Jump to content
  • 0

Ações com preço médio errado


Lukas Barbosa

Pergunta

Pessoal, tenho alguns investimentos que fiz em 2021 e depois abandonei, voltando a investir apenas este ano. Notei que na Clear, após a migração para a base da XP, meus investimentos apareceram com o preço médio indicado como "editado". Além disso, no site do Gorila, eu conectei minha carteira à B3, mas meus ativos estão aparecendo com um preço médio bem menor do que o que de fato paguei em 2021. Estou preocupado se, na hora de declarar o Imposto de Renda, isso pode causar algum problema e em qual informação devo confiar como base para o cálculo do meu preço médio, afinal, é a partir dele que eu me baseio para saber quanto estou perdendo ou ganhando.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Lukas Barbosa disse:

Pessoal, tenho alguns investimentos que fiz em 2021 e depois abandonei, voltando a investir apenas este ano. Notei que na Clear, após a migração para a base da XP, meus investimentos apareceram com o preço médio indicado como "editado". Além disso, no site do Gorila, eu conectei minha carteira à B3, mas meus ativos estão aparecendo com um preço médio bem menor do que o que de fato paguei em 2021. Estou preocupado se, na hora de declarar o Imposto de Renda, isso pode causar algum problema e em qual informação devo confiar como base para o cálculo do meu preço médio, afinal, é a partir dele que eu me baseio para saber quanto estou perdendo ou ganhando.

Bom dia, Lukas!

O ideal neste caso é acessar as notas de corretagem das compras feitas e principalmente os relatórios que a própria B3 disponibiliza e você mesmo fazer o cálculo do preço médio. É um trabalho chato, não tem como negar mas é o mais assertivo a se fazer.

Como você bem comentou, um preço médio incorreto poderia gerar algum probleminha na hora da declaração do IR. Nada de grave imagino mas dá uma dor de cabeça que pode ser evitada.

Quando fazemos transferências de custódia, cada corretora possui uma forma de trabalhar com os preços. Tem corretoras que pegam o preço do ativo no dia da transferência (bem incorreto isso na minha opinião mas é bem comum de acontecer), tem corretora que puxa o preço médio da outra corretora, tem corretora que não puxa nada e fica a cabo do investidor inserir um valor, e por aí vai. É uma salada só  ;/

 

Espero que ajude no seu caso!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...