Mário Antônio Costa Filho Postado 25 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Ainda estou estudando o módulo de Renda Fixa. Eu ainda não faço declaração de imposto de renda. Se eu comprar um título de renda fixa eu tenho de começar a declarar? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Diego Compagnoni Postado 25 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Bom dia, Mário Antônio Costa Filho eu acredito que todas essas dúvidas sejam sanadas no Módulo 7 - Impostos. Mas adianto que as corretoras emitem o Informe de Rendimentos e depois é só fazer a declaração conforme consta no documento. Em relação ao IR sempre temos que declarar tudo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mário Antônio Costa Filho Postado 25 de Novembro de 2021 Author Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 É que eu recebo menos que 28.559,70 por ano, então eu não preciso declarar IR. Queria saber se, por comprar qualquer papel de renda fixa, eu passo a ser obrigado a começar a declarar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Diego Compagnoni Postado 25 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Então eu não consegui achar aqui, mas a Renda Fixa ou melhor os investimentos são diferentes dos teus rendimentos. Então tu recebe menos que X e não precisa declarar, mas tem Investimentos que ultrapassa o mínimo para declara, acho que RF é R$ 140,00, se tiver acima disso, deveria declarar. MAS bora aguardar o módulo 7. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mário Antônio Costa Filho Postado 25 de Novembro de 2021 Author Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Entendi! Então deve ter que declarar, mesmo. Vou esperar o módulo 7 antes de comprar, então. Muito obrigado, Diego Compagnoni! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 25 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Mário Antônio Costa Filho neste ano de 2021 estava obrigado a apresentar declaração de imposto de renda quem estivesse em uma das seguintes situações: - Rendimento tributável superior a R$28.559,70; - Recebeu rendimento isento, não tributáveis ou tributados na fonte cuja soma foi superior a R$40.000; - Venda de bens ou direitos com lucro e sujeito à incidência do imposto; - Operação em bolsa de valores, de mercadorias, de futuro e assemelhadas; - Teve a posse ou prioridade de bens ou direitos em 31/12/2020 cujo valor total foi superior a R$300.000. Com relação a Renda Fixa, como por exemplo, Tesouro Direto, CDB etc eles não se enquadram no item relacionado a operações em bolsa de valores etc, pois quando compramos um título de renda fixa não é gerada uma nota de corretagem. Pelo que você diz, atualmente você não faz declaração, pois não se enquadra em num dos casos que listei acima, e caso você invista em Renda Fixa, você não precisará fazer declaração em 2022. Minha sugestão é que você faça a declaração em 2022 mesmo você não comprando ações, ou Fundos ou ETFs, e comprando somente Renda Fixa, assim você já vai vendo como funciona a declaração, quais são os documentos que você precisa etc, e em 2022 quando você for investir em ações, Fundos e ETFs já estará familiarizado com a declaração. Não é um bicho de sete cabeças, é bem tranquilo. Espero ter ajudado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mário Antônio Costa Filho Postado 25 de Novembro de 2021 Author Compartilhar Postado 25 de Novembro de 2021 Excelente sugestão, Flávio Prado! Vou fazer mesmo para ir familiarizando. De qualquer modo, sua explicação foi esclarecedora sobre a obrigatoriedade ou não da declaração. Muito obrigado, mesmo! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jaíne Jehniffer Gonçalves de Souza Postado 1 de Dezembro de 2021 Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2021 Mário, a resposta é simples: sim! Quando uma pessoa passa a investir, ela é obrigada a fazer a declaração de imposto de renda, independente do valor da sua renda. Ou seja, somente o fato de você investir, em qualquer ativo, faz com que você tenha que declarar. No entanto, declarar não é sinônimo de pagar imposto. O que você precisa fazer é baixar o programa e informar para a receita todos os seus rendimentos e investimentos. Porém, muito provavelmente você não terá que pagar nada. Você pode conferir mais detalhes aqui: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/quem-precisa-declarar-imposto-de-renda/ Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Mário Antônio Costa Filho
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
2
1
1
DIAS POPULARES
25/Nov
7
1/Dez