Jump to content

Minha Casa e um Passiv ou Ativo?


Recommended Posts

Financiei a casa que ja morava a 2 anos e pagava um aluguel de U$ 1,600.00 (na minha regiao o aluguel correto dessa casa seria U$2,000.00). A prestacao hoje e de U$1.475,00. Eu tenho meu emprego, porem oportunamente compro carros em leilao e vendo no varejo, e nao teria como fazer isso sem ter uma casa com espaco para guardar esses carros, a nao ser alugando garagens a U$40.00/mes cada (fora a trabalheira de ir e vir com esses carros), hoje estou com 3 carros para venda e espaco para colocar mais uns 10, se preciso. Devo considerar um passivo ou ativo?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Penso que o que te dá a renda é a revenda de carros e não a casa. Mesmo que você alugasse uma casa (ao invés de financiar), ainda assim ela seria despesa. Ela só se tornaria um ativo se você estiver ganhando dinheiro com ela. Pra quem tem casas para alugar, elas são ativos, pois geram renda.
Link para compartilhar
Share on other sites

A geração da renda não vem do imóvel, mas do que está nele. Como você tem despesas com a casa, que são o que te tiram dinheiro, a casa em si torna-se um passivo. Se você a aluga-se para alguém (a área construída ao menos...) e usa-se a área onde ficam os carros apenas, acredita que seria uma baita de um negócio...
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que uma ideia importante também é separar um pensamento da pessoa física e "pessoa jurídica", mesmo sendo um trabalho informal, o que te gera renda é a parte dedicada a uma pessoa jurídica. Separar essas contas em relação a entradas e saídas de dinheiro pode ser crucial para uma boa organização financeira. Por exemplo, parte dos gastos para manutenção desse espaço são da pessoa física, pois você mora na casa, mas outra parte da jurídica, pois é de onde você obtém renda. De modo geral é um passivo de valor, mas acredito que vale a separação.
Link para compartilhar
Share on other sites

Costumo pensar de forma bem simples sobre o que são passivos: se não ganho dinheiro diretamente com algo, então é um passivo! Você mesmo falou a possibilidade de aluguel de garagens, que resolveria o problema do espaço, mas traria um problema de logística. Não considero uma divida como ativo, mesmo que ela resolva parcialmente um problema, se você ficar meses sem poder comprar carros o financiamento continua, se você parar de negociar carros o financiamento também continua.
Mesmo que exista alugueis de imóveis similares ao que você mora com valores maiores do que a parcela do seu financiamento, lembre-se: sempre é melhor ganhar juros do que pagar juros. Sempre haverá a possibilidade de se mudar para uma casa com aluguel melhor.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sidnei Oliveira imagino que você more nos EUA e não tenho conhecimento do funcionamento dos financiamentos aí, porém olhando apenas os valores de Aluguel X Parcela você fez um bom negócio uma vez que está pagando menos e no final o imóvel será seu. Com relação ao imóvel, complementando o que os colegas falaram, o imóvel é um passivo de valor. Você lança o saldo devedor no campo Prestações e Financiamentos no quadro dos Passivos, e lança o valor de venda do imóvel no campo Imóveis no quadro Passivos de Valor. Espero ter ajudado
Link para compartilhar
Share on other sites

A casa só deixaria de ser um passivo se você obtivesse lucro com ela, maior que seus gastos , somando o financiamento. Os ganhos gerados com a venda dos carros não estão relacionados com a casa, mesmo utilizando o espaço para guarda-los. Do mesmo modo que você falou que o aluguel de uma garagem esta em torno de U$40 , você poderia arrumar um local gratuito , ou precificar esse custo no valor da revenda e não ter despesa nenhuma.
Link para compartilhar
Share on other sites

Parceiro si tu ta pagando igual eu e um passivo ta na mesma situação que eu so si você aluga ela e for mora em uma mais barata que o aluguel que vai cobra dessa sua ai vc vai conseguir paga seu alugel da outra e ainda guarda uma grana para investir ai ela de passivo passa a ser um ativo
Link para compartilhar
Share on other sites

O problema nesse caso é que você tá misturando o seu negócio com suas contas pessoais.
Nesse caso a casa é "sua"(entre aspas pq está financiado) mas o seu negócio precisa de um pátio para funcionar, e nesse caso você usa seu. Então o correto seria o seu negócio pagar um aluguel pra você mesmo pelo espaço que está utilizando.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...