Jump to content
  • 0

Tesouro pré-fixado com máximo de 1mil


Pergunta

Olá a todos, estou no módulo 04 sobre Renda Fixa, na aula 05 o Raul comenta que os títulos renderam no máximo 1 mil (títulos do tesouro pré-fixado), a minha dúvida é a seguinte:

Sempre que eu investir por exemplo 10 mil reais em um tesouro pré-fixado, significa que eu sempre vou ganhar 1 mil? Ou seja, no final ficará 11 mil reais?

Não compreendi bem essa parte do vídeo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
35 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Olá a todos, estou no módulo 04 sobre Renda Fixa, na aula 05 o Raul comenta que os títulos renderam no máximo 1 mil (títulos do tesouro pré-fixado), a minha dúvida é a seguinte:

Sempre que eu investir por exemplo 10 mil reais em um tesouro pré-fixado, significa que eu sempre vou ganhar 1 mil? Ou seja, no final ficará 11 mil reais?

Não compreendi bem essa parte do vídeo. 

Bom dia, José!

Um aporte de 10 mil reais no tesouro prefixado irá resulta em uma quantidade X de títulos adquiridos. Por exemplo, consultando aqui agora o tesouro prefixado 2031 está custando R$ R$ 490,47 cada título. Aportando R$10.000 você adquiriria aproximadamente 20,38 títulos (sim é possível adquirir frações de títulos tranquilamente).

Neste caso, cada título irá valer os R$1000 brutos no vencimento. A quantidade fracionada irá também valer os R$1000 equivalentes a quantidade fracionada adquirida.

Considerando o valor de R$490,47 e um vencimento para 2031, a taxa de rentabilidade será em torno de 10,71%a.a. para que os 490 virem 1000.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Olá a todos, estou no módulo 04 sobre Renda Fixa, na aula 05 o Raul comenta que os títulos renderam no máximo 1 mil (títulos do tesouro pré-fixado), a minha dúvida é a seguinte:

Sempre que eu investir por exemplo 10 mil reais em um tesouro pré-fixado, significa que eu sempre vou ganhar 1 mil? Ou seja, no final ficará 11 mil reais?

Não compreendi bem essa parte do vídeo. 

Bom, não sei se posso responder o meu próprio tópico mas:

Eu pesquisei mais um pouco, até baixei um PDF do Tesouro direto pré-fixado, e acredito que tenha compreendido.

 

Supondo que eu compre um Título do tesouro direto pré-fixado, uma unidade sai a 733,86 por exemplo, a unidade de um título pré-fixado sempre será de no máximo 1 mil reais, se eu comprei o título em 03/01/2012 por exemplo e ele vence em 01/01/2015, eu utilizo a fórmula:

Rentabilidade = Preço da Venda/Preço da Compra - 1

Neste caso: 1000/733,86 - 1

O que resulta em: 36,27 em todo o período.

No caso desse título, podemos supor que sua taxa é de 10,88% a.a (Se usarmos a fórmula que o próprio site do tesouro direto disponibiliza).
 

Portanto, sempre que eu compro uma unidade de um tesouro direto (independentemente do valor) ele sempre será no máximo R$1.000, quando a rentabilidade da minha unidade bate esse valor, automaticamente eu adquiro uma nova unidade até o prazo final do título ou quando ela alcançar os mesmo R$1.000

Está correto essa minha resposta?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, José!

Um aporte de 10 mil reais no tesouro prefixado irá resulta em uma quantidade X de títulos adquiridos. Por exemplo, consultando aqui agora o tesouro prefixado 2031 está custando R$ R$ 490,47 cada título. Aportando R$10.000 você adquiriria aproximadamente 20,38 títulos (sim é possível adquirir frações de títulos tranquilamente).

Neste caso, cada título irá valer os R$1000 brutos no vencimento. A quantidade fracionada irá também valer os R$1000 equivalentes a quantidade fracionada adquirida.

Considerando o valor de R$490,47 e um vencimento para 2031, a taxa de rentabilidade será em torno de 10,71%a.a. para que os 490 virem 1000.

Muito obrigado, consegui compreender mais profundamente agora! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...