Jump to content
  • 0

Dúvida burra, Tesouro Selic


Pergunta

Gente, to com uma dúvida aqui, minha ideia geral é deixar como Tesouro Selic a minha reserva de emergencia até aí suave. 

Minha dúvida, quando precisar sacar o dinheiro, como é feita a conta do imposto? Considera o menor prazo de dinheiro no Tesouro? O dinheiro colocado mais velho? Imposto em cima do valor médio pago? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noit, Habib!

Sem esse papo de dúvida burra, rapaz. Todas as dúvidas são válidas!

Vamos lá.

Lembre-se que o tesouro Selic pode não ter liquidez imediata. Por isso já não seria interessante toda a reserva no tesouro.

Segundo, o resgate é sempre feito dos títulos mais antigos para justamente ir pegando as menores alíquotas do IR. Já o cálculo é feito no momento do saque onde será descontado o valor em cima do rendimento obtido e você terá creditado na conta já o valor líquido.

 

Espero que tenha ficado claro!

Obrigado Edison, achei que fazia sentido tirar dos mais antigos mesmo, mas não tinha essa certeza. Obrigado!!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/08/2024 at 18:28, Edison Paulini disse:

Boa noit, Habib!

Sem esse papo de dúvida burra, rapaz. Todas as dúvidas são válidas!

Vamos lá.

Lembre-se que o tesouro Selic pode não ter liquidez imediata. Por isso já não seria interessante toda a reserva no tesouro.

Segundo, o resgate é sempre feito dos títulos mais antigos para justamente ir pegando as menores alíquotas do IR. Já o cálculo é feito no momento do saque onde será descontado o valor em cima do rendimento obtido e você terá creditado na conta já o valor líquido.

 

Espero que tenha ficado claro!

@Edison Paulini Acrescentando uma dúvida em cima dessa do colega: Se eu tenho uma quantia x para investimentos, é mais interessante deixar no tesouro Selic e depois resgatar (considerando IOF e IR) no momento que achar um investimento legal ou é melhor deixar só na conta de investimentos mesmo, visto que o Tesouro Selic pode não ter liquidez imediata, e eu posso perder aquela oportunidade? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Silvio Correia disse:

@Edison Paulini Acrescentando uma dúvida em cima dessa do colega: Se eu tenho uma quantia x para investimentos, é mais interessante deixar no tesouro Selic e depois resgatar (considerando IOF e IR) no momento que achar um investimento legal ou é melhor deixar só na conta de investimentos mesmo, visto que o Tesouro Selic pode não ter liquidez imediata, e eu posso perder aquela oportunidade? 

Silvio, o tesouro Selic na minha opinião apresenta menos riscos do que a conta da corretora.

Eu manteria no tesouro Selic ou até mesmo na conta corrente do bancão até chegar o dia do aporte do mês. 

Mas falando no quesito de oportunidades, devo entender que você se refere a uma reserva de oportunidades no caso?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/08/2024 at 19:15, Edison Paulini disse:

Silvio, o tesouro Selic na minha opinião apresenta menos riscos do que a conta da corretora.

Eu manteria no tesouro Selic ou até mesmo na conta corrente do bancão até chegar o dia do aporte do mês. 

Mas falando no quesito de oportunidades, devo entender que você se refere a uma reserva de oportunidades no caso?

@Edison Paulini Isso. Supondo que eu coloque o dinheiro para investimentos no Tesouro Selic, e que eu ache uma boa opção de investimento naquele determinado dia e horário. Mas, visto que o Tesouro Selic pode não ter liquidez imediata, poderia não ter o dinheiro no momento para fazer o aporte.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Silvio Correia disse:

@Edison Paulini Isso. Supondo que eu coloque o dinheiro para investimentos no Tesouro Selic, e que eu ache uma boa opção de investimento naquele determinado dia e horário. Mas, visto que o Tesouro Selic pode não ter liquidez imediata, poderia não ter o dinheiro no momento para fazer o aporte.

Você corre este risco sim.

E eu iria um pouco além. Vamos raciocíniar.

Hoje se deixamos nosso dinheiro na Selic, temos um rendimento deveras legal de 10,50%a.a. Mas e há uns atrás quando estávamos em uma Selic a 2%? Faria sentido o dinheiro estar em uma reserva de oportunidade?

"Ah mas eu poderia deixar em outro titulo que rendesse mais". Mas e a liquidez?

 

Quando falamos de uma reserva de oportunidade estamos falando de um dinheiro que correrá risco de não estar rendendo tão bem esperando uma oportunidade aparecer. O primeiro ponto é saber quando chega a oportunidade e quando vamos acertar ela em cheio que é o velho acertar o furico da mosca. Muito impreciso e altas chances de não aproveitarmos o melhor.

Isso comparado a nossa estratégia de buy and hold onde faremos aportes mensais, nosso dinheiro estará sempre posicionado em uma carteira com ativos de qualidade, que foram devidamente estudados e que farão parte de nossa estratégia não sendo especulação ou algo semelhante. Matematicamente falando, ganhamos mais quando mantemos nosso dinheiro bem posicionado do que "de fora" esperando uma oportunidade principalmente em cenários onde o "fora" está pagando pouco (o exemplo da Selic a 2%).

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/08/2024 at 18:28, Edison Paulini disse:

Boa noit, Habib!

Sem esse papo de dúvida burra, rapaz. Todas as dúvidas são válidas!

Vamos lá.

Lembre-se que o tesouro Selic pode não ter liquidez imediata. Por isso já não seria interessante toda a reserva no tesouro.

Segundo, o resgate é sempre feito dos títulos mais antigos para justamente ir pegando as menores alíquotas do IR. Já o cálculo é feito no momento do saque onde será descontado o valor em cima do rendimento obtido e você terá creditado na conta já o valor líquido.

 

Espero que tenha ficado claro!

Boa tarde,

Acredito que deixar essa reserva em tesouro SELIC não seria uma boa no momento devido a liquidez, hoje os bancos digitais disponibilizam um investimento em RDB com rendimento diário 100% CDI, e com liquidez imediata, vide caixinha do Nubank de reserva de emergência, não digo que seja a melhor opção do mundo, mas como se trata de uma reserva de oportunidade tem os mesmos tributos do tesouro em caso de saque antes de 30 dias, rende somente 0,1% a menos mas tem liquidez imediata.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Boa tarde,

Acredito que deixar essa reserva em tesouro SELIC não seria uma boa no momento devido a liquidez, hoje os bancos digitais disponibilizam um investimento em RDB com rendimento diário 100% CDI, e com liquidez imediata, vide caixinha do Nubank de reserva de emergência, não digo que seja a melhor opção do mundo, mas como se trata de uma reserva de oportunidade tem os mesmos tributos do tesouro em caso de saque antes de 30 dias, rende somente 0,1% a menos mas tem liquidez imediata.

 

A reserva ade oportunidade por si não faz muito sentido.

Mesmo que estivesse em um local de liquidez imediata estaria exposto ao risco de ter um dinheiro não posicionado tendo rendimentos melhores.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, acredito que a reseva de oportunidade seja uma questão de estratégia, que é definida de forma individual, inclusive na minha avaliação PIAR, foi sugerido que tenha essa reserva conforme o meu perfil. 

Acredito que deixar o valor em poupança ou em conta corrente realmente não faz muito sentido, pois existe rendimentos 100%CDI com liquidez imediata. Lembrando que estamos com taxa CDI atualmente em 10,4% aproximadamente, em um outro momento talvez seria inviável a manutenção nesse tipo de reserva. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...