Jump to content
  • 0

DIAGRAMA DO CERRADO - RESISTÊNCIA RENDA FIXA


Jaqueline Sayumi Minagawa

Pergunta

Olá pessoal, estou tentando criar alguns critérios para definir a nota de resistência dos meus títulos em renda fixa a serem inseridos no Diagrama do Cerrado. Pensei em estabelecer alguns critérios que me permitam pontua-los de 0 - 10, até o momento coloquei alguns fatores como: - cobertura FGC - Isento IR - atrelado IPCA Gostaria de saber como vocês tem definido a resistência em RF, e se me sugerem algum outro fator a levar em consideração.
Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Jaqueline Sayumi Minagawa eu vou esperar o término de todos os módulos para começar efetivar essas coisas. Creio que no início é complicado porque no meu caso não vou ter muitos ativos e diferentes investimentos para que o Diagrama do Cerrado possa fazer uma diferença. Eu entendo que criar essas perguntas para a RF pode ser uma boa agora é saber se as perguntas conseguem realmente verificar a resistência do "ativo" no caso das ações estamos efetuando a resistência da empresa em si. Penso que ao fazer a filtragem inicial do ativo tu já vá ter dito sim a muitas dessas perguntas de acordo com o teu perfil mesmo.
Eu penso em criar algo baseado no que eu acredito dos mercados que vou analisar para investir, por exemplo eu sempre procurei investir em RF isenta, pelo menos a maior parte da minha carteira anos atrás e estava sempre olhando debêntures, LCA e LCI com isenção.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Olá! Jaqueline Sayumi Minagawa,acho que podemos acrescentar a análise do banco emissor do título como o Raul Sena nos mostrou (site Banco Data) e, de forma semelhante, no caso das debêntures, a análise da empresa emissora. Os prazos para liquidação também devem ser considerados.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Jaqueline Sayumi Minagawa na Renda Fixa fica muito difícil fazer uma avaliação utilizando critérios, muitos de nós estaremos cobertos pelo FGC porque vamos investir quantias inferiores a R$250.000 (atenção AO VENCIMENTO, porque os juros podem fazer o valor ultrapassar o limite estabelecido) ou o mercado está em um momento diferente. É importante que você faça uma avaliação de risco por conta própria, lembrando sempre que o Tesouro Direto deve ter a nota máxima em resistência e os outros investimentos precisam se "balizar" por ele, afinal são mais arriscados. Se você definiu 10 para Tesouro, partido dele, um CDB pode ter uma nota menor com base na segurança do banco, por exemplo de 5 a 9. Uma debênture por não ter FGC pode ter uma nota ainda menor. E assim você vai formando a tabela de resistência. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Muito obrigada pelas dicas pessoal, vou levar todas em consideração sim pra ir refinando os critérios. Estou tentando criar uma padronização que me facilite não na escolha do título em si, mas em mensurar o quanto de risco vou aceitar assumir nele e dimensionar meu aporte (se me exponho ao valor mínimo de aporte ou posso colocar valores maiores) esse tipo de coisa.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Jaqueline, no caso de investimentos em bancos (CDBs, RBDs e Letras de Cambio) você pode usar o critério do índice de Basiléia para avaliar o \% de dinheiro do próprio banco e do dinheiro de terceiros. o Nível saudável é de 8 a 10\%. Abaixo de 8\% é perigoso. Você pode consultar no site do Banco Data
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...