Jump to content
  • 0

FUNDO IMOBILIARIO DE TIJOLO X DE PAPEL


Mário Tureck

Pergunta

OLa Investidores, Os Fii de papeis ali, estão com valores ótimos, e rentabilizando muito bem, tem fundos ali com P/VP de 0,8...0,9... 1,0 que esta rentabilizando ai, ao ano...12....13... ate quase 14\% ao ano. em geral os de tijolo rentabilizam menos do que isso em dividendos. um de tijolo por exemplo 8\% ao ano de divendo, mesmo com P/VP la de 0,7 por exemplo. Sei que o fundo de tijolo e mais seguro e tudo mais, mal qual o RISCO, na pratica do fundo de papel? existe um grande risco em um fundo de papel com alta liquidez e tudo mais? por qual motivo eu deveria NAO COMPRAR o de papel? (ou cuidar etc etc)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Mário Tureck,
Eu tenho me feito essa mesma pergunta todas as vezes que aportei em novembro e dezembro e nos novos aportes que ainda vou fazer até o final do ano. Um dos fatores a serem considerados é que nos fundos de Tijolo existe uma valorização patrimonial - os imóveis se valorizam e isso protege o seu principal e a remuneração que você recebe é uma remuneração real, como se fosse uma renda de imóvel alugado. Já nos fundos de papel, o principal é aquele valor que você aportou e não existe uma valorização desse principal, uma vez a gente recebe o que seria a valorização mensalmente junto como provento. Outro fator, nos fundos de tijolos, o "vilão" é a vacância e essa não existe nos fundos de papel, mas o equivalente seria a inadimplência que pode aumentar se a inflação ficar alta por muito tempo, aumentando o valor que os mutuários pagam (nos pagam!!). Eu andei estudando fundos que ainda não estão na minha carteira e encontrei alguns fundos de tijolo que pagam acima de 1\% am, mas a maioria deles tem "defeitos"; baixa liquidez, mono-imóvel ou mono-inquilino. Pessoalmente, eu procuro manter minha carteira FIIs com 40-45\% em Tijolo e 55-60\%. Nos últimos 2 meses, consegui um rendimento médio um pouco maior que 1,1\%a.m. Eu estou sempre reinvestindo os rendimentos, mas não necessariamente nos mesmos FIIs. Na hora de escolher, eu tiro fora os 3 que pagaram menos e reinvisto considerando o DY esperado, procurando baixar meu preço médio e ainda se o P/VP está atraente, mas sempre de olho no rebalanceamento da proporção Papel x Tijolo. Enfim, é um assunto complicado. Espero que eu tenha ajudado e não complicado mais as coisas para você! Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi novamente Mário Tureck,
Complementando o assunto acima, eu tenho uma planilha onde controlo o meus investimentos em FIIs e fiz alguns comparativos que me ajudam a decidir. As colunas finais comparam a rentabilidade dos fundos com a remuneração do CDB a 100\% do CDI. Em azul, o DY Mensal e Anualizado usando o útlimo provento recebido com base e comparado ao valor atual de cada cota e em verde, as mesmas contas com base no meu preço médio das cotas. Repare que mesmo os fundos que pagam pior estão remunerando mais que os CDBs (para a conta, usei a remuneração do CDB com desconto máximo de IR - 22,5\%). Não tem nem um ano que estou investindo e atualmente estou muito concentrado em alguns poucos fundos, mas estou trabalhando para adicionar novos fundos na carteira, reduzindo a concentração. Se quiser, me mande uma mensagem no privado e posso compartilhar essa planilha com você e quem mais desejar. O valor dos proventos e a taxa atual da Selic eu atualizo na unha todos os meses, o resto dos cálculos e preços das ações é obtido direto da B3, automaticamente. Tentei postar a planilha aqui, como ela tem macros e fontes externas, acho que o site bloqueia e não consegui...
Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...