Jump to content
  • 0

Tesouro Direto aplicado via Corretora - Tentando consertar uma Burrada...


Fabiano Guerra Andreatta

Pergunta

Boa Tarde, Pessoal! Tenho um investimento no Tesouro (IPCA+) pela XP e por inocência juntamente com falta de conhecimento, acabei fazendo via Acessora, que era uma "colega" antiga de trabalho (Sim, Kgda... mas até aí, tudo bem.) Ao tentar visualizar o título na plataforma do Tesouro, não encontrei. Em contato com a corretora, descobri que o mesmo foi emitido no mercado secundário, o que justifica a não visualização. Bem, fato que não consigo operar (vender o título) por conta. Tenho que solicitar a corretora. Como fiquei descontente com essa falta de transparência, tentei fazer a portabilidade da custódia para outra corretora e também estou tendo dificuldades.

Dúvida para os universitários da UVP, que não consegui de forma claro nas corretoras : Consigo realmente fazer a portabilidade deste título?

Se sim, continuarei refém da outra corretora (no sentido de depender solicitar ao acessor da nova corretora para efetuar a venda, quando precisar, ou poderei fazer de forma idependente?)

As taxas de spread e deságio na venda, serão carregadas para a nova corretora?

Desde já, Grato a todos!

Editado por Fabiano Guerra Andreatta
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
On 21/08/2024 at 15:42, Waleska Barros disse:

Que ótimo que há essa possibilidade. Aí vc volta a pagar as taxas da B3. Será que esperando o título até seu vencimento compensa pagar um pouco mais caro nele, mas ficar sem pagar as taxas da B3? Nunca fiz essas contas.

Walesca, Pessoal, Boa tarde!

Retornando para concluir os fatos:

1º - Portabilidade concluída com sucesso nesta semana. Fato é que diferente do que a consultora da corretora receptora falou, o título não voltou sob o meu domínio. Vou continuar dependendo da assessoria então, para concluir a operação. A explicação que tive é que não é possível alterar o tipo de operação originalmente efetuada. Ou seja, a portabilidade carrega todas as regras da aquisição.

2º Nesta situação quanto a taxa da B3, como foi absorvida pela XP, a assesssora da corretora destino falou que ficaria com estas mesmas regras.

Conclusão: Troquei 6 por 1/2 Dúzia. Porém apesar do retrabalho sem ganho, estou satisfeito devido a falta de transparência nas informações pela XP, quando na época me "Empurraram" este título, omitindo as informações que eram relevantes para mim, obviamente em favor do bom e velho spread "guela abaixo". Vivendo e aprendendo...

Grato e boa semana!

Andreatta.

Editado por Fabiano Guerra Andreatta
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Waleska Barros disse:

Esse tipo de investimento é chamado pela XP de Tesouro Público.

 

Tesouro Direto (do Governo Federal):
- A corretora é só um intermediária na compra, o título fica em seu nome. Você consegue consultá-lo na CBLC (Central do Investidor da B3) e no site do Tesouro Direto.  

- Você para uma taxa para B3 pela custódia do título

- Os valores são os mesmos anunciados no site do Tesouro Direto

 

Títulos Públicos (nomenclatura da XP)

- A XP compra os títulos do Tesouro Direto e você compra dela. 

- Você não paga a taxa da B3, pois o título está em nome da XP

- Os valores de compra e venda são diferentes do site do Tesouro Direto, sempre um um spread em cima ou seja, você compra mais caro e vende mais barato.

 

Dependendo do montante que você investiu, nem vale a pena vender. A taxa de venda nem sempre é muito vantajosa.

Você consegue a portabilidade dos investimentos registrados na B3, os Títulos Públicos é um produto próprio da XP, não sei se vc consegue portabilidade.

Waleska, Grato pela ótima orientação. Consegui solicitar a portabilidade via site da XP, porém não estava chegando na corretora destino. Eu cheguei até a pensar que era a XP que estava barrando. Em conversa com a acessora da corretora destino, expliquei o que vc relatou aqui e eles entenderam a situação e me informaram que existem 02 modalidades de portabilidade. Vou já adiantar aqui, para que se alguém passar pela mesma situação, fica a dica:

Segundo a corretora na XP existe, indo ao encontro com o que vc falou, 02 formas de negociação, que a acessora denominou como: "Tesouraria XP" e Corretora XP" que respectivamente, entendo ser Tesouro Direto (do Governo Federal) e Títulos Públicos (nomenclatura da XP).

Segundo ela, a forma de recepção destas portabilidades são feitas por operações diferentes. Como ela estava entendendo que fiz a compra direta, solicitou e estava esperando a portabilidade via Tesouraria / Tesouro direto,  que não funcionou a operação.

Quando informei que foi Título Secundário via Corretora / Títulos Públicos, disse que iria tentar recepcionar por este outro canal.

Como a primeira solicitação de portabilidade que fiz na XP expirou, solicitei novamente à pouco. Demora uns 02 dias para vir o resultado. Então vou aguardar e volto a postar aqui a conclusão (espero que positiva).

Outra vantagem, segundo a acessora, é que o título voltaria para meu controle ou seja, poderei negociar sem precisar solicitar a operação via acessor.

"Vam ver"...

Mais uma vez, Obrigaduuuu!

Andreatta.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Fabiano Guerra Andreatta disse:

Waleska, Grato pela ótima orientação. Consegui solicitar a portabilidade via site da XP, porém não estava chegando na corretora destino. Eu cheguei até a pensar que era a XP que estava barrando. Em conversa com a acessora da corretora destino, expliquei o que vc relatou aqui e eles entenderam a situação e me informaram que existem 02 modalidades de portabilidade. Vou já adiantar aqui, para que se alguém passar pela mesma situação, fica a dica:

Segundo a corretora na XP existe, indo ao encontro com o que vc falou, 02 formas de negociação, que a acessora denominou como: "Tesouraria XP" e Corretora XP" que respectivamente, entendo ser Tesouro Direto (do Governo Federal) e Títulos Públicos (nomenclatura da XP).

Segundo ela, a forma de recepção destas portabilidades são feitas por operações diferentes. Como ela estava entendendo que fiz a compra direta, solicitou e estava esperando a portabilidade via Tesouraria / Tesouro direto,  que não funcionou a operação.

Quando informei que foi Título Secundário via Corretora / Títulos Públicos, disse que iria tentar recepcionar por este outro canal.

Como a primeira solicitação de portabilidade que fiz na XP expirou, solicitei novamente à pouco. Demora uns 02 dias para vir o resultado. Então vou aguardar e volto a postar aqui a conclusão (espero que positiva).

Outra vantagem, segundo a acessora, é que o título voltaria para meu controle ou seja, poderei negociar sem precisar solicitar a operação via acessor.

"Vam ver"...

Mais uma vez, Obrigaduuuu!

Andreatta.

Que ótimo que há essa possibilidade. Aí vc volta a pagar as taxas da B3. Será que esperando o título até seu vencimento compensa pagar um pouco mais caro nele, mas ficar sem pagar as taxas da B3? Nunca fiz essas contas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...