Jump to content
  • 0

Vencimento do Tesouro IPCA+ 2024 --> Desbalanceamento da carteira


Felipe Braz Sant'anna

Pergunta

Bom dia Comunidade - estava olhando meus investimentos e notei que em agosto vencem os titulos do tesouro IPCA+ 2024 e eu tenho boa parte da minha renda fixa nestes titulos (uns 50% da Renda Fixa e uns 15% do total investido) e este valor irá corresponder a uns 2 anos dos meus aportes (ou seja é um valor considerável).

Estou na dúvida do que fazer, com certeza o diagrama irá ficar desbalanceado e ficará indicando investir em RF. Por outro lado não acho que logo no vencimento do titulo irei encontrar oportunidades incriveis na renda fixa para repor de imediato.

Estou pensando em adotar a seguinte estratégia, colocar no tesouro selic e aos poucos ir buscando novas oportunidades para repor o % de RF do meu portifólio.

O que acham? Alguma sugestão?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
23 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse:

Bom dia Comunidade - estava olhando meus investimentos e notei que em agosto vencem os titulos do tesouro IPCA+ 2024 e eu tenho boa parte da minha renda fixa nestes titulos (uns 50% da Renda Fixa e uns 15% do total investido) e este valor irá corresponder a uns 2 anos dos meus aportes (ou seja é um valor considerável).

Estou na dúvida do que fazer, com certeza o diagrama irá ficar desbalanceado e ficará indicando investir em RF. Por outro lado não acho que logo no vencimento do titulo irei encontrar oportunidades incriveis na renda fixa para repor de imediato.

Estou pensando em adotar a seguinte estratégia, colocar no tesouro selic e aos poucos ir buscando novas oportunidades para repor o % de RF do meu portifólio.

O que acham? Alguma sugestão?

@Felipe Braz Sant'anna provavelmente aconteceu porque os aportes lá atrás foram feitos (talvez) sem análise do rebalanceamento na época, e/ou então você fez um aporte agressivo no Tesouro IPCA 2024. Olhando a minha carteira, que foi 100% feito após a AUVP, a minha renda fixa vai vencendo ao longo dos meses em cada ano. Claro que não é um problema acontecer isto que vai ocorrer com você. A questão é como lidar. Então vamos lá rsrsrs

Haverá o desbalanceamento e, sim, o Diagrama do Cerrado, provavelmente vai pesar em Renda Fixa por conta disto. Uma opção seria aportar, em um curto espaço de tempo, em vários títulos de renda fixa com vários prazos e assim pulverizar os vencimentos. Ou fazer o mesmo em vários aportes mensais, podendo variar de 6, 12, 18 meses já que o valor representa 2 anos de aportes. E sim, deixar no Tesouro Selic e lembrar de esperar pelo menos 30 dias por conta do IOF. 

De qualquer maneira será uma decisão individual e importante tenha uma estratégia e uma análise mais acurada de qual caminho seguir para não gerar uma desbalanceamento muito grande.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...