Jump to content

Recommended Posts

1 hour ago, Rodrigo Da Silva Dantas Maia disse:

Bom dia a todos.

Quais as principais diferenças entre ricos e pobres, no que diz respeito ao consumo, de hoje e dos anos 80/90? 

Pergunta difícil hein! 
entre 80/90 eu era criança e minha família pobre … o que recordo que até ter uma linha telefônica em casa já te trazia um certo nível social ! Ter TV, carro então vish! 
época das vacas magras , comer carne diariamente era luxo! Ou seja ir a restaurante a lá carte então era pra classe média / ricos !

Lembrando  que tínhamos internet , iFood e nem a quantidade de variedades de marcas em produtos alimentícios , roupas etc as quais temos hoje !

basicamente o q me lembro era comida simples na mesa, roupas simples compradas em sacolão, nada de sair comer fora , nem tênis de marca , nada disso era acessível !

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Ter um carro não era para qualquer um, ter um carro com celular, era só coisa de milionário…

em muita pesquisa socioeconômica, é perguntado quantas tvs você tem em casa…

o que hoje é normal, qualquer um tem, nos anos 80/90 era luxo…

lembro que era normal ter uma dispensa em casa para guardar alimentos, por causa da inflação que era complicada…

viajar de avião era coisa de rico também…

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Pergunta difícil hein! 
entre 80/90 eu era criança e minha família pobre … o que recordo que até ter uma linha telefônica em casa já te trazia um certo nível social ! Ter TV, carro então vish! 
época das vacas magras , comer carne diariamente era luxo! Ou seja ir a restaurante a lá carte então era pra classe média / ricos !

Lembrando  que tínhamos internet , iFood e nem a quantidade de variedades de marcas em produtos alimentícios , roupas etc as quais temos hoje !

basicamente o q me lembro era comida simples na mesa, roupas simples compradas em sacolão, nada de sair comer fora , nem tênis de marca , nada disso era acessível !

Eu penso parecido: antigamente o pobre não tinha acesso aos produtos e hoje tem os produtos depois e em menor quantidade, mas consegue ter mais coisas. Parece, de longe, que a diferença está em outras coisas. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

59 minutes ago, Eduardo Vieira disse:

Ter um carro não era para qualquer um, ter um carro com celular, era só coisa de milionário…

em muita pesquisa socioeconômica, é perguntado quantas tvs você tem em casa…

o que hoje é normal, qualquer um tem, nos anos 80/90 era luxo…

lembro que era normal ter uma dispensa em casa para guardar alimentos, por causa da inflação que era complicada…

viajar de avião era coisa de rico também…

Eu vejo que as marcas de prosperidade eram diferentes e que parecia que o abismo visual era maior. Também sou dessa época e minha impressão é de que as diferenças estão mais em serviços do que em produtos. O Raul pode opinar bem nisso rs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...