Jump to content
  • 0

Marcação a mercado - Cálculo para resgate antecipado


Luis Turetta

Pergunta

Boa tarde Sardinhas! 

Comprei um Tesouro IPCA + c/juros semestrais 2050 (0,20unid  x R$ 5.028,51 = R$ 1.005,70 a 3,20% em 07/11/19) - venc. 15/08/2050.

Dúvidas:

1. Na corretora BTG o valor do meu titulo hoje (15/07/24) é de R$ 850,55. Entendo que seu eu vender hoje esse seria o valor bruto, do qual seria descontado o IR - correto ?

2. A simulação no site do tesouro serve para visualizar qual minha rentabilidade (%) na data de hoje considerando os cupons recebidos ao longo do período investido e descontando os impostos. - correto ? 

3. Conforme os 3 prints em anexo, eu preenchi os dados para simular a rentabilidade para resgate hoje e não compreendi os dados apresentados:

3.1. No fluxo de pagamento é mostrado o valor líquido de R$ 2.189,84 (que me parece ser o valor a receber na data do resgate hoje 15/07/24) - O que seria exatamente esse valor ?

3.2. A rentabilidade bruta de 27,38% foi calculada de que maneira? (como chegou a este %) ?

3.3. Valor bruto do cupom de resgate = R$ 2.752,67 - seria o que exatamente ?

3.4. Soma dos valores líquidos cupom = R$ 2.473,68 - seria o que exatamente ?

 

Obrigado

Duvida marcacao pag 1.jpg

Duvida marcacao pag 2.jpg

Duvida marcacao pag 3.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
42 minutes ago, Luis Turetta disse:

Comprei um Tesouro IPCA + c/juros semestrais 2050 (0,20unid  x R$ 5.028,51 = R$ 1.005,70 a 3,20% em 07/11/19) - venc. 15/08/2050.

@Luis Turetta se a rentabilidade contratada foi de IPCA+3,20%aa o seu título está valendo menos que o preço teórico dele, pois hoje este mesmo título está sendo negociado a IPCA+6,32%aa. Para a marcação a mercado ser vantajosa, a rentabilidade oferecida no dia da venda precisa ser menor que a rentabilidade contratada.

42 minutes ago, Luis Turetta disse:

1. Na corretora BTG o valor do meu titulo hoje (15/07/24) é de R$ 850,55. Entendo que seu eu vender hoje esse seria o valor bruto, do qual seria descontado o IR - correto ?

No BTG você tem o valor bruto e o líquido, então não saberia dizer se o valor é o bruto ou líquido.

42 minutes ago, Luis Turetta disse:

3. Conforme os 3 prints em anexo, eu preenchi os dados para simular a rentabilidade para resgate hoje e não compreendi os dados apresentados:

3.1. No fluxo de pagamento é mostrado o valor líquido de R$ 2.189,84 (que me parece ser o valor a receber na data do resgate hoje 15/07/24) - O que seria exatamente esse valor ?

3.2. A rentabilidade bruta de 27,38% foi calculada de que maneira? (como chegou a este %) ?

3.3. Valor bruto do cupom de resgate = R$ 2.752,67 - seria o que exatamente ?

3.4. Soma dos valores líquidos cupom = R$ 2.473,68 - seria o que exatamente ?

O mais simples e fácil de ver como está um título do Tesouro Direto é consultar a sua carteira diretamente no Portal do Tesouro (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br/). Na área logada você terá todos os seus títulos do Tesouro Direto e em cada título você consegue ver o gráfico do Preço Teórico (o valor corrigido pela taxa contratada) versus o Preço Real (preço que o mercado paga para você hoje).

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...