos estruturados. Como também não tinha conhecimento sobre tais produtos acabei caindo nesse papo deles.

Somente depois desses investimentos realizados na XP que me toquei quanto á necessidade de buscar mais conhecimento sobre investimentos.

Boa sorte para todos nós.

 

 

  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Erica Duarte De Aguiar Batista disse:

Olá , 
Sou aluna da ultima turma 34. 
Me chamo Érica 

Cheguei aqui na AUVP em minha busca de conhecimento pq tbm suspeitava da minha assessora de investimentos da XP . 
Sentia que ela sempre me levava a investimentos por interesses próprios  e eu com pouquíssimos rendimentos.  ( rendia menos que se comparasse com a poupança ) 

Hora de tomar a rédia e liderar essa jornada. 

Posso dizer que estou no bem no começo desta jornada mas ja aprendi muiito mais do que finanças e investimentos. Aqui tem lições de como levar a vida.  

Bem vinda ao cardume, Erica!

Sendo franco com você eu já dispensaria a assessora hoje mesmo  😅

Você verá nas aulas e comumente dizemos aqui para se realizar aportes de valores que você possua no tesouro Selic enquanto estuda. É um investimento seguro, com liquidez e inclusive rentável com uma taxa de 10,50% não é de todo mal dado estes outros benefícios que o tesouro oferece.

Se libertar de um assessor é uma sensação muito boa  Huahuauaha

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...