Jump to content

Pergunta

Postado
Bom dia pessoal!
Como posso saber se a queda no valor da cotação de determinada ação aconteceu em função da distribuição de dividendos ou se realmente é a variação do mercado? Hoje, por exemplo, a ITSA4 está com uma queda de aproximadamente 4.6\%. A holding já firmou a distribuição de dividendos para 2022, porém eu não acredito que este valor da distribuição já tenha saído do caixa. De que forma podemos descobrir isso?
Grato desde já!
  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
Guilherme Barufi variações grandes na cotação de uma empresa estão relacionadas às expectativas futuras que o Mercado faz no presente, e por este motivo acompanhamos o RI das empresas para saber quais são os movimentos que as empresas estão fazendo. Quando uma empresa informa o pagamento de dividendos este lançamento é feito contabilmente nas contas da empresa, mesmo que o pagamento seja feito no futuro. Com relação ao reflexo no preço na “data-com” e na “data-ex” é um ajuste que a B3 faz. Simplificando a explicação, a B3 derruba todas as ordens não executadas ao final do dia da “data-com” e desconta o dividendos do preço da ação, e quando o mercado abre no dia seguinte (data-ex) o mercado vai operar com novas ordens e o preço pode ser maior ou menor ao determinado pela B3, pois o Mercado é quem “manda” nos preços. De qualquer maneira, qualquer dúvida com relação às informações de uma empresa você pode entrar em contato com o RI da empresa e questionar. Espero ter ajudado.
  • 0
Postado
Oi Guilherme Barufi,
Complementando a informação do Flavio Prado, eu já observei que após o leilão de fechamento, o ajuste que a B3 faz na cotação soma o valor dos dividendos, no caso de ações, ou o valor dos proventos, no caso de FIIs às cotações finais do dia da DATA COM. Por exemplo, um FII anunciou proventos de 0,50/cota. A cotação de fechamento pós leilão foi de 100,00. Após o encerramento, a cotação D-1 fica 100,00 e a cotação de abertura do dia seguinte fica em 100,50.
Nunca prestei muita atenção ao que acontece da DATA COM de bonificações. A ITAUSA anunciou na semana passada dividendos e JCP para pagamento em Abril/22 e também uma bonificação de 5\% (1 ação nova para cada 20 possuidas em 20/12. Isso explicaria uma variação de 5\% entre o fechamento e abertura.
Como falei, isso é uma observação. Sempre vejo isso nos FIIs e também nas ações. Quanto às bonificações, eu vou ficar atento.
Espero que isso lhe ajude!!
  • 0
Postado
Peço desculpa a vocês Flavio Prado e William Redig. Confesso que acabei continuando em dúvida mesmo após as respostas. A ideia era acompanhar/estudar a cotação por mais alguns dias e depois retornar aqui para responder. Acontece que esqueci, mil perdões.
Porém, depois desse período, ficou claro que a queda naquela data não teve relação com o anúncio de dividendos. Me parece que foi a bonificação, como o William mencionou, pois esta aconteceu no dia 21/12/21.
Obrigado pela ajuda, pessoal!
  • 0
Postado
Oi Guilherme, de fato, quanto há uma bonificação, o valor das ações ou cotas são ajustados de modo que o valor da sua carteira permaneça inalterado. Por exemplo: 100 ações da empresa XXX4 fecharam cotadas a 10,00 cada. A XXX4 teve uma bonificação de 100\% logo, "ontem" você tinha 1000 reais divididos em 100 XXX4 a 10,00 cada. "hoje" sua carteira amanhece com 200 XXX4, cada uma cotada a 5,00. No fim das contas, não muda nada na virada do dia, em relação ao valor da sua carteira. O que vai ocorrer no dia seguinte, vai depender do mercado. Não é uma regra, mas de forma geral, as ações que bonificam são as que se valorizam e as que se agrupam são as que se desvalorizam.

Espero ter ajudado. Abraço!!
  • Criar novo...