Jump to content
  • 0

Recuperacao judicial da light


João Paes

Pergunta

Postei por aqui pq a decisão envolve renda variável. A questão é que comprei um cri a uns 4 anos da light por engano de 75 mil. Ontem o gerente do banco me ligou com o plano de recuperacao judicial aonde preciso tomar uma decisão. Pelo o que eu entendi eu preciso decidir entre: 1- receber 35% em ações e o restante em uma nova debenture que paga IPCA+ 5 em 8 anos começando a receber no sexto mês. E 2- receber o valor total com IPCA +3 começando a receber juros após 18 meses pra ser pago em 13 anos. O que vcs fariam?

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, João Paes disse:

Postei por aqui pq a decisão envolve renda variável. A questão é que comprei um cri a uns 4 anos da light por engano de 75 mil. Ontem o gerente do banco me ligou com o plano de recuperacao judicial aonde preciso tomar uma decisão. Pelo o que eu entendi eu preciso decidir entre: 1- receber 35% em ações e o restante em uma nova debenture que paga IPCA+ 5 em 8 anos começando a receber no sexto mês. E 2- receber o valor total com IPCA +3 começando a receber juros após 18 meses pra ser pago em 13 anos. O que vcs fariam?

@João Paes que bucha. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Eu não conheço a empresa e não sei informações maiores da Recuperação Judicial. Considerando dois cenários, um onde a empresa quebra e outro onde ela consegue sair da RJ, penso no seguinte:

Se ela quebrar, na opção 1 das ações mais a Debênture, ambas valeriam zero. Na opção 2, como tem uma carência de 18 meses para começar a receber, provavelmente seria próximo da data que vence a concessão, e você também não receberia nada se ela não conseguir renovar ou se quebrar antes dos 18 meses. Talvez se ela quebrar após 18 meses você consiga receber algo.

Se ela conseguir sair da RJ, na opção 1 você terá ações da empresa e estaria recebendo IPCA+6%aa. Na opção 2 seria IPCA+3%aa, e poderia ser pior se as ações da opção 1 tivessem subindo, mas poderia ser melhor se as ações estiverem estagnadas ou caindo, o que é complicado de prever. 

Para mim, o ponto é que a concessão vence em 2026 (pelo que vi rapidamente), o que estaria diretamente ligado a opção 2, se pelo menos renovar, tem uma chance. E a opção 1 precisa saber a que preço será esta ação, mas por outro lado já começa a receber em 6 meses.

Bem difícil mesmo. 

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...