Jump to content
  • 0

Exposição de carteira


Edison Luis Paulini

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Gostei da sua carteira. Considerando apenas os ativos que você cita como definitivos (não os congelados) e suas metas:

Como você mesmo diz, é uma carteira conservadora, mas no melhor sentido da palavra. Está bem diversificada entre os setores mais perenes e ainda mistura geração de dividendos com crescimento. Não sei que tipo de investimento de renda fixa tem colocado, mas acho que 30% é uma boa...(tanto que é a que eu uso também rs)

Das FIIs, também tenho: TRXF11, HGLG11 e XPLG11. Gosto muito também.... E das que não tenho, vi que tem logística, shoppings e recebíveis. Se ainda estiver procurando FIIs de segmentos específicos, acho legal ter um tópico de sugestões pra isso, é difícil estar de olho em tudo... (se não for conta as regras né)

E a única opinião que eu daria seria considerar aumentar um pouco sua posição em investimentos internacionais. Acho um mercado promissor demais pra ter tão pouco. Mas entendo a resistência de aumentar...também me questionei sobre isso por um bom tempo até começar...

...inclusive, dando um relato pessoal, comecei "pra valer" mesmo semana passada...1 dia antes daquele apagão. Sei que pra gente que investe a longo prazo esse tipo de coisa não tem que dar susto, mas ver ações que estavam a meses só subindo praticamente cair bem todas juntas, faz a gente se sentir zicado...😅 ainda mais eu que montei uma posição com stocks específicos mesmo...

Enfim, tomara que essa ideia não quebre regra mesmo pq acho bem legal. Acho que ninguém será doido de só sair copiando os outros, mas acho que serve pra dar novas perspectivas e possivelmente melhorar os próprios investimentos ao ver a carteiras dos outros. Se fizer sucesso eu também mostro a minha. 😁

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Como você mesmo diz, é uma carteira conservadora, mas no melhor sentido da palavra. Está bem diversificada entre os setores mais perenes e ainda mistura geração de dividendos com crescimento. Não sei que tipo de investimento de renda fixa tem colocado, mas acho que 30% é uma boa...(tanto que é a que eu uso também rs)

Fala, Nelson!

Respondendo sobre a renda fixa, hoje tenho uns títulos legais IPCA+ em sua maioria, alguma coisinha em prefixado e a maior parte do tesouro selic onde começarei a fazer um remanejamento vendendo este tesouro e ir realocando.

2 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Das FIIs, também tenho: TRXF11, HGLG11 e XPLG11. Gosto muito também.... E das que não tenho, vi que tem logística, shoppings e recebíveis. Se ainda estiver procurando FIIs de segmentos específicos, acho legal ter um tópico de sugestões pra isso, é difícil estar de olho em tudo... (se não for conta as regras né)

Acho que não é contra as regras não. Inclusive já vi algum tópico por aqui falando sobre sugestões de FIIs para estudo. Sei que tem a parte de infra estrutura mas não me apeteceu Huahuhaa  e o de hotéis que julgo como muito sazonais. FOFs prefiro não investir, desenvolvimento nunca estudei assim como habitacional e os educacionais e hospitais não me despertaram interesse. São essas as classes que me lembro  😅

2 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

E a única opinião que eu daria seria considerar aumentar um pouco sua posição em investimentos internacionais. Acho um mercado promissor demais pra ter tão pouco. Mas entendo a resistência de aumentar...também me questionei sobre isso por um bom tempo até começar...

Pois penso o mesmo que citou. Eu só ainda não aumento mais pois não sei acho que meu patrimônio investido hoje ainda precise de um percentual maior.

Mas realmente é de se pensar assim como estou posso dizer que aguardando um momento para pecar um pouquinho com as criptos  Huhauha

2 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Enfim, tomara que essa ideia não quebre regra mesmo pq acho bem legal. Acho que ninguém será doido de só sair copiando os outros, mas acho que serve pra dar novas perspectivas e possivelmente melhorar os próprios investimentos ao ver a carteiras dos outros. Se fizer sucesso eu também mostro a minha. 😁

Avisado que não é pra copiar está Huhahuahha

 

Acho que se não saiu do ar até agora o tópico é porque não deve ferir regras  😂

Se você se sentir a vontade, seria legal ver mais uma carteira também  =)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho uma duvida e vou aproveitar o tópico para tirar sobre ela, se me permitirem hehe

Vi que você tem dois bancos (BBAS3 e BBDC4) em carteira, eu tenho apenas 1 (BBAS3) e estava querendo colocar outro banco para não ficar exposto só em BB, minha duvida seria:

Adicionar mais bancos na carteira não seria uma dupla exposição ao setor? Ou realmente faz sentido ter mais de uma ação do mesmo setor em alguns cenários?

Editado por Lucas Cruz Wottrich
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Lucas Cruz Wottrich disse:

Eu tenho uma duvida e vou aproveitar o tópico para tirar sobre ela, se me permitirem hehe

Vi que você tem dois bancos (BBAS3 e BBDC4) em carteira, eu tenho apenas 1 (BBAS3) e estava querendo colocar outro banco para não ficar exposto só em BB, minha duvida seria:

Adicionar mais bancos na carteira não seria uma dupla exposição ao setor? Ou realmente faz sentido ter mais de uma ação do mesmo setor em alguns cenários?

Boa tarde, Lucas!

Sim, existe um aumento de risco e correlação no setor. Em um evento onde o setor seja afetado, a carteira por ter um percentual maior no mesmo irá balançar mais além de estar havendo também uma competição de marketshare algo que venho compreendendo mais após ver o @Adriano Umemura comentando sobre o tema.

Todavia, ao menos ainda acho que faz algum sentido possuir essa exposição dado os segmentos dos mesmos. No meu entendimento eles são descorrelacionados neste ponto e estou arcando com a ciência do risco setorial (que também chamamos de risco sistemático).

Da mesma forma quando fui avaliar RANI e KLBN ou quando verifiquei as empresas que tenho no setor de energia onde uma já possui margens consolidadas e é "estável" no sentido de ser mais concisa e a outra aparentar uma linha de crescimento interessnate.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

acho super legal esse tipo de tópico, pq acho que dá pra gente aprender mta coisa juntos.

por mim tinha até que ter um quadro rápido nas lives da AUVP analisando a carteira do povo de acordo com perfil e objetivos do aluno e apontando coisas como correlação, sobreposição, formas de simplificar a carteira com mais ou menos o mesmo risco/retorno, etc.

Agora falando da sua carteira, o que me chamou atenção foi vc investir em ouro (IAU) na fase inicial de construção do patrimonio. Fiquei curioso em saber qual que é o seu objetivo com esse ETF.

Agora dando pitaco hehe, penso que na parte internacional poderia ter alguma coisa sem ser nos EUA, todos os seus ETFs são vinculados a ativos dos EUA e em vários ciclos economicos outros paises seja de 1o mundo ou emergentes performaram melhor, então isso traria ainda mais proteção pro seu patrimonio dolarizado. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

E ai, Gustavo! Boa noite!

1 hora atrás, Gustavo C Dantas disse:

acho super legal esse tipo de tópico, pq acho que dá pra gente aprender mta coisa juntos.

por mim tinha até que ter um quadro rápido nas lives da AUVP analisando a carteira do povo de acordo com perfil e objetivos do aluno e apontando coisas como correlação, sobreposição, formas de simplificar a carteira com mais ou menos o mesmo risco/retorno, etc.

Olha, não seria má ideia.

1 hora atrás, Gustavo C Dantas disse:

Agora falando da sua carteira, o que me chamou atenção foi vc investir em ouro (IAU) na fase inicial de construção do patrimonio. Fiquei curioso em saber qual que é o seu objetivo com esse ETF.

Acho que vale como uma diversificação expondo um valor no exterior que acompanha o ouro que tende a valorização no longo prazo. Traz uma certa estabilidade pra carteira.

1 hora atrás, Gustavo C Dantas disse:

Agora dando pitaco hehe, penso que na parte internacional poderia ter alguma coisa sem ser nos EUA, todos os seus ETFs são vinculados a ativos dos EUA e em vários ciclos economicos outros paises seja de 1o mundo ou emergentes performaram melhor, então isso traria ainda mais proteção pro seu patrimonio dolarizado. 

Nunca cheguei a estudar outros mercado. Mas interessante o ponto de vista sobre em determinados ciclos outros mercados se beneficiarem.

Você tem alguma sugestão de estudo? Pergunto pois não sei mesmo de nada de mercado no exterior, quanto muito sei um pouquinho dos EUA.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini sobre a correlação de setor há cenários que isso é minimizado, exemplo, Porto Seguro que possui o produto principal do seu faturamento, o seguro de automóveis, já a BB Seguridade domínio amplo em seguros para agronegócio. São segmentos diferentes, futuramente pode haver expansão e competição entre elas em segmentos em comum, mais atualmente não.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Edison Paulini disse:

Você tem alguma sugestão de estudo? Pergunto pois não sei mesmo de nada de mercado no exterior, quanto muito sei um pouquinho dos EUA.

então, pra começar estuda o VT ou o irmão dele da irlanda VWRA. 

São ETFs passivos que seguem o mercado global. Considero esses como se fosse o feijão com arroz da carteira hehe, dps vc pode selecionar alguns outros fatores, tipo valor , qualidade, etc, de acordo com seu interesse. 

e na hora de estudar esses ETFs é mto bom usar o além do ETF.com que é completão, o ETF research center pra vc ver questão de sobreposição (overlap). Quando vc optou por ex em investir nos ETFs IVV e VNQ, vc tem que entender que parte dos investimentos do VNQ estão contidos no IVV, então vc acabou dando maior peso pra REITs na sua carteira. As vezes isso é intencional, mas no começo acontece mto de fazer isso sem querer.

image.png.ee92ec2546bfaf721af23879abc297e9.png

Outro exemplo disso é a pessoa que quer priorizar investimento em tecnologia e tem QQQ e IVV. Mas quando vc vai estudar o IVV, observa que a maior parte dos investimentos dele é em tecnologia.. Vc acaba dando um peso mto maior pro setor as vezes sem perceber.

image.png.0cb13e42b181fcd99b1b9450262270d4.png

 

https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

image.png

image.png

Editado por Gustavo C Dantas
imagem duplicada
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gustavo C Dantas disse:

então, pra começar estuda o VT ou o irmão dele da irlanda VWRA. 

São ETFs passivos que seguem o mercado global. Considero esses como se fosse o feijão com arroz da carteira hehe, dps vc pode selecionar alguns outros fatores, tipo valor , qualidade, etc, de acordo com seu interesse. 

Valeu, Gu!

Estão aqui na lista para estudos. Ainda acho que levarei um bom tempo para aportar neles se assim eu decidir. Acho que estou com um percentual pequeno ainda na categoria para  ver mais um ativo mas não deixarei de dar uma estudada nele.

1 hour ago, Gustavo C Dantas disse:

e na hora de estudar esses ETFs é mto bom usar o além do ETF.com que é completão, o ETF research center pra vc ver questão de sobreposição (overlap). Quando vc optou por ex em investir nos ETFs IVV e VNQ, vc tem que entender que parte dos investimentos do VNQ estão contidos no IVV, então vc acabou dando maior peso pra REITs na sua carteira. As vezes isso é intencional, mas no começo acontece mto de fazer isso sem querer.

Esse é um ponto legal mesmo de ressaltar com as sobreposições. No caso do IVV e VNQ foi realmente intencional. Quando avaliei eles usei também o overlap e fiquei tranquilo nessa parte. 

E realmente dá pra fazer algo assim sem querer mesmo. Sem me atentar a esses detalhes em dada ocasião quase fiquei com IVV e um outro fundo (não me recordo qual agora) com este tipo de sobreposição e estava muito alta. 

 

Muito obrigado novamente pelas dicas  =)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...