Post popular Victoria Freire Postado 15 de Julho Post popular Compartilhar Postado 15 de Julho Bom dia Pessoal!! Faz tempo que não apareço por aqui, sou a Victoria (como podem ver no nome kks) da Turma 14 (2022) da AUVP, e hoje me desafiei em uma missão para dar uma palestra para jovens Ensino Médio sobre Tipos de Investimento!! (A palestra ocorerá no próximo Mês e é Voluntária) Eu estruturei algumas idéias de como irei realizar a palestra, porém gostaria de saber se alguem já teve algum desafio assim, e poderia me dar algumas dicas. Obrigada! 4 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 15 de Julho Post popular Compartilhar Postado 15 de Julho 32 minutes ago, Victoria Freire disse: Bom dia Pessoal!! Faz tempo que não apareço por aqui, sou a Victoria (como podem ver no nome kks) da Turma 14 (2022) da AUVP, e hoje me desafiei em uma missão para dar uma palestra para jovens Ensino Médio sobre Tipos de Investimento!! (A palestra ocorerá no próximo Mês e é Voluntária) Eu estruturei algumas idéias de como irei realizar a palestra, porém gostaria de saber se alguem já teve algum desafio assim, e poderia me dar algumas dicas. Obrigada! Bom dia, Victoria! Antes de mais nada, parabéns pela inciativa! Que legal fazer isso onde sabemos que a educação financeira não é prioridade. Se você se sentir a vontade, acho que seria legal também expor as ideias que você possui onde o cardume pode até opinar melhor =) Eu já apresentei algumas coisas, fiz algumas palestrinhas, algo neste sentido (inclusive já fui professor), mas nunca voltado a área de mercado financeiro. O que eu penso que poderia ser legar é explorar inicialmente a renda fixa. Falar sobre os tipos mais comuns que temos que são os CDBs, LCIs e LCAs e o bom e velho tesouro. Explicar um pouco sobre a vantagem de cada um, o que ele faz exatamente, a forma como ele remunera. E sou da opinião que todo assunto a ser abordado deve vir com uma base bem sólida. Então talvez introduzir um pouco sobre o tema do porque guardar um dinheiro, seja para comprar uma roupa, um tênis, um celular, um carro, etc. Dar uma ideia da importância de se ter dinheiro e não sair fazendo dívidas com parcelamentos e empréstimos. Aqui viria o gancho sobre como guardar esse dinheiro e fazer ele crescer. Não é muita coisa mas espero que ajude de alguma maneira. Quero ver essa sua palestra ser sucesso!! 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Victoria Freire Postado 15 de Julho Author Post popular Compartilhar Postado 15 de Julho (edited) Muito Obrigada @Edison Paulini!! Pensei em dividir conforme abaixo: Primeiro Sobre quem sou eu (não adianta nada querer falar alguma coisa sem mostrar que tenho certo domínio no assunto) - e do porque estou falando sobre o assunto. Introdução sobre investimentos -> O que é Ativo/Passivo ... acho que uma definição simples sobre o que é ativo e Passivo possa ajudar a entender o que é investimento (sendo bem direta), talvez sobre juros composto e porque o principal fator é o Tempo... na escola nunca aprendemos direito para o que serve a função exponencial rss... Introduzir os tipos de investimento - Renda Fixa e Renda Variável! O que diferencia os dois ( não vou entrar no mérito que a renda fixa do tesouro tambem "VAREIA" rss acho que pode fica complexo e a idéia é só dar uma visão já que tenho apenas 1 hora) Renda Fixa -> Principais tipos e o que significa cada sigla (para o que serve cada uma) vai ser uma ótima forma de me forçar a estudar novamente também. Renda Variável -> Mesma coisa (principais tipos e o que significa cada tipo) ---- no mais, a parte de organização financeira vai ser uma semana antes de mim, mas seria uma boa poder agregar neste tema, realmente muito importante HOJE para os futuros profissionais não ficarem deslumbrando vidas de Instagram que só mostram o Palco (e não os bastidores) e entenderem que um carro hoje custa o tempo de vida dela! Editado 15 de Julho por Victoria Freire 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 15 de Julho Post popular Compartilhar Postado 15 de Julho 2 horas atrás, Victoria Freire disse: Eu estruturei algumas idéias de como irei realizar a palestra, porém gostaria de saber se alguem já teve algum desafio assim, e poderia me dar algumas dicas Olá, Victoria! Prazer em conhecê-la 🤗 Como o Eddy já citou acima, eu começaria com o que é nos ensinado no primeiro modulo do curso, que seria a base para construirmos um patrimônio e sua importância de não gastarmos com coisas desnecessárias. Uma coisa que acho que chamaria atenção da galera é provar isso com números. Digo em mostrar para a galera alguma calculadora de juros compostos para eles verem a coisa acontecer diante de seus olhos. Daí em diante, puxar um gancho mostrando como isso pode ser alcançado. Outra coisa que devemos deixar claro para as futuras gerações é o que o Raul nos ensina sobre ser rico não significa necessariamente ter uma vida feliz e saudável. Espero que isso agregue a sua palestra. Nos mantenha informados, por favor 😁 Abraços. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 15 de Julho Compartilhar Postado 15 de Julho 45 minutes ago, Victoria Freire disse: Muito Obrigada @Edison Paulini!! Pensei em dividir conforme abaixo: Primeiro Sobre quem sou eu (não adianta nada querer falar alguma coisa sem mostrar que tenho certo domínio no assunto) - e do porque estou falando sobre o assunto. Introdução sobre investimentos -> O que é Ativo/Passivo ... acho que uma definição simples sobre o que é ativo e Passivo possa ajudar a entender o que é investimento (sendo bem direta), talvez sobre juros composto e porque o principal fator é o Tempo... na escola nunca aprendemos direito para o que serve a função exponencial rss... Introduzir os tipos de investimento - Renda Fixa e Renda Variável! O que diferencia os dois ( não vou entrar no mérito que a renda fixa do tesouro tambem "VAREIA" rss acho que pode fica complexo e a idéia é só dar uma visão já que tenho apenas 1 hora) Renda Fixa -> Principais tipos e o que significa cada sigla (para o que serve cada uma) vai ser uma ótima forma de me forçar a estudar novamente também. Renda Variável -> Mesma coisa (principais tipos e o que significa cada tipo) ---- no mais, a parte de organização financeira vai ser uma semana antes de mim, mas seria uma boa poder agregar neste tema, realmente muito importante HOJE para os futuros profissionais não ficarem deslumbrando vidas de Instagram que só mostram o Palco (e não os bastidores) e entenderem que um carro hoje custa o tempo de vida dela! Boa estrutura! Se já vai ter o quesito de organização financeira antes, vai ficar show. Realmente dá pra explorar até mesmo mais renda variável. Vai ser sucesso! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karolmara Paula Nunes Postado 15 de Julho Compartilhar Postado 15 de Julho 2 horas atrás, Victoria Freire disse: Bom dia Pessoal!! Faz tempo que não apareço por aqui, sou a Victoria (como podem ver no nome kks) da Turma 14 (2022) da AUVP, e hoje me desafiei em uma missão para dar uma palestra para jovens Ensino Médio sobre Tipos de Investimento!! (A palestra ocorerá no próximo Mês e é Voluntária) Eu estruturei algumas idéias de como irei realizar a palestra, porém gostaria de saber se alguem já teve algum desafio assim, e poderia me dar algumas dicas. Obrigada! Oii, Victoria! Que legal! 👏🏻 Eu já dei muitas palestras e aulas, a minha estratégia depende do público alvo, que, geralmente, no meu caso, são profissionais. Mas, quando eu fiz palestra em colégio, uma abordagem que eu usei e gostei foi iniciá-la com uma pergunta sobre o tema, assim, já chamei a atenção da turma, gerei uma boa interação e uma plateia atenta. Talvez essa também seja uma boa ideia para você. Desejo muito sucesso na palestra e no seu caminho! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts