Jump to content

1 Conselho dos mais experientes


Recommended Posts

Boa noite, pessoal venho humildemente pedir uma opinião de vocês.

Me chamo Tessyo, moro no interior da Paraíba, 22 anos, trabalho com audiovisual, meu faturamento varia anualmente entre 5 a 10mil mensal, 100mil investidos, mas ainda moro com meus pais, o que faz meu custo fixo ser bem baixo, e poder investir mais em liberdade financeira, o estudo da área fez com que eu mudasse a vida financeira dos meus pais também. Mas ainda me incomoda muito o fato de morar com eles, preciso sair o mais rápido possível e miro na cidade capital, João Pessoa, porém, minha maior fonte de renda ainda é na cidade onde moro no interior (R$ 3.000,00 mensal, com contrato fixo) o restante é proveniente de serviços externos, que são mais incertos. o que acham que deveria fazer? e se estou no caminho certo com essa renda, e valor investido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Tessyo,

Eu também passei por isso mas não morava no interior. Sempre na capital, pertinho de vc, em Recife.

Primeiramente se vc quiser ir morar em Jampa, tem que encontrar emprego lá e ver quanto iria ganhar por mês. Esses seus ativos iniciais se sustentam na mudança a João Pessoa? Morar sozinho aos 22 sem ajuda financeira dos pais, é um luxo, mas se vc puder se bancar sozinho, excelente! Vc nunca pensou em dividir as despesas com algum amigo? Se vc não tiver amigos em Jampa, seria ideal vc criar um circo de amizades lá primeiro e certamente isso abrirá muitos caminhos.

Lembre-se que não é só o custo do aluguel, mas sim, todos os custos iniciais, como móveis, eletrodomésticos etc. Fora isso o depósito para o aluguel, portanto esses fatores encarecem bastante no começo. 

Espero que tenha ajudado e boa sorte!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola Tessyo. Olha, sobre o ponto de vista financeiro, as coisas estão indo muito bem e em ordem da forma que você apresentou. Para mudar isso, seria apenas se sua mudança for trazer maiores ganhos que os atuais. Se, aparenetemente, isso vai trazer perda de faturamento e a elevação do custo de vida (morar sozinho), não parece ser uma decisão sábia sair das casa dos pais nesse momento.

De fato, viver uma vida mais independente (fora das asas dos pais) contribui para o amadurecimento individual e desenvolvimento de perspectivas diferentes da vida (melhor, são mudanças para melhor no longo prazo).

O que eu sugiro é que você se organize com calma para implementar esse projeto (viver de forma independente). Por exemplo, se seu foco é viver em JP (ótima cidade, com certeza), planeje isso estruturadamente: consulte custo de vida (moradia, alimentação, etc) lá; e o mais importante, com manter sua renda atual vivendo lá e, o mais importante, já desenhando uma forma de aumentá-la. Como chegar ao resultado ideal, incialmente? Basicamente, você deve obter esse custo mensal estimado para viver lá, acrescentar o valor que você investe atualmente (para manter sua taxa de construção da liberdade financeira inalterada) e chegar ao valor necessário que você precisa obter de renda lá. Naturalmente, esse é só o primeiro passo, seu princinpal objetivo é tentar aumentar semrpe mais os seus ganhos ao longo do tempo. Mas uma coisa de cada vez.

BOA FORTUNA!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/07/2024 at 01:16, Tessyo Paiva disse:

Boa noite, pessoal venho humildemente pedir uma opinião de vocês.

Me chamo Tessyo, moro no interior da Paraíba, 22 anos, trabalho com audiovisual, meu faturamento varia anualmente entre 5 a 10mil mensal, 100mil investidos, mas ainda moro com meus pais, o que faz meu custo fixo ser bem baixo, e poder investir mais em liberdade financeira, o estudo da área fez com que eu mudasse a vida financeira dos meus pais também. Mas ainda me incomoda muito o fato de morar com eles, preciso sair o mais rápido possível e miro na cidade capital, João Pessoa, porém, minha maior fonte de renda ainda é na cidade onde moro no interior (R$ 3.000,00 mensal, com contrato fixo) o restante é proveniente de serviços externos, que são mais incertos. o que acham que deveria fazer? e se estou no caminho certo com essa renda, e valor investido?

Olá Tessyo,

o colega acima disse bem, se puder adiar ao máximo a saida da casa dos seus pais, faça! tente controlar o impeto da sua juventude, as vezes queremos mais liberdade, fazer o que quiser etc, tente focar sua mente em outras coisas e parar de pensar nisso.. kkk Mas não é simples, até mesmo qdo se pega uma gripe a noite, sozinho não é somente coisas boas , tem desafios chatos sair de casa: " A vida como ela é" , Nelson Rodrigues! 

Começe calculando os custos, o quanto você vai deixar de investir , aluguel, limpeza, segurança etc, e o quanto vai adiar seu sonho de ter liberdade financeira tendo esses custos adiocionais ao inves de investir esse valor. Talvez um sacrificio agora para poder morar onde quiser mais tarde... Não estou dizendo para não ir, mas mais tarde seja melhor não? 

Agora, claro voce pediu uma opinão, moro a mais de 2 mil km de você , não conheço seus pais, nem você, e foi uma opinão fria, direto do seu relato, considerando somente as finanças. Mas voce quem vive a sua situação e pode dizer o quanto pode ser dificil, talvez até vale a pena "pagar" com o adiamento da liberdade financeira, se o caso for extremo... mas como disse, foi somente uma opinião. Olhando só os numeros e, considerando a minha própria experiência de vida pra tras, se pudesse ficaria no passado mais tempo com eles, hoje vejo que só teria beneficio, meu pai inclusive já se foi já ha um tempo e eu já estava fora de casa.

Avalie bem, tenha calma , respire e não perca o foco dos seus objetivos. Aconteceu comigo querer realizar logo um desejo e comprometi um plano bem traçado por um desejo que poderia ter sido feito mais tarde e com mais qualidade. Coisas que só a maturidade nos ensina. 

no mais, seja feliz! 

Editado por Clelmo Rodrigues Lucio
Erro de portugues
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...