Jump to content
  • 0

como começar a carteira?


Laura Castro

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Amigos, seria bem interessante levar em consideração ter uma correção do valor dos aportes mensais com o valor do aporte do seu capital acumulado de forma que a relação percentual não seja tão discrepante.  Estabeleça uma métrica confortável para fazer um bom preço médio em cada ativo ao finalizar os aportes de todo o capital.  No meu caso, acho interessante que o  aporte do capital seja no máximo 12x o valor do aporte mensal.   Um aporte "pesado" em um ativo que por ventura sofra uma queda, mesmo que esse seja uma boa empresa, o psicológico pode sofrer um pouquinho.      

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/08/2024 at 09:16, Laura Castro disse:

Cheguei no PIAR e estou no momento realmente "começar a minha carteira". A renda fixa é mais fácil. Mas a renda variável quando a gente começa com um valor um pouquinho maior (no meu caso é 220 mil, sei que isso não é nada pro Raul, mas pra mim é!), ainda que eu entenda que o foco é longo prazo eu fico muito assustada com as noticias que vão aparecendo no youtube e sites ... "bolsa bate máxima histórica", "fundos imobiliários em queda", "crise ecônomina" efim...

Qual seria a melhor estratégia nesse momento. Investir tudo de uma vez de acordo com as porcentagens que defini para cada ativo. Ir investindo aos poucos mês a mês todos ativos, cada um com suas porcentagens. Começar investindo pelos ativos que estão em queda e nos meses seguintes investir nos que no momento estão em alta?

Ajudem uma conservadora com medo da renda variável...

Pega o montante e divide ele em um ano e meio, dois anos de aporte, você é conservadora e na bolsa movimentos suaves são melhores do que os agressivos.

De nada adianta você colocar 200k e entrar em desespero com especulações de mercado e sair vendendo tudo. Alias essa é a única forma de realmente se perder dinheiro na bolsa... Para que você não cai nessas armadilhas, recomento que você tenha clareza no que está fazendo, para que tenha confiança o suficiente de ver sua carteira em alguns momentos despencar, mas seguir aportando, pois tem a clareza que aquilo é um momento.

Vai parecer besteira o que vou falar, mas após a escolha dos ativos e o inicio dos aportes, abra sua corretora apenas no próximo mês para aportar. Não fique olhando rentabilidade, preço médio, não leia notícias financeiras, ignore essas bostas e apenas confie no que você escolheu.

A sua preocupação deve ser diversificar os ativos que possuam uma baixa correlação, pois quando um deles estiver em queda algum outro estará subindo, isso protege sua carteira. Sua outra preocupação deve escolher ativos que se encaixam no seu objetivo, não adianta colocar 200k na bolsa e achar que em dois anos você estará com uma renda passiva maravilhosa, entender a realidade é se proteger de frustrações e por consequência evitar perder dinheiro por agir emocionalmente.

Investimento em renda variável precisa de tempo, constância e clareza para se chegar no resultado pretendido.

Boa sorte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...