Jump to content
  • 0

Manter LCA e LCI com rentabilidade "modesta" em momento de transição profissional e mudança de cidade


Pedro Moura Araújo

Pergunta

No momento profissional e de vida em que estou, o receio trazido pelo processo de transição está me deixando mais conservador ainda. 

Estou bem ausente da comunidade, inclusive, por causa disso. Semanas atrás compartilhei aqui que estava aceitando uma proposta de emprego na capital do estado, numa empresa concorrente, no mesmo ramo. E a proposta foi realmente bem mais interessante, pois o custo de vida no interior de MT pesava, e pelo lado da projeção a empresa aqui é maior, vai me pagar mais, e nesse ramo é na capital que as coisas acontecem. Agora é só trabalhar. 

Nesse meio tempo, eu tinha uns investimentos em LCI pós e LCA pré que estavam "vencendo" e com resgate automático este mês. As LCAs eram prefixadas entre 9,28% a 10,06 % ao ano. E as LCIs entre 87% e 90% do CDI. É um valor investido considerável pra mim (dá pra comprar "metade" do apartamento que aluguei, se quisesse). E ainda estou mantendo mais um valor equivalente a 30% do total que tenho em LCI e LCA na poupança e mais outra quantia equivalente a 20% do valor que está em LCI e LCA nas contas correntes, como reserva de emergência que mantém eu e minha esposa por um ano (que vai ficar sem trabalho por causa da mudança, mas ainda assim meu salário aqui cobre o que eu e ela ganhávamos lá). 

Ou seja, todo nosso dinheiro está em LCI e LCA, poupança e conta corrente. Investimento, portanto, só em renda fixa. 

Já terminei o curso, entendi os conceitos, e estou revisando pra entender mais ainda. É que sou conservador pra caramba (e cagão mesmo). Mas no momento não achei prudente ir pra renda variável, nem um fundo imobiliário que seja.

O que fiz? 

Reinvesti todo meu LCA de novo em LCA no BB, mas agora tudo num único aporte com rentabilidade de 10,00 % ao ano. 

E na LCI reinvesti os 25% que já tinham vencido em LCI da Caixa de novo, só que agora com rentabilidade de 91% do CDI. O restante das LCIs ainda não "venceu". 

Eu também entendi o conceito de contrafluxo, mas simplesmente resolvi fazer assim porque nesse momento estou cagão mesmo. 

O que vocês acham? Fui conservador de mais, ou nesse momento em que estou acertei em dar prioridade à prudência?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

0 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

Ninguém respondeu essa pergunta ainda, alguém do time da UVP vai responde-la em breve.

×
×
  • Criar novo...