Jump to content

Recommended Posts

Boa tarde.. sou da Turma 8, mas ainda estou preso em renda fixa, tentando assimilar meus novos conhecimentos. Entendi que debênture seriam títulos de empresas privadas, tanto de capital aberto, quanto de capital fechado, por serem mais arriscados, teríamos que avaliar a saúde da empresa, e as taxas oferecidos por esse risco a mais q e investir em empresas... Queria saber com que outros ativos vcs comparam com as debêntures (CRIs e CRAs?). Além disso, como vcs avaliam a empresa? E, como vocês avaliam como sendo um bom momento para obter tais ativos? Obrigado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Mario Cesar Queiroz Alencar sobre avaliar as empresas no módulo 4 tu consegue ter a noção de como olhar as empresas da bolsa (empresas de capital fechado é praticamente impossível avaliar). Entendo que tenha que comparar eles com produtos que tenham tempo e o indicador parecido.
Por exemplo, viu uma debênture que é IPCA + 4\% de uma empresa não muito boa por 5 anos, se comparar com um título do tesouro tu talvez tenha um IPCA + 4\% com um tempo parecido, mas o risco é bem menor.
Também tem que verificar debêntures isentas de imposto (setores estratégicos do governo) aí talvez é bom comparar com a rentabilidade dos títulos depois do imposto ou ainda com LCI e LCA isentas.
Não tem uma regra mas acho que a relação Risco X Rentabilidade é boa, se tem um título seguro com a mesma rentabilidade no mesmo período, porque arriscar?
Link para compartilhar
Share on other sites

Outra forma de avaliar é verificar a classificação de risco da empresa que é feito pelas agências de risco. São as mesmas agências que classificam os risco do país de pagar as suas dívidas (como a Standard & Poors). Por exemplo, uma empresa classífica como triple A (AAA) tem um risco baixíssimo de não honrar seus compromissos. Nesse caso, provavelmente ele va pagar um juros menos que um classificada como BB, que tem um risco maior. Então se você vê uma debênture com uma classificação AA, ela está na categoria PRIME e pode comprar tranquilo. Só para você ter uma ideia, o Brasil hoje está classifica com BB- pela Standard & Poors, que coloca o Brasil como Grau de investimento não-especulativo. O link a seguir dá uma explicação mais detalhada sobre o assunto. https://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica\%C3\%A7\%C3\%A3o_de_cr\%C3\%A9dito
Link para compartilhar
Share on other sites

Mario Cesar Queiroz Alencar debêntures é um tema delicado, pois como disse o Diego Compagnoni, se for de uma empresa de capital aberto ainda podemos fazer a análise usando o que aprendemos no Módulo 4 - Renda Variável, no entanto, se for uma empresa de capital fechado, a análise é extremamente complicada, pois as informações são escassas. Como explicado na aula de debêntures, devemos comparar com o Tesouro Direto e com CDBs, lembrando que debêntures não tem cobertura do FGC, então o prêmio de risco deve compensar, e também lembrar da questão do imposto de renda na hora da comparação. Outro ponto é a dificuldade em fazer marcação a mercado, então o investimento será levado até o vencimento. Também precisamos ficar atentos se a empresa está oferecendo muitas garantias ou não. Se ela oferece muitas garantias é um sinal que não está conseguindo crédito no mercado e portanto o risco é maior. É interessante pesquisar o título no site da ANBIMA (https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/taxas-de-debentures.htm) para ver se a taxa atual aumentou ou diminuiu se comprada a taxa original da emissão. Se a taxa atual estiver menor que a taxa da emissão, significa que o risco da empresa diminuiu, portanto ela está melhor. Se estiver maior, significa que o risco da empresa aumentou. Na aula de debêntures o Raul faz uma pesquisa na ANBIMA para mostrar como devemos buscar pelo título. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...