Jump to content

Como faço para quantificar os meus SONHOS?


Recommended Posts

Ao refletir sobre o exercício que o Raul sugere para construirmos nosso "caderninho de sonhos", confesso que tive e ainda estou tendo uma certa dificuldade para fazer uma medida o mais precisa possível do valor de cada um deles. Vale lembrar que, como a vida é dinâmica, sou bem flexível a readequações necessárias para estabelecimento de um novo equilíbrio. Creio que essa dificuldade seja justamente por isso. Por eu ter tido muitas situações ao longo da vida as quais se fez necessário um redimensionamento do tamanho dos meus sonhos. Pontuarei aqui tudo o que me veio à cabeça. Deixei minha mente livre:

Casa/Apto: 500mil;

Carro Novo: 100 a 150mil;

Viagens no mínimo semestrais pelo Brasil e/ou exterior: 50mil/ano;

Cuidar da saúde com médico integrativo: 10 mil/ano (não sei ao certo, pois cada médico tem seu valor para consulta, tratamento, conduta, etc);

Academia e personal trainer: 2mil/mês;

Fazer alguns procedimentos estéticos minimamente invasivos: 10 mil/ano (coisas básicas, até por que cheguei até aqui sem ao menos gastar dinheiro com tinta para cabelos, kkkk. Ainda 100% original de fábrica, mas a idade vai chegando, e mesmo não sendo tão vaidosa, estou sentindo necessidade de dar um "up gradezinho" quando possível);

Biblioteca particular: 10mil;

Manutenção para os itens listados:

Casa (IPTU, energia, condomínio, internet): os valores variam muito a depender do imóvel, localização;

Carro (IPVA, Seguro, combustível, revisões): valores mudam a depender do modelo do carro.

 

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Elisangela Xavier Almeida disse:

Ao refletir sobre o exercício que o Raul sugere para construirmos nosso "caderninho de sonhos", confesso que tive e ainda estou tendo uma certa dificuldade para fazer uma medida o mais precisa possível do valor de cada um deles. Vale lembrar que, como a vida é dinâmica, sou bem flexível a readequações necessárias para estabelecimento de um novo equilíbrio. Creio que essa dificuldade seja justamente por isso. Por eu ter tido muitas situações ao longo da vida as quais se fez necessário um redimensionamento do tamanho dos meus sonhos. Pontuarei aqui tudo o que me veio à cabeça. Deixei minha mente livre:

Casa/Apto: 500mil;

Carro Novo: 100 a 150mil;

Viagens no mínimo semestrais pelo Brasil e/ou exterior: 50mil/ano;

Cuidar da saúde com médico integrativo: 10 mil/ano (não sei ao certo, pois cada médico tem seu valor para consulta, tratamento, conduta, etc);

Academia e personal trainer: 2mil/mês;

Fazer alguns procedimentos estéticos minimamente invasivos: 10 mil/ano (coisas básicas, até por que cheguei até aqui sem ao menos gastar dinheiro com tinta para cabelos, kkkk. Ainda 100% original de fábrica, mas a idade vai chegando, e mesmo não sendo tão vaidosa, estou sentindo necessidade de dar um "up gradezinho" quando possível);

Biblioteca particular: 10mil;

Manutenção para os itens listados:

Casa (IPTU, energia, condomínio, internet): os valores variam muito a depender do imóvel, localização;

Carro (IPVA, Seguro, combustível, revisões): valores mudam a depender do modelo do carro.

 

 

@Elisangela Xavier Almeida no geral você precificou seus sonhos. Basicamente ficou pendente a moradia. Uma sugestão seria pensar hoje quanto custa onde você mora, e se onde você mora hoje está bom ou ruim. Se está bom o valor atual já é um ponto de partida. Se está ruim, então você vai analisar o que precisa mudar para melhorar e sabendo isto, vai saber se vai custar mais ou menos que o gasto de hoje. 

Com relação ao carro, basicamente o que vai variar será seguro, manutenção e consumo de combustível. IPVA será entre 2% e 4% do valor do carro.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@Elisangela Xavier Almeida no geral você precificou seus sonhos. Basicamente ficou pendente a moradia. Uma sugestão seria pensar hoje quanto custa onde você mora, e se onde você mora hoje está bom ou ruim. Se está bom o valor atual já é um ponto de partida. Se está ruim, então você vai analisar o que precisa mudar para melhorar e sabendo isto, vai saber se vai custar mais ou menos que o gasto de hoje. 

Com relação ao carro, basicamente o que vai variar será seguro, manutenção e consumo de combustível. IPVA será entre 2% e 4% do valor do carro.

Valeu, Flávio! Pois é, a moradia está sendo nesse momento minha maior dificuldade. Na realidade eu já possuo um imóvel, uma casa mais precisamente. No entanto, ela ficou "grande demais" para minha atual configuração de vida. Para ser sincera, eu não teria problema em morar nela mesmo estando sozinha. Ela fica situada em Maceió/AL num condomínio fechado, local com boa estrutura e seguro. Mas tenho que analisar friamente o que seria mais viável para mim. Desde 2018 que eu decidi alugar essa casa e fui morar em um mine apartamento num lugar mais simples e mais barato. O aluguel da casa me rendia  um valor que eu achava que havia feito bom negócio. No final de 2019, poucos meses antes da Pandemia, me mudei para Brasília. Lá estão minha irmã, mãe, um dos meus irmãos e uns sobrinhos. E fui mantendo a casa alugada em Maceió. Várias dores de cabeça com inquilinos, tais como atrasos nos pagamentos, falta de cuidado com manutenção da casa. Vale lembrar que deixei uma procuração com pessoa responsável, um corretor, muito bem recomendado por uma amiga que prestava serviços para ela. Confie minha casa nas mãos desse cidadão. Em resumo, só tive prejuízo. Eu já estava repensando no que eu iria fazer após a saída da última inquilina prevista para dezembro de 2023. Eu havia sido desligada do meu último emprego em Brasília em junho, não havia ainda conseguido uma outra colocação, e foi que tive a ideia: vou voltar para Maceió para resolver eu mesma essa situação da minha casa, sem intermediários... ..Nossa, tanta coisa aconteceu desde que aqui cheguei...Iria resultar num texto muito maior...deixarei os mínimos detalhes para uma outra oportunidade...Quem sabe no confessionário?

Bem, focando mais no assunto da casa. Perguntas vindo em minha mente: O que fazer? Colocar a casa para alugar novamente? Fazer Airbnb? Enfim...Deixaria sob os cuidados de uma imobiliária que me oferecesse garantias satisfatórias. Só que eu verifiquei que o valor mensal que o aluguel iria me rendar seria muito abaixo de 50% do valor da minha casa, abaixo do que renderia se eu tivesse esse dinheiro aplicado até mesmo na poupança. Tô perdendo dinheiro e não é de hoje! Oh raiva! Resolvi que irei vender a casa. 

Antes de entrar na AUVP, hoje faz exatamente duas semanas, eu estava procurando apartamentos para comprar após a venda da casa. E a diferença, investir. 

Hoje, estou reavaliando se de fato seria interessante eu destinar parte do dinheiro num outro imóvel. Talvez por isso eu não tenha sido tão precisa na questão do sonho da casa própria. Na verdade eu já a possuo. Fazer esse momento inverso está sendo bem complexo para mim e me deixando insegura.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Elisangela Xavier Almeida disse:

Ao refletir sobre o exercício que o Raul sugere para construirmos nosso "caderninho de sonhos", confesso que tive e ainda estou tendo uma certa dificuldade para fazer uma medida o mais precisa possível do valor de cada um deles. Vale lembrar que, como a vida é dinâmica, sou bem flexível a readequações necessárias para estabelecimento de um novo equilíbrio. Creio que essa dificuldade seja justamente por isso. Por eu ter tido muitas situações ao longo da vida as quais se fez necessário um redimensionamento do tamanho dos meus sonhos. Pontuarei aqui tudo o que me veio à cabeça. Deixei minha mente livre:

Casa/Apto: 500mil;

Carro Novo: 100 a 150mil;

Viagens no mínimo semestrais pelo Brasil e/ou exterior: 50mil/ano;

Cuidar da saúde com médico integrativo: 10 mil/ano (não sei ao certo, pois cada médico tem seu valor para consulta, tratamento, conduta, etc);

Academia e personal trainer: 2mil/mês;

Fazer alguns procedimentos estéticos minimamente invasivos: 10 mil/ano (coisas básicas, até por que cheguei até aqui sem ao menos gastar dinheiro com tinta para cabelos, kkkk. Ainda 100% original de fábrica, mas a idade vai chegando, e mesmo não sendo tão vaidosa, estou sentindo necessidade de dar um "up gradezinho" quando possível);

Biblioteca particular: 10mil;

Manutenção para os itens listados:

Casa (IPTU, energia, condomínio, internet): os valores variam muito a depender do imóvel, localização;

Carro (IPVA, Seguro, combustível, revisões): valores mudam a depender do modelo do carro.

 

 

Achei ótimo a forma que você falou sobre os seus sonhos, principalmente a parte da biblioteca particular!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Achei ótimo a forma que você falou sobre os seus sonhos, principalmente a parte da biblioteca particular!

Ludmyla, eu sempre gostei muito de ler. Mas infelizmente nunca investi muito em livros. Tenho poucos. Eu gostaria de ter uma porção, na verdade um montão!!

E também eu tenho muitos sonhos que eu não listei por não ser possível colocar um valores $. Por exemplo:

Me engajar mais em trabalhos voluntários. Ajudar o próximo, seja como for, sempre aquece o meu coração;

Um companheiro de vida. Sim, eu ainda acredito do amor!! Enquanto há vida há esperança kkkkkk

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutes ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Ludmyla, eu sempre gostei muito de ler. Mas infelizmente nunca investi muito em livros. Tenho poucos. Eu gostaria de ter uma porção, na verdade um montão!!

E também eu tenho muitos sonhos que eu não listei por não ser possível colocar um valores $. Por exemplo:

Me engajar mais em trabalhos voluntários. Ajudar o próximo, seja como for, sempre aquece o meu coração;

Um companheiro de vida. Sim, eu ainda acredito do amor!! Enquanto há vida há esperança kkkkkk

Eu amo ler desde criança, tenho livros aqui em casa em todos os cômodos.  
Tenho certeza que irá encontrar alguém legal pra vocês poderem partilhar sonhos!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Eu amo ler desde criança, tenho livros aqui em casa em todos os cômodos.  
Tenho certeza que irá encontrar alguém legal pra vocês poderem partilhar sonhos!!

Eu também amo ler! Um dia terei muuuitos livros 🥰 espalhados pela casa! E um cabra bom, né? kkkkkkkk

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Elisangela Xavier Almeida Olá! Prazer em tê-la por aqui na comunidade 😊

Quando eu fui fazer o meu "caderno dos sonhos", tive uma grande ajuda do ChatGPT. Ele basicamente me ajudou a pesquisar e estimular preços e a grana necessária investida para manter meus gastos/lazeres.

É uma ótima ferramenta. Você só precisa pedir detalhadamente o que quer.

Obs.: eu ainda não publiquei por aqui o quanto custaria meus sonhos 😅

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

@Elisangela Xavier Almeida Olá! Prazer em tê-la por aqui na comunidade 😊

Quando eu fui fazer o meu "caderno dos sonhos", tive uma grande ajuda do ChatGPT. Ele basicamente me ajudou a pesquisar e estimular preços e a grana necessária investida para manter meus gastos/lazeres.

É uma ótima ferramenta. Você só precisa pedir detalhadamente o que quer.

Obs.: eu ainda não publiquei por aqui o quanto custaria meus sonhos 😅

Olá, @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa! Muito obrigada! 😊

Valeu mesmo pela dica. 🙏

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...