Jump to content
  • 0

Comparativo entre investimentos de renda fixa


Gabriel Machado Prates

Pergunta

Minha dúvida é a respeito do calculo feito na aula 12, no minuto 18, quando ele faz um calculo para saber qual investimento está melhor. No exemplo ele usou um CDB pré-fixado rendendo 14% a.a com um prazo aleatório de 1 ano e um valor de R$ 1.000,00, após isso ele pegou o valor que rendeu e abateu a alíquota de 17,5%. Logo após ele calculou com um exemplo de um CRA de 11% isento de IR pelo mesmo período de 1 ano e comparou qual teve o melhor rendimento. 

A minha dúvida é se eu posso fazer esse calculo para qualquer tipo de investimento de renda fixa? Pego um prazo aleatório de 1 ano como no exemplo mais quanto o titulo rende e retiro o valor do imposto nos que tiver imposto e comparo no mesmo período para os que não tem imposto e vejo qual tem o melhor retorno? Poderia fazer esse comparativo entre títulos diferentes? EX: Pré-fixado com IPCA +, IPCA + com pós fixado, LCA pré-fixado com CDB pós?  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Gabriel Machado Prates disse:

Minha dúvida é a respeito do calculo feito na aula 12, no minuto 18, quando ele faz um calculo para saber qual investimento está melhor. No exemplo ele usou um CDB pré-fixado rendendo 14% a.a com um prazo aleatório de 1 ano e um valor de R$ 1.000,00, após isso ele pegou o valor que rendeu e abateu a alíquota de 17,5%. Logo após ele calculou com um exemplo de um CRA de 11% isento de IR pelo mesmo período de 1 ano e comparou qual teve o melhor rendimento. 

A minha dúvida é se eu posso fazer esse calculo para qualquer tipo de investimento de renda fixa? Pego um prazo aleatório de 1 ano como no exemplo mais quanto o titulo rende e retiro o valor do imposto nos que tiver imposto e comparo no mesmo período para os que não tem imposto e vejo qual tem o melhor retorno? Poderia fazer esse comparativo entre títulos diferentes? EX: Pré-fixado com IPCA +, IPCA + com pós fixado, LCA pré-fixado com CDB pós?  

@Gabriel Machado Prates na aula o Raul fez uma comparação usando um exemplo simplificado determinando que o prazo dos dois títulos fosse de 1 ano. Quando vamos olhar as opções disponíveis para comparar os títulos precisamos levar em conta o prazo deles. Não faria sentido comparar um CDB com prazo de 5 anos com um CRI com prazo de 1 ano.

O exemplo dado em aula é para entender o racional do cálculo. Como devemos fazê-lo para comparar os títulos.

Nas ofertas de Renda Fixa na AUVP CAPITAL no BTG temos a coluna TAXA EQ. CDB que vai mostrar a rentabilidade de um título isento de IR como se ele tivesse cobrança de IR, assim conseguimos fazer as comparações. Portanto na aula aprendemos a calcular a rentabilidade líquida e assim podemos comparar um título que tem IR com um título isento, e na AUVP CAPITAL teremos a mesma possibilidade de comparação, porém pela rentabilidade bruta.

Com relação a compararmos títulos de tipos diferentes, por exemplo, IPCA com CDI, IPCA com Pré, Selic com Pré etc, precisamos levar em consideração que qualquer título pós fixado a Corretora vai nos mostrar uma rentabilidade estimada até o vencimento usando as expectativas do Mercado para aquele índice. Por exemplo, um título que rende IPCA+X% e vai vencer em 2030 está dizendo que renderá em média 11%aa, porém não temos como saber qual será o IPCA de hoje até o vencimento em 2030, então as Corretoras usam a expectativa do IPCA até 2023 para estimar que a rentabilidade será de 11%aa em média. Então quando formos comparar os títulos precisamos ter em mente que pode haver uma variação na rentabilidade prevista. Somente o título prefixado é que saberemos com certeza quanto receberemos no vencimento.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado Obrigado pela resposta, então o meu comparativo tem que ser para vencimentos iguais certo? era essa a duvida que eu tinha. E sobre os títulos diferentes, a lógica tem que ser a mesma, só faz sentido o comparativo para títulos iguais, certo? IPCA COM IPCA, POS COM POS E PRE com PRE?  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gabriel Machado Prates disse:

@Flavio Prado Obrigado pela resposta, então o meu comparativo tem que ser para vencimentos iguais certo? era essa a duvida que eu tinha. E sobre os títulos diferentes, a lógica tem que ser a mesma, só faz sentido o comparativo para títulos iguais, certo? IPCA COM IPCA, POS COM POS E PRE com PRE?  

@Gabriel Machado Prates os prazos não precisam exatamente no mesmo vencimento. Quanto mais próximos em teoria seria mais assertiva a comparação.

Não necessariamente precisam ser do mesmo "tipo", mas se foram de "tipos" diferentes seria prudente você considerar o que pontuei. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...