Jump to content
  • 0

Muitas perguntas no diagrama


Elisandro De Quadros

Pergunta

Montei minhas perguntas do diagrama a algum tempo e na época elas pareciam fazer sentido, entretanto, revendo algumas aulas e lendo alguns comentários aqui na comunidade acredito que preciso efetuar uma revisão para reduzir o numero de perguntas. Hoje tenho 20 perguntas, mas gostaria de chegar a no máximo umas 15 e gostaria de sugestões para essa redução.

Abaixo estão minhas perguntas:

    1. Eficiência - ROE > ROE historicamente maior que 5%? (últimos 10 anos)?
    2. DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO > A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?
    3. TECNOLOGIA E PESQUISA > A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO
    4. DIVIDENDOS > A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos (+ de 5% nos últimos 5 anos)?
    5. P/VP > A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5?
    6. TEMPO DE MERCADO > Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)
    7. PERENIDADE > O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?
    8. INDEPENDÊNCIA > É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?
    9. GOVERNANÇA > A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO
    10. TAMANHO > A empresa é uma BLUE CHIP (+50 bi)?
    11. P/L > O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?
    12. POUCO ENDIVIDADA > Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?
    13. VANTAGENS COMPETITIVAS > É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)
    14. LUCRO OPERACIONAL > A empresa teve lucro operacional no último exercício?
    15. TEMPO DE BOLSA > Empresa tem mais de 10 anos de bolsa?
    16. LUCRO LÍQUIDO    A > Empresa registrou prejuízo em algum exercício nos últimos 10 anos?
    17. DIVIDA BRUTA / PATRIMONIO > A empresa possui dívida menor que o patrimônio?
    18. CAGR RECEITAS 5 ANOS > Empresa apresentou crescimento (+10%) de receita nos últimos 5 anos?
    19. CAGR LUCROS 5 ANOS > Empresa apresentou crescimento (+10%) de lucros nos últimos 5 anos?
    20. ROE > ROE maior que 10% atualmente?

 

Dois pontos que percebi que estou penalizando em duplicidade estão relacionados a divida e ao ROE.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
12 horas atrás, Elisandro De Quadros disse:

Montei minhas perguntas do diagrama a algum tempo e na época elas pareciam fazer sentido, entretanto, revendo algumas aulas e lendo alguns comentários aqui na comunidade acredito que preciso efetuar uma revisão para reduzir o numero de perguntas. Hoje tenho 20 perguntas, mas gostaria de chegar a no máximo umas 15 e gostaria de sugestões para essa redução.

Abaixo estão minhas perguntas:

    1. Eficiência - ROE > ROE historicamente maior que 5%? (últimos 10 anos)?
    2. DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO > A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?
    3. TECNOLOGIA E PESQUISA > A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO
    4. DIVIDENDOS > A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos (+ de 5% nos últimos 5 anos)?
    5. P/VP > A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5?
    6. TEMPO DE MERCADO > Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)
    7. PERENIDADE > O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?
    8. INDEPENDÊNCIA > É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?
    9. GOVERNANÇA > A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO
    10. TAMANHO > A empresa é uma BLUE CHIP (+50 bi)?
    11. P/L > O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?
    12. POUCO ENDIVIDADA > Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?
    13. VANTAGENS COMPETITIVAS > É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)
    14. LUCRO OPERACIONAL > A empresa teve lucro operacional no último exercício?
    15. TEMPO DE BOLSA > Empresa tem mais de 10 anos de bolsa?
    16. LUCRO LÍQUIDO    A > Empresa registrou prejuízo em algum exercício nos últimos 10 anos?
    17. DIVIDA BRUTA / PATRIMONIO > A empresa possui dívida menor que o patrimônio?
    18. CAGR RECEITAS 5 ANOS > Empresa apresentou crescimento (+10%) de receita nos últimos 5 anos?
    19. CAGR LUCROS 5 ANOS > Empresa apresentou crescimento (+10%) de lucros nos últimos 5 anos?
    20. ROE > ROE maior que 10% atualmente?

 

Dois pontos que percebi que estou penalizando em duplicidade estão relacionados a divida e ao ROE.

Bom dia, Elisandro!

Realmente 20 perguntas é um número muito alto.

Pergunta de DY quando estamos na fase de acúmulo de patrimônio não é um fator tão importante.

Você possui duas perguntas sobre ROE. Eu deixaria apenas uma considerando o ROE atual.

CAGR eu acabo por avaliar ambos na mesma pergunta. Primeiro se ela tem um crescimento de lucros. Se não tiver, observo então a receita pois um crescimento de receita poderá se resultar em lucros futuros e busca por eficiência, algo que mostra que a empresa não está parada.

Se você não investe em empresas com pouco tempo de bolsa, talvez poderia ser removida a pergunta sobre o tempo. O mesmo valeria para a pergunta de governança.

Dívida bruta / patrimônio e dívida líquida/ lucro líquido. Eu escolheria apenas uma para avaliar o endividamento. Ainda mais considerando que já existe a pergunta sobre dívida / EBITDA.

A pergunta 16 eu eliminaria pois em geral o critério de ter os últimos 10 com lucro é caráter eliminatório.

 

Veja que são apenas pontos de vistas mais pessoais.

De qualquer forma, espero que ajude a pensar!

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...