Jump to content
  • 0

Venda de ações para organização da carteira


Pergunta

Bom dia,

Tenho algumas empresas na minha carteira que após analise, não vou continuar investindo.

Seria viável a venda destes ativos para comprar os que fazem sentido para a minha carteira? Ou mantenho na carteira parado? Isso também inclui bonificações (como klbn34).

Isso impactaria negativamente a minha declaração de IR?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
38 minutes ago, Raul Max Moura Monteiro disse:

Bom dia,

Tenho algumas empresas na minha carteira que após analise, não vou continuar investindo.

Seria viável a venda destes ativos para comprar os que fazem sentido para a minha carteira? Ou mantenho na carteira parado? Isso também inclui bonificações (como klbn34).

Isso impactaria negativamente a minha declaração de IR?

Bom dia, Raul!

Você já concluiu o cvrso?

Pergunto pois no módulo 8 tem a resposta para este questionamento.

Em suma, a ideia como buy and holders que somos é corrigir e equilibrar a  carteira com dinheiro novo, ou seja, com novos aportes e deixando os ativos que não queremos mais aportar no limbo (nota zerada e sem receber aportes). Isso inclusive entendo que facilite em declarações de IR pois poderia se gerar impostos a se pagar com lucros e torna a declaração mais chatinha.

Mas também é necessário entender o tamanho do seu patrimônio em ativos que julgou não fazer parte de sua estratégia. Um exemplo mais esdrúxulo para entender a ideia: você tem as ações da EMP3 e não quer mais investir. Mas seu patrimônio investido hoje é de 100 mil e 70% está aplicado em EMP3. Além disso, seus aportes são de R$500 no mês. Veja que levaria muito tempo até reequilibrar a carteira. Neste caso, vale pensar em planejar a saída da empresa fazendo vendas regulares para não tomar uma lapada de cara com imposto de renda.

Caso contrário, se o patrimônio não representar muito na empresa e/ou seus aportes forem mais gordinhos, na minha opinião deixar o ativo congelado é o melhor. Inclusive para alguns investidores vale como inventivo e lembrete para o psicológico em lembrar da besteira que fez com empresa que não estudou antes  😅

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...