Jump to content
  • 0

Planejamento - Investimentos em Renda Fixa


Felipe Severo Almeida

Pergunta

Fala futuros sharks do mercado!

 

Terminei o curso e estou indo para a prática, fiz um planejamento para o investimento do meu capital em renda fixa e renda variável.

Falando de renda fixa, escolhi aportar nesse começo 50% do capital mensal que tenho para investir. Desse montante dividi em 4 classes:

 

Tesouro- 30% -  Pré-fixado ou Pós-fixado

CDB - 30% - Pré-fixado ou Pós-fixado

LCI/LCA - 25%- Pré-fixado ou Pós-fixado

CRI/CRA/Debêntures - 15% - Pré-fixado ou Pós-fixado

 

Pensando na segurança estarei aportando mais em títulos do tesouro e CDB,além disso, o montante do capital que possuo não ultrapassa 250mil/1milhão, então imagino que posso buscar alguns CDB's LCI e LCA de maior risco visando um melhor retorno.

Nos CRI/CRA/Debêntures possuem maior risco e por isso coloquei uma menor concentração, mas com eles vou buscar maiores retornos.

Penso que essas porcentagens servem como guia, pois dependem de quais títulos estarão disponíveis para o investimento.

..............

No cenário atual e pelo que estudei, estou inclinado a realizar investimentos em pré-fixados e IPCA+x%

.........

Em renda fixa almejo alcançar um rendimento médio real de 8% ao ano, no pouco que tenho de experiência/aprendizado acredito ser um bom retorno para esse tipo de investimento.

..........

Pessoal, lembrando que isso é para mim e não uma indicação ou mandamento do que deve ser feito. Estou compartilhando para ter uma opinião de vocês e aprender/crescer juntos.

 

 

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, Felipe Severo Almeida disse:

Fala futuros sharks do mercado!

 

Terminei o curso e estou indo para a prática, fiz um planejamento para o investimento do meu capital em renda fixa e renda variável.

Falando de renda fixa, escolhi aportar nesse começo 50% do capital mensal que tenho para investir. Desse montante dividi em 4 classes:

 

Tesouro- 30% -  Pré-fixado ou Pós-fixado

CDB - 30% - Pré-fixado ou Pós-fixado

LCI/LCA - 25%- Pré-fixado ou Pós-fixado

CRI/CRA/Debêntures - 15% - Pré-fixado ou Pós-fixado

 

Pensando na segurança estarei aportando mais em títulos do tesouro e CDB,além disso, o montante do capital que possuo não ultrapassa 250mil/1milhão, então imagino que posso buscar alguns CDB's LCI e LCA de maior risco visando um melhor retorno.

Nos CRI/CRA/Debêntures possuem maior risco e por isso coloquei uma menor concentração, mas com eles vou buscar maiores retornos.

Penso que essas porcentagens servem como guia, pois dependem de quais títulos estarão disponíveis para o investimento.

..............

No cenário atual e pelo que estudei, estou inclinado a realizar investimentos em pré-fixados e IPCA+x%

.........

Em renda fixa almejo alcançar um rendimento médio real de 8% ao ano, no pouco que tenho de experiência/aprendizado acredito ser um bom retorno para esse tipo de investimento.

..........

Pessoal, lembrando que isso é para mim e não uma indicação ou mandamento do que deve ser feito. Estou compartilhando para ter uma opinião de vocês e aprender/crescer juntos.

 

 

 

 

 

 

Olá Felipe,

Parabéns pelo planejamento detalhado e pela iniciativa de compartilhar sua estratégia com a comunidade!

Aqui estão alguns "pitacos" para sua reflexão:

  • Distribuição entre classes de ativos: A diversificação entre Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, e CRI/CRA/Debêntures é uma boa prática, especialmente para balancear segurança e potencial de retorno. No entanto, é importante sempre monitorar a qualidade dos emissores, especialmente para CRI/CRA e debêntures, que possuem maiores riscos.
  • Tesouro Direto: Na minha visão, os títulos que valem a pena nesse momento são mesmo IPCA+ e prefixado, conforme indicado pelo contrafluxo.
  • Rentabilidade média real de 8% ao ano: Este é um objetivo alcançável, mas mantenha em mente a importância de balancear retorno com risco, especialmente em cenários de maior volatilidade econômica como o atual.

Espero ter ajudado e sucesso nos investimentos!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, Matheus!

Tudo certo?

Primeiramente, obrigado por disponibilizar teu tempo para agregar conhecimento aqui nesse post.

Pelo que entendi minha linha de pensamento bate com a sua e esse planejamento que montei parece bom pelo cenário atual do mercado.

Quanto a qualidade dos emissores, foi importante esse destaque, analisar com cautela a qualidade dos emissores sem se ludibriar com o retorno é sempre necessário.

Valeu a contribuição!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/08/2024 at 14:15, Felipe Severo Almeida disse:

Bom dia, Matheus!

Tudo certo?

Primeiramente, obrigado por disponibilizar teu tempo para agregar conhecimento aqui nesse post.

Pelo que entendi minha linha de pensamento bate com a sua e esse planejamento que montei parece bom pelo cenário atual do mercado.

Quanto a qualidade dos emissores, foi importante esse destaque, analisar com cautela a qualidade dos emissores sem se ludibriar com o retorno é sempre necessário.

Valeu a contribuição!

Tranquilo meu querido. Vamos que vamos e qualquer coisa chama!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...