Jump to content

deem um pitaco na minha vida


Recommended Posts

Boa tarde!

Já que permitiu o 'pitaco', acredito aí que o maior dilema aí seria a separação entre o dinheiro 'seu' e o dinheiro 'dela', quando que como casal, casados, acredito que seria o dinheiro do casal... acho que a individualização nesse sentido não seja benéfico. Mas aqui entro mais em uma opinião pessoal...

Agora quanto as despesas, que sejam da parte de ambos, com vontades próprias, devem ser lançadas para validar a ferramenta, do contrário, haverão divergências das informações. Não digo de dar o pitaco sobre com o que ambos estão gastando pessoalmente, mas em como classificar estas despesas.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

A questão do gerenciamento de organização financeira é muito particular de cada casal, todavia se vocês viram a aula da familia juntos e estão fechados no mesmo objetivo, uma forma de lidar com a situação poderia ser: 

1 - Somar a renda líquida de vcs dois para lançar no sistema. ]

2 - Os custos conhecidos e recorrentes vai abater dessa renda somada (Incluindo aqui os aportes mensais) 

3 - Vcs criariam 2 novas categorias de despesa (uma para vc e uma para ela) com um % de $ previamente definido baseado na renda líquida, dentro dessa categoria de cada um de vcs dois não seria necessário dar satisfação ou fazer outros lançamentos no sistema, seria mais para coisas pessoais, etc...

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou muito a favor de juntar a grana dos dois, não ter "meu" e "seu". Investir um percentual desse valor total, depois estipular os outros percentuais certinho de acordo com aquela planilha do Raul. E no percentual do lazer, parte ser gasto como casal e parte ser dividida para que cada um gaste como quiser. Meu pitaco só rsrsrs Acho que isso evita muita dor de cabeça 

Editado por Erick Ferreira
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu colocaria apenas as suas receitas e despesas, que é o que vc vai conseguir ter o controle sobre pra onde tá indo o dinheiro. 

A opção de juntar tudo e trazer ela pra ferramenta teria que ser mto bem conversada, pq pode ser que ela não queira fazer isso, podendo até gerar atritos desnecessários. 

Qualquer opção entre essas duas traria distorções pros cálculos, mas se vc estiver feliz com calculos aproximados, pra vc ter uma ideia geral, não seria problema.

Então eu individualizaria e de tempos em tempos sentaria com ela pra ver como esta a receita, os custos fixos, ver se alguma redistribuição é necessária, etc, mas de uma forma mais light. Até pq as vezes o percentual que ela quer destinar pra prazeres , metas, estudos , pode ser diferente do seu, então vc ainda respeitaria isso. 

Editado por Gustavo C Dantas
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Velho, já tentei unificar as receitas minhas e de minha esposa para que pudéssemos investir um valor maior por mês, não rolou. Virou uma confusão pq eu tinha que especificar cada despesa minha e ela também com o que ela gastava e isso acaba sendo muito chato, de certa forma é algo que diz respeito à intimidade da pessoa, até um presente que ela gostaria de me entregar como surpresa já deixaria de ser, pq eu ficaria sabendo ao lançar.
Então resolvemos individualizar e acabou que somente eu invisto mesmo de verdade, e pra mim está tudo bem assim. 
Mas cada cabeça uma sentença, se pra voces funcionar com os dois juntos segue o baile.

obs: meu casamento é muito sólido, fazem quase 10 anos que sou casado e nos damos super bem, então não é por desconfiança de um com o outro nem nada, só achamos melhor por não misturar as coisas.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Francisco Randson Sousa, passei por este dilema há um tempo atrás. Eu e minha esposa temos o entendimento de que tudo que construímos juntos é de nós 2, assim como nossos salários e investimentos.

Quando falamos em investimento eu consigo enxergar e entender que todo o valor investido é nosso. Porém, para minha esposa é um pouco mais difícil, por mais que ela entenda, ela faz a lógica de saber o quanto o que ela "depositou" rendeu. 

Algo que não podemos esquecer é que, durante a vida construída a 2, não importa quem é a pessoa que está colocando o "dinheiro", pois se a outra pessoa não estivesse junto para apoiar e ajudar o relacionamento evoluir, essa realidade não existiria.

Não existe fórmula correta, a melhor coisa a fazer é conversar com sua parceira.

Editado por Samuel Dambros
Faltou a conclusão
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu e meu marido registramos tudo, o que é referente ao casal e o que é referente ao individual de cada um em um mesmo lugar.

No nosso sistema de gestão financeira fazemos uma separação por centro de custo do que é referente ao casal e o que é referente a cada um individualmente.

Temos um orçamento para despesas em casal e para despesas individuais. Visto que o objetivo financeiro é compartilhado entre os dois, não faz muito sentido ignorar a individualidade e não tem porquê esconder um do outro o que gastamos individualmente.

Isso inclusive é uma forma de aproximar, já que compartilhamos as informações e escolhas um do outro. 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Rafaela Fracalossi Vaccari disse:

Eu e meu marido registramos tudo, o que é referente ao casal e o que é referente ao individual de cada um em um mesmo lugar.

No nosso sistema de gestão financeira fazemos uma separação por centro de custo do que é referente ao casal e o que é referente a cada um individualmente.

Temos um orçamento para despesas em casal e para despesas individuais. Visto que o objetivo financeiro é compartilhado entre os dois, não faz muito sentido ignorar a individualidade e não tem porquê esconder um do outro o que gastamos individualmente.

Isso inclusive é uma forma de aproximar, já que compartilhamos as informações e escolhas um do outro. 

E em muitos casos se um ganha mais que o outro, pode ajudar num desejo/sonho individual inclusive… porque afinal de contas casar passa por desejar ver o outro feliz

Link para compartilhar
Share on other sites

Utiliza como receita somente a parte que ela passa para você. Eu faço assim, aqui utilizamos o orçamento proporcional. Somamos todas as despesas, incluindo investimentos, e depois dividimos proporcionalmente as receitas de cada um. Como eu que administro as finanças, somente contabilizo como receitas aquilo que ela me passa da parte dela. O que fica com ela eu não conto e também nem sei com que gasta.  

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...