Jump to content
  • 0

Real inflação


Vitor Ferreira Vila Nova

Pergunta

Boa tarde a todos!, recentemente estive navegando na internet e vi por aí circulando que existe uma "real inflação", que o IPCA não é a inflação de verdade, e sim apenas uma máscara do governo para camuflar a real inflação.

 

Ouvi isso do Renato trezoitão, ele dizia que a real inflação era o aumento da base monetária e não o aumento dos preços, e que a mesma não era divulgada pelo governo, o mesmo disse que a real inflação é de 20%( segundo ele), e que nenhum investimento podia superar a real inflação a não ser Bitcoin.

E fui parar para pensar realmente faz um pouco de sentido, afinal de contas o IBGE diz por exemplo que em um ano a inflação foi de 4%, porém o preço da coca cola no meu bairro saltou de 6 reais para 8, ou seja um aumento de 33% (fiz as contas), e enquanto escrevo isso não abaixou o preço, sendo assim quase nenhum investimento me colocaria a frente a esse aumento da coca cola.

Isso o que ele diz, é real ou apenas devaneios? Fiquei perturbado com isso e não sabia mais para aonde perguntar...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
7 minutes ago, Vitor Ferreira Vila Nova disse:

Boa tarde a todos!, recentemente estive navegando na internet e vi por aí circulando que existe uma "real inflação", que o IPCA não é a inflação de verdade, e sim apenas uma máscara do governo para camuflar a real inflação.

 

Ouvi isso do Renato trezoitão, ele dizia que a real inflação era o aumento da base monetária e não o aumento dos preços, e que a mesma não era divulgada pelo governo, o mesmo disse que a real inflação é de 20%( segundo ele), e que nenhum investimento podia superar a real inflação a não ser Bitcoin.

E fui parar para pensar realmente faz um pouco de sentido, afinal de contas o IBGE diz por exemplo que em um ano a inflação foi de 4%, porém o preço da coca cola no meu bairro saltou de 6 reais para 8, ou seja um aumento de 33% (fiz as contas), e enquanto escrevo isso não abaixou o preço, sendo assim quase nenhum investimento me colocaria a frente a esse aumento da coca cola.

Isso o que ele diz, é real ou apenas devaneios? Fiquei perturbado com isso e não sabia mais para aonde perguntar...

@Vitor Ferreira Vila Nova cuidado com este tipo conclusão. Seria impossível medir a inflação real, pois a minha inflação é diferente da sua inflação, que é diferente da inflação de outras pessoas. Não é porque um item subiu e nos minutos seguintes ele não caiu que a inflação será aquela. Eu não bebo Coca, então não fez diferença para mim. Entendo onde quero chegar?

O IBGE faz um belo trabalho a décadas medindo a inflação com método. Tem uma cesta básica de produtos/serviços que tenta fazer uma média de um país gigantesco e com uma população muito diversa.

Cuidado com um povo do apocalipse que acha que tudo é uma conspiração, que a salvação é X ou Y. O aumento da base monetária não significa obrigatoriamente um aumento da inflação. Lembro do Raul ter falado deste tema em live ou no canal. Não me recordo bem.

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...