Jump to content
  • 0

Financiar um imóvel agora ou não?


Pergunta

Estou em um período de transição, recebendo um salário mais baixo, que me coloca na faixa 2 do minha casa minha vida (juros de 6,5%aa). Meu salário vai aumentar bastante em breve e não vou mais poder aproveitar o MCMV. Posso pagar a entrada de 80~100k, mas ficaria completamente descapitalizado. Pago aluguel de 2000, e a parcela ficaria perto de 1000 em 420 meses. O objetivo seria morar nesse imóvel pequeno por 1 ano e depois alugar para outra pessoa, cobrando cerca de 1800. Eu consigo antecipar uma ou duas parcelas por mês. Caso eu não faça isso, continuo com o valor da entrada investido, e pagando aluguel, juntando mais lentamente para financiar um imóvel maior no futuro, mas sem o benefício do MCMV. Acham que vale a pena comprar agora?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, André Abreu Rodrigues De Almeida disse:

Estou em um período de transição, recebendo um salário mais baixo, que me coloca na faixa 2 do minha casa minha vida (juros de 6,5%aa). Meu salário vai aumentar bastante em breve e não vou mais poder aproveitar o MCMV. Posso pagar a entrada de 80~100k, mas ficaria completamente descapitalizado. Pago aluguel de 2000, e a parcela ficaria perto de 1000 em 420 meses. O objetivo seria morar nesse imóvel pequeno por 1 ano e depois alugar para outra pessoa, cobrando cerca de 1800. Eu consigo antecipar uma ou duas parcelas por mês. Caso eu não faça isso, continuo com o valor da entrada investido, e pagando aluguel, juntando mais lentamente para financiar um imóvel maior no futuro, mas sem o benefício do MCMV. Acham que vale a pena comprar agora?

Bom dia, André!

Esse CET de 6,5%a.a. na minha opinião é relativamente baixo. Inclusive pegando os números que você apresentou, nem faria sentido fazer a antecipação olhando da perspectiva financeira pois o valor para ser antecipado poderia ser aportado no tesouro Selic que tem rentabilidade posterior.

Agora olhando do prisma pessoal, ter usa própria casa já um fator psicológico muito bom, especialmente se você tiver família, depende de sua idade também. Ter a própria moradia é sinônimo de segurança.

A única coisa que me preocupa é se está garantido este seu aumento salarial para não lhe prejudicar em arcar com um custo que fique apertado depois (é uma preocupação minha mesmo, pois me considero mais "conservador" neste aspecto e dá aquele cag@ço  😅)

 

Espero que ajude a refletir um pouco no tema!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...