Jump to content
  • 0

Tesouro Selic - Duvida, perda de valor, taxa ?


Rodrigo Mattos

Pergunta

Boa tarde pessoal, sou iniciante peço paciencia rs. Ate hoje só tinha investido em CDB/LCI pelo Itau, transferi um saldo de 60k que tinha para começar a usar o BTG/AUVP. Como o Raul falou coloquei no Tesouro Direto Selic para ficar rendendo até eu terminar o curso.

Porém surgiu uma duvida que deve ser meio besta mas la vai. Investi ontem e hoje concretizou o investimento porem ao visualizá-lo no APP mostra como se eu tivesse "perdido" R$50,58 pois o saldo bruto é menor nessa quantia do que o valor que investi inicicialmente. Essa perda é o que exatamente ? A taxa paga para o BTG/AUP pelo investimento ? Ou uma taxa que o governo cobra para esse titulo ? Coloquei um print abaixo da tela.

Aproveitando uma segunda duvida, pelo que entendi o Tesouro Direto Selic tem liquidez diaria. Eu tentei clicar em "Resgatar" no app e apareceu "Resgate indisponivel para esse produto no momento". Seria por que fiz o investimento hoje praticamente e tentei resgatar no mesmo dia ? Amanha ja estaria disponivel por exemplo ? Ou algum outro motivo ?

 

image.png.e30de37b6d20f30606c30c7d3d410a96.png

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
37 minutes ago, Rodrigo Mattos disse:

Boa tarde pessoal, sou iniciante peço paciencia rs. Ate hoje só tinha investido em CDB/LCI pelo Itau, transferi um saldo de 60k que tinha para começar a usar o BTG/AUVP. Como o Raul falou coloquei no Tesouro Direto Selic para ficar rendendo até eu terminar o curso.

Porém surgiu uma duvida que deve ser meio besta mas la vai. Investi ontem e hoje concretizou o investimento porem ao visualizá-lo no APP mostra como se eu tivesse "perdido" R$50,58 pois o saldo bruto é menor nessa quantia do que o valor que investi inicicialmente. Essa perda é o que exatamente ? A taxa paga para o BTG/AUP pelo investimento ? Ou uma taxa que o governo cobra para esse titulo ? Coloquei um print abaixo da tela.

Aproveitando uma segunda duvida, pelo que entendi o Tesouro Direto Selic tem liquidez diaria. Eu tentei clicar em "Resgatar" no app e apareceu "Resgate indisponivel para esse produto no momento". Seria por que fiz o investimento hoje praticamente e tentei resgatar no mesmo dia ? Amanha ja estaria disponivel por exemplo ? Ou algum outro motivo ?

 

image.png.e30de37b6d20f30606c30c7d3d410a96.png

 

Boa tarde, Rodrigo!

Apenas completando o @Raul. Existe também um spread entre o preço de venda e o preço de compra dos títulos do tesouro.

Isso existe até mesmo para ajudar a evitar uma movimentação exagerada de "trade" com o tesouro. Então, o preço que você vê agora é considerado o de venda que é levemente inferior ao preço de compra.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/09/2024 at 13:40, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Rodrigo!

Apenas completando o @Raul. Existe também um spread entre o preço de venda e o preço de compra dos títulos do tesouro.

Isso existe até mesmo para ajudar a evitar uma movimentação exagerada de "trade" com o tesouro. Então, o preço que você vê agora é considerado o de venda que é levemente inferior ao preço de compra.

 

Vou tirar uma dúvida e tentar complementar sua informação ao mesmo tempo.

Esse spread, pelo menos praticamente todo ele, já some após o primeiro mês que investiu né? Lembro de algo assim na aula.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Nelson Pimentel Carriati disse:

Vou tirar uma dúvida e tentar complementar sua informação ao mesmo tempo.

Esse spread, pelo menos praticamente todo ele, já some após o primeiro mês que investiu né? Lembro de algo assim na aula.

Não tem um tempo ao certo, mas é bem provável que sim.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Não tem um tempo ao certo, mas é bem provável que sim.

Fui confirmar, é isso mesmo olha só:

 

A tabela do IR para esse tipo de investimento funciona assim:

22,5% para aplicações de até 180 dias;

20% para aplicações entre 181 e 360 dias;

17,5% para aplicações entre 361 e 720 dias;

15% para aplicações acima de 720 dias.

Se você retirar o dinheiro antes de 30 dias, a alíquota será de 22,5% sobre os rendimentos obtidos. Além disso, há a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é progressivo nos primeiros 30 dias de aplicação. O IOF começa em 96% no primeiro dia e diminui progressivamente até chegar a 0% no 30º dia. Isso significa que se você sacar muito cedo, além de pagar a alíquota mais alta de IR, também pode perder grande parte dos rendimentos por causa do IOF.

Portanto, a retirada antes de completar um mês pode resultar em uma menor rentabilidade, devido à combinação de IR e IOF.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/09/2024 at 13:36, Raul disse:

Sim, o resgate não foi possível porque o dinheiro nem chegou lá ainda, leva 1 dia útil. Quanto a taxa, é devido a marcação a mercado, porque age com menos influência.

@Raul, agora fiquei na dúvida, se puder me esclarecer por favor, essa diferença de 50 reais não seria apenas por conta do valor das cotas, já que o selic é um investimento onde vc compra cotas e não um investimento onde vc coloca o valor desejado, esses 50 reais não seria o reajuste do valor investido de 60k para o valor mais proximo que seria multiplo do valor da cota (que se não me engano é 152)?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Vitor Marvulle disse:

@Raul, agora fiquei na dúvida, se puder me esclarecer por favor, essa diferença de 50 reais não seria apenas por conta do valor das cotas, já que o selic é um investimento onde vc compra cotas e não um investimento onde vc coloca o valor desejado, esses 50 reais não seria o reajuste do valor investido de 60k para o valor mais proximo que seria multiplo do valor da cota (que se não me engano é 152)?

Não é não. Até aconteceu isso, fiquei com R$144,30 de saldo na conta bancaria por causa dessa questão. Pode ver na imagem que postei aparece ali "Valor investido R$59.855,70" que é o valor investido por conta dessa questão das cotas, mas o saldo bruto do investimento para resgatar era R$59.805,12.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Fui confirmar, é isso mesmo olha só:

 

A tabela do IR para esse tipo de investimento funciona assim:

22,5% para aplicações de até 180 dias;

20% para aplicações entre 181 e 360 dias;

17,5% para aplicações entre 361 e 720 dias;

15% para aplicações acima de 720 dias.

Se você retirar o dinheiro antes de 30 dias, a alíquota será de 22,5% sobre os rendimentos obtidos. Além disso, há a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é progressivo nos primeiros 30 dias de aplicação. O IOF começa em 96% no primeiro dia e diminui progressivamente até chegar a 0% no 30º dia. Isso significa que se você sacar muito cedo, além de pagar a alíquota mais alta de IR, também pode perder grande parte dos rendimentos por causa do IOF.

Portanto, a retirada antes de completar um mês pode resultar em uma menor rentabilidade, devido à combinação de IR e IOF.

Esses são descontos aplicados nas rentabilidades obtidas. Supondo em valores hipotéticos: aportado 1000 reais e em 15 dias rendeu 15. O IOF e o IR irão incidir sobre os 15.

Já a diferença nos preços citados anteriormente seria voltado a, por exemplo, o preço de compra estava em 1000 e na corretora aparece como 990 sendo essa diferença entre os valores compra e venda respectivamente. Note que aqui não tem nenhuma incidência ainda de IOF e IR.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...