Jump to content
  • 0

Pirâmide invertida e FIIs


Elisandro De Quadros

Pergunta

Olá pessoal.

Estou organizando minha carteira analisando ações e FIIs que eu já tinha antes de fazer a AUVP.

Já removi diversos "lixos" que eu possuía na carteira e restaram alguns FIIs e ações que estou tentando categorizar dentro da minha pirâmide invertida.

As ações que mantive na carteira categorizei conforme abaixo (ainda preciso compor o meio):

Base:

  • ITSA4 (Itausa)
  • SANB11 - (Santander)
  • CPFE3 (CPFL Energia)

Meio:


Topo:

  • KEPL3 (Kepler)
  • ALUP11 (Alupar)

 

Meu problema esta em categorizar os FIIs na pirâmide.

Quais critérios devo utilizar para a categorização de FIIs na pirâmide invertida?

Os FIIs que mantive em carteira são:

  • BRCO11 - BRESCO LOGÍSTICA - FDO INV IMOB
  • BTLG11 - BTG PACTUAL LOGISTICA FDO INV IMOB - FII
  • KNRI11 - KINEA RENDA IMOBILIÁRIA
  • TRXF11 - TRX REAL ESTATE FII
  • VISC11 - VINCI SHOPPING CENTERS FII
  • XPML11 - XP Malls
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 horas atrás, Elisandro De Quadros disse:

Olá pessoal.

Estou organizando minha carteira analisando ações e FIIs que eu já tinha antes de fazer a AUVP.

Já removi diversos "lixos" que eu possuía na carteira e restaram alguns FIIs e ações que estou tentando categorizar dentro da minha pirâmide invertida.

As ações que mantive na carteira categorizei conforme abaixo (ainda preciso compor o meio):

Base:

  • ITSA4 (Itausa)
  • SANB11 - (Santander)
  • CPFE3 (CPFL Energia)

Meio:


Topo:

  • KEPL3 (Kepler)
  • ALUP11 (Alupar)

 

Meu problema esta em categorizar os FIIs na pirâmide.

Quais critérios devo utilizar para a categorização de FIIs na pirâmide invertida?

Os FIIs que mantive em carteira são:

  • BRCO11 - BRESCO LOGÍSTICA - FDO INV IMOB
  • BTLG11 - BTG PACTUAL LOGISTICA FDO INV IMOB - FII
  • KNRI11 - KINEA RENDA IMOBILIÁRIA
  • TRXF11 - TRX REAL ESTATE FII
  • VISC11 - VINCI SHOPPING CENTERS FII
  • XPML11 - XP Malls

@Elisandro De Quadros para FIIs não fazemos esta divisão de pirâmide. Os critérios que usamos nos FIIs são mais em notas que atribuímos para o Diagrama do Cerrado, sendo os Fundos de Tijolo, com patrimônio relevante (para mim acima de R$1Bi), com vários imóveis (para mim pelo menos 5), com vários inquilinos (para mim sem concentração em poucos inquilinos), dos setores de Logística, Lajes e Shopping (para mim estes 3). Estes FIIs seriam com as melhores notas. Depois viriam os Híbridos, os FOFs (Fundos de Fundos) e os de Papel (para mim mais ou menos nesta ordem).

E antes de aportar, também é preciso avaliar a liquidez que o FII tem. Há Fundo que a liquidez é baixa e isto faz com que a cotação oscile muito.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Elisandro De Quadros para FIIs não fazemos esta divisão de pirâmide. Os critérios que usamos nos FIIs são mais em notas que atribuímos para o Diagrama do Cerrado, sendo os Fundos de Tijolo, com patrimônio relevante (para mim acima de R$1Bi), com vários imóveis (para mim pelo menos 5), com vários inquilinos (para mim sem concentração em poucos inquilinos), dos setores de Logística, Lajes e Shopping (para mim estes 3). Estes FIIs seriam com as melhores notas. Depois viriam os Híbridos, os FOFs (Fundos de Fundos) e os de Papel (para mim mais ou menos nesta ordem).

E antes de aportar, também é preciso avaliar a liquidez que o FII tem. Há Fundo que a liquidez é baixa e isto faz com que a cotação oscile muito.

Espero ter ajudado.

Obrigado, entendo seu ponto.

Mas me recordo que na aula onde o Raul monta uma carteira e mostra o conceito de pirâmide invertida ele comenta que poderia adicionar alguns FIIs na carteira para ela ficar mais "moderada", por isso entendi que os FIIs também entrariam no conceito de pirâmide invertida.

Mas se de fato eles não entram neste conceito, minha carteira de ações definitivamente precisa de alguns ativos no meio e de mais ativos no topo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...