Jump to content
  • 0

Tenho duas duvidas


Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Sarah Malta Benthien Moreira De Souza disse:

Perguntas: 

1-se eu invisto em juros compostos, eu posso tirar meu dinheiro em qualquer momento, mesmo não atingindo o objetivo final ?

2-ainda sobre juros compostos, preciso depositar todo mês, ou posso depositar uma vez só e deixar la por alguns anos?

@Sarah Malta Benthien Moreira De Souza

Pergunta 1

Isso vai depender do tipo de investimento que você fez. Por exemplo, se você investiu em um CDB ou outro produto similar, normalmente existe uma data de vencimento, ou seja, você pode ter que esperar até essa data para resgatar o dinheiro sem perder rendimento. Porém, em outros investimentos, como o Tesouro Direto, é possível resgatar antes do vencimento, embora isso possa afetar o rendimento final. O importante é entender as regras do investimento que você escolheu.

Pergunta 2 

Depende do que você deseja. Se você fizer um único depósito e deixar o dinheiro lá, ele ainda vai crescer com os juros compostos. No entanto, ao fazer depósitos regulares, como todo mês, o montante sobre o qual os juros compostos atuam será maior, acelerando o crescimento do seu investimento. 

Além disso, você pode usar a calculadora que o Raul mostra nas aulas para simular diferentes cenários e ver como essas escolhas podem impactar o resultado final do seu investimento. Assim, você pode tomar a decisão que melhor se adequa aos seus objetivos financeiros.

Editado por Jose Amaury Euzébio
Marcação do usuário
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
3 minutes ago, Sarah Malta Benthien Moreira De Souza disse:

Perguntas: 

1-se eu invisto em juros compostos, eu posso tirar meu dinheiro em qualquer momento, mesmo não atingindo o objetivo final ?

2-ainda sobre juros compostos, preciso depositar todo mês, ou posso depositar uma vez só e deixar la por alguns anos?

Boa tarde, Sarah!

1 - o conceito de juros compostos são os juros sobre juros. Todos os investimentos incidem dessa forma. Quando falamos de renda fixa, sim. É possível realizar vendas antecipadas dos títulos para resgatar o valor e receber os juros auferidos até o momento dado os devidos descontos como, por exemplo, o IR. Porém é importante lembrar que existem por menores nesse cenário que seria as vendas de títulos no mercado secundário que podem implicar em muitos abates de rendimentos e até mesmo de valor bem como a marcação a mercado para títulos IPCA+ e prefixados do tesouro.

E quando falamos de renda variável, não existem garantias como como o próprio nome sugere, existe muita variação.

 

2 - a depender do título que você quer investir podem haver limites. Por exemplo: tesouro Selic possui o limite de 1 milhão por mês de aporte.

 

Suas dúvidas serão melhores complementadas no módulo 3.

De qualquer forma espero que tenha ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, Sarah! Uma breve resposta a sua pergunta:

Existem investimentos de juros compostos que dependendo da carência você não poderá retirar a qualquer momento, muito normal em CDB’s por exemplo. Por isso é importante verificar a carência de um CDB antes de investir, existem os sem carência (liquidez diária) onde você pode sacar a qualquer momento e com carência, onde seu dinheiro fica retido pelo período do investimento que pode chegar a anos, por exemplo.

Sobre os juros compostos, se você deixar seu dinheiro quietinho, ele vai aumentando por conta própria mês a mês, tipo fermento na farinha, rs. A opção de colocar (aportar) mais dinheiro é sua e vai acelerar ainda mais o aumento dos rendimentos investidos.

Espero ter ajudado, abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...