Jump to content

Dúvida de uma colega - Taxas escondidas


Recommended Posts

Bom dia pessoal!
Temos uma dúvida/discussão provocada por uma colega, que me passou o seguinte:
"Estes dias assisti um vídeo do Raul falando sobre as taxas escondidas - desde então fiquei mais atenta, e uma das coisas que está me incomodando é isso.

1) Pq se eu recebo na soma final, após o desconto do IRRF, quase o mesmo valor q minha corretora, então pra que eu deveria alugar? Pq mesmo sendo “dinheiro que entra”, me sinto meio trouxa agora (desculpe a palavra), vendo estas taxas.

2) E recebi de algumas plataformas que falam de investimentos, a proposta de um “cashback” do valor investido nelas, caso eu invista “na mentoria” dos experts. Assim sendo, elas não ganham com corretagem, mas lucram através da consultoria que oferecem e, (acredito eu, através) da possível fidelização.

Isso é possível mesmo? Operar por alguma plataforma onde eu não pague pelas operações realizadas através daquela mesa?"
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

oi Mariana Magre,
O vídeo em questão é esse do link abaixo: o que as corretoras não te contam. Resumidamente, nos preços dos investimentos, existem taxas de comissões que são repassadas às corretoras. Esses custos embutidos são a diferença entre a remuneração real do investimento e aquilo que as corretoras passam para a gente. De fato, você recebe o que foi contratado, mas o que te oferecem já tem um desconto da comissão da corretora. A verdade é que "não existe almoço grátis". As corretoras tem que ganhar dinheiro de alguma forma, para poderem sobreviver. Isso pode ser feito de forma transparente, como o Raul prega no vídeo dele, ou através de taxas escondidas, omitindo essas informações dos investidores. Existem corretoras e corretoras. Você pode encontrar um mesmo produto de investimento sendo oferecido em corretoras diferentes com remunerações diferentes. Como sugestão, da uma comparada no que é oferecido na IsaEx (plataforma de investimentos do Raul) com o mesmo investimento em outras corretoras e você verá a diferença na remuneração. Quanto ao cashback de alguns fundos de investimentos oferecidos por algumas corretoras (o Banco Inter é uma delas), é uma pequena parte da comissão que eles recebem e que repassam aos clientes, mas pode ter certeza que esse valor já está embutido no preço.
Não sei se você já assistiu o vídeo, mas vale a pena. Segue o link.
Espero que isso lhe ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=dGXSA4jXUFg

Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana Magre segue meu entendimento sobre as questões colocadas. 1) Pelo que é colocado, entendo que seja relacionado a colocarmos nossas ações para serem alugadas. O funcionamento do aluguel é você informar à corretora onde suas ações estão custodiadas que você quer colocar tais ações para serem alugadas. A partir deste momento a corretora negociará estas ações no mercado de aluguel. Para você não há custo neste procedimento, porém ao serem alugadas você receberá uma parte da receita gerada na operação. Como a corretora tem a estrutura para fazer esta operação, eles cobrarão parte da receita para custear esta estrutura. O que normalmente ocorre é que as corretoras não entram no detalhe de como é a divisão desta receita. Por exemplo, na iSaEx a receita gerada é dividida 50\%-50\% e você recebe mais 0,15\% sobre o valor negociado que são pagos pelo tomador (quem alugou suas ações). O risco de perder as ações nesta operação é praticamente zero, pois o tomador precisa dar garantias para poder alugar, e caso o tomador tenha perdas na operação, estas garantias serão executadas e você será pago. Eu já pensei em colocar para alugar minhas ações, porém a receita que esta operação gera, para mim, não vale o trabalho, pois há a necessidade de fazer um lançamento na declaração do imposto de renda, mas esta é a minha visão sobre aluguel. Para outra pessoa pode valer a pena.
2) Hoje a concorrência entre as corretoras está muito grande. Todas as ações feitas são para atrair mais investidores, e com isto poderem oferecer mais produtos. Como falado no vídeo do Raul, com exceção das ações negociadas na B3, os demais produtos há um repasse de dinheiro do emissor para a corretora, e é neste ponto que as corretoras ganham dinheiro. Você tem, por exemplo, o mesmo CDB em duas corretoras, porém com rentabilidades diferentes e isto ocorre porque cada corretora coloca um spread diferente para ofertar aos seus clientes. Com relação ao cashback e coisas similares, são promoções para conseguirem crescer sua base de clientes e com isto terem a possibilidade de ofertar produtos onde terão ganho, seja vendendo alguma ferramenta, ou curso ou mesmo no spread nos CDBs da vida. Na semana passada uma corretora fez uma promoção que quem fizesse seu cadastro e o perfil fosse Arrojado, ganharia uma DBR e uma ETF de Bitcoin. Fui lá e fiz o cadastro e respondi o questionário de perfil para dar Arrojado rsrsrsrs. Ganhei os dois papéis. Já entraram em contato oferecendo consultoria, oferecendo produtos etc. Fiz o cadastro porque tenho bem organizados nos meus investimentos e facilidade para fazer declaração de imposto de renda, o único trabalho será lançar estes papéis lá na declaração. O mesmo com relação ao Nubank, tenho conta lá a algum tempo e peguei minha BDR, mas não irei participar do IPO. E por fim, como comentou o William Redig, não tem almoço grátis, as corretoras têm estruturas de pessoas, sistemas etc para que possam funcionar e oferecerem novos produtos e serviços aos seus clientes, então eles precisam monetizar de alguma forma, mas certamente poderia ser de uma maneira mais transparente. E esta é uma das grandes virtudes do Raul. Ele não tem papas na língua, fala a real e é transparente em seus negócios.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...