Jump to content

Recommended Posts

Essa duvida vai para os DEV da comunidade. Gostaria de pedir dicas de por onde começar ou algum caminho mais direcionado para aprender essa linguagem (Csharp), eu trabalhei durante 1 ano em uma empresa que utilizava essa linguagem porem eu vinha de outra linguagem e acabei assimilando essa no embalo e creio que eu não tenha pegado o "codigo" direito kkk. Bom eu ja fiz algumas API's em C# sendo auxiliado, mas ainda sim quando tento fazer algo solo, minha mente trava, então gostaria de começar estuda-la do zero. Se tiverem alguma dica de por onde começar será de grande ajuda

• Brabo 2
Link para compartilhar

Já tive que aprender diversas linguagens por conta do trabalho.

C# foi uma delas, mas lá no tempo em que nem se falava em desenvolvimento para web. Usava com o .net para fazer aplicações Windows.

Na minha experiência, tanto para o C# como para qualquer outra linguagem alguns pontos que são chave são:

1. Aprenda os fundamentos muito bem, eles vão ser comum para a maioria das linguagens que for utilizar.

2. Tenha um projeto ou algo que te faça aplicar imediatamente o que está aprendendo. O aprendizado de verdade é sempre na prática, é aí que os problemas vão acontecer e você vai ter que se virar.

3. Se quer aprender uma linguagem específica, depois do 1 e do 2 vá atrás de saber o que torna essa linguagem diferente de outras. e não é a sintaxe, mas sim quais são os conceitos que ela trás que outras não trazem, ela foi feita para ser utilizada em orientação a objetos? ou é uma linguagem funcional? tem alguma coisa específica nela que torna determinadas tarefas mais fáceis? por que essa linguagem tem X e não tem Y? e etc.

E aí tem um site que eu gosto que é o "Learn X in Y minutes" que tem todo tipo de linguagem lá pra te dar uma base pra "sair jogando".
Precisa de inglês, então caso tenha algum enrosco com inglês ainda foca nele também que pra DEV isso é essencial.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 2 semanas depois...

Olá, @Vinicius Costa De Abreu! Tudo bem?

Trabalho com o ecossistema .NET/C# há alguns anos e concordo com os pontos levantados pelo @Mikhail Koslowski. Acho que o mais importante no início do aprendizado de qualquer linguagem é focar nos fundamentos e dominá-los antes de avançar para tópicos mais complexos. Acredite, sem uma base sólida, as dificuldades tendem a se acumular com o tempo.

Além disso, as sintaxes variam de uma linguagem para outra, por isso a prática constante em projetos pessoais é fundamental. Não se preocupe em esquecer algum detalhe, afinal, é praticamente impossível memorizar tudo.

Uma vez que você tenha uma base sólida de conceitos, uma dica que sempre funcionou muito bem para mim é criar um projeto ambicioso, de grande escopo. Esse tipo de desafio vai forçar você a explorar e aprender diferentes conceitos ao longo do caminho.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Olá,

Nunca trabalhei com a linguagem, mas de uma forma geral, você pode seguir alguns passos pra facilitar pegar uma linguagem nova. 

1. Conheça bem fundamentos da programação de uma forma geral. Não sei sua senioridade, mas caso seja juninho ainda, é bom conhecer bem conceitos de programação que são básicos pra toda linguagem. Variáveis, estruturas de dados, algoritmos, etc

2. Conheça bem os fundamentos da linguagem. O pessoal já falou bastante aí, mas posso adicionar pra vc não ir no framework da moda, aprenda primeiro a linguagem no modo raiz. Use um bom debug da sua IDE de sua preferência e vá experimentando o comportamento da linguagem nas atribuições, estruturas lógicas, laços, métodos/funções/classes.

3. Conheça bem a sintaxe e as boas práticas. Veja como o pessoal utiliza a linguagem e aprenda desde o início as boas práticas dela.

Espero que tenha agregado. Boa sorte com os estudos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Trabalho com .net desde a versão 1.0 em 2003 e antes trabalhava com VB6.

Cara, programação só se aprende se matando dia após dia... então só há um caminho:

Pegue qq trampo mesmo que pagando muito mal, talvez estágio, talvez até sem ganhar nada (trabalhos voluntários) e mete no curriculo... com alguns anos vc vai subindo e subindo.... 

abs!

Link para compartilhar

pelo que entendi tu já tem experiência programando e vai usar C# para construir aplicações web. nesse sentido, cria um CRUD com autenticação e banco de dados. se quiser ir mais a fundo, implementa uma mensageria com Kafka.

também é bom fazer uma distinção das diferentes tecnologias dentro do ecossistema do C#: 

C# é a linguagem pura; .NET Core é um framework com várias coisas já construídas e prontas pra tu usar; ASP.NET Core é o framework (construído em cima do .NET Core) pra tu construir aplicações web (front e back end).

para a IDE, tu pode usar o VSCode junto da extensão C# DevKit ou ir direto para o Visual Studio. a principal diferença vai ser que no VSCode tu vai precisar rodar os comandos de build pela CLI e no Visual Studio vai ser tudo por botões na UI (além da integração da IDE com o framework).

Tu vai usar a documentação do ASP.NET Core como referência: https://learn.microsoft.com/en-us/aspnet/core/tutorials/first-web-api?view=aspnetcore-8.0&tabs=visual-studio

como já mencionado, os cursos do Balta.io são bons pra quem tá começando (ele vai te mostrar a como executar as rotinas de build na mão e depois via IDE) não acho que valem o preço, mas tu com certeza vai sair de lá andando com as própria pernas.

Link para compartilhar

• Criar novo...