Jump to content
  • 0

Lítio: Uma oportunidade de ouro? (Ou de lítio...)


Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Já foram mais de 3 meses de curso e o prazer de ficar lendo sobre empresas não passa rs

Hoje fiquei com vontade de compartilhar um tema que achei bem interessante. LÍTIO! 

A matéria que chamou minha atenção:

"Brasil tem potencial para ampliar produção de lítio de 2% para 25%"
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/brasil-tem-potencial-para-ampliar-producao-de-litio-de-2-para-25-sgb

A empresa que mais se destaca pela minha pesquisa na exploração desse minério é a Sigma Lithium, que opera na bolsa americana com o ticker "SGML".

Com uma pesquisa rápida, vão ver que nos últimos 5 anos a empresa viu um crescimento exponencial...já em seu último ano, uma queda vertiginosa. Não tão difícil explicar, visto que o valor de sua commodity despencou também.
image.png.087e02e88579844d341d94c9dd44cad9.png

 

Como podem ver, praticamente voltando ao nível "normal" fora do boom dos carros elétricos. 

E pra adicionar mais credibilidade à empresa, olhem o que rolou recentemente:

"BNDES aprova financiamento de R$ 486,8 milhões para Sigma Lithium"
https://canalsolar.com.br/bndes-aprova-financiamento-486-milhoes-sigma-lithium

Também fui atrás dos balanços financeiros e, obviamente uma queda tão brusca dessa trouxe desafios. Leves prejuízos recentes e uma dívida considerada "moderada".

Ainda assim, a expansão segue firme.

É aquilo né...mistura de vários fatores: Commodity num forte clico de baixa no momento e com potencial de aumentar exponencialmente a produção, com um mercado que segue na promessa de se expandir.

E aí, vale considerar o estudo pra ser uma das pimentinhas na parte internacional da carteira? 🌶️

Ansioso pelas opiniões da galera.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Não sei responder especificamente a sua pergunta, mas acho que tenho algumas ponderações que podem ser importantes para uma leiturade cenário... Os minerais críticos, como é o caso do lítio serão muito demandados em razão da crise climática e toda a discussão sobre transição energética.  No entanto, o cenário político no Brasil está bastante complexo em relação a isso... A agenda tem sido impactada por conta da fragilidade da ANM, por conta dos conflitos em razão da Lei do Marco Temporal recentemente aprovada (e super questionada no STF) e tem um projeto de Lei sobre o tema, de nº 2780/2024, que não se sabe no que irá se transformar, ao longo da tramitação... 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Ariene Cerqueira disse:

Não sei responder especificamente a sua pergunta, mas acho que tenho algumas ponderações que podem ser importantes para uma leiturade cenário... Os minerais críticos, como é o caso do lítio serão muito demandados em razão da crise climática e toda a discussão sobre transição energética.  No entanto, o cenário político no Brasil está bastante complexo em relação a isso... A agenda tem sido impactada por conta da fragilidade da ANM, por conta dos conflitos em razão da Lei do Marco Temporal recentemente aprovada (e super questionada no STF) e tem um projeto de Lei sobre o tema, de nº 2780/2024, que não se sabe no que irá se transformar, ao longo da tramitação... 

 

Excelente Ariene... isso é um aspecto que não mencionei mas é vital mesmo. 

No que tange questões ambientais, o que levantei é que ela investe pesado em como fazer essa extração e produção da forma mais "limpa" possível. Inclusive é a grande bandeira da empresa. Nisso sinto que seguro por oferecer o melhor que o mercado tem hoje...

E esse recente investimento por parte do BNDES acredito mostrar que, mesmo dentro desse clima de incerteza já se vê perspectiva grande para essa expansão.

Enfim, não é fácil, mas....acho bem encaminhado.

E outra questão que também pode ser desafiadora é isso:

"Uma “OPEP do lítio” na América Latina?"
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/uma-opep-do-litio-na-americalatina

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Passando pra falar que subiu mais de 10% desde que eu comprei depois desse post.

Nelson Lobo de Wall Street confirmado...(mesmo que comprando só 100 dólares dela rsrs)

Olá Nelson,

Como que você comprou? ETF? Se puder dar umas dicas, de repente entro pro clube rsrsrs.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Nelson,

Como que você comprou? ETF? Se puder dar umas dicas, de repente entro pro clube rsrsrs.

Nesse caso não! Eu investi diretamente na Sigma Lithium. (SGML). Foi meu Stock de número 12 e provavelmente o último. rs

Mas você levantou um ponto interessante, talvez tenha algum ETF bem bacana que acompanhe o mercado de Lítio...Depois vou pesquisar e se encontrar trago aqui.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pensando em buy and hold, eu ficaria um pouco preocupado com a concentração do negócio em Lítio. Tem que estudar a empresa pra ver se ela tem condição de se adaptar a uma disrupção do mercado (vide Eternit, que era uma puta empresa até que proibíram a exploração de amianto, o principal produto dela)

No caso do lítio, eu não acompanho tão bem quanto gostaria esse setor de materiais, mas recentemente tivemos a notícia aí de baterias a base de sal, por exemplo, que poderia mexer com esse cenário. Só pra provar meu ponto, é claro que o ideal é entender todo o cenário.

Ainda assim, imagino que essa empresa não passe em muitos critérios de tempo/resiliência. Fica de olho!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...