Jump to content
  • 0

Bomba no XPCA11 - Fato Relevante

Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Fato Relevante de hoje....calote de um CRA, Agrogalaxy declarando falência. Impactando quase 8% do Patrimônio Líquido do fundo.

Hoje já caiu mais de 7% o valor da Cota do Fundo...

Pelo que vi, isso não é tão incomum assim.

O que vocês acham?  Não em relação a vender, mas uma perspectiva geral sobre esse tipo de investimento.

As vezes me parece mais vantajoso investir diretamente nos próprios CRIs e CRAs na renda fixa do que depender de fundo de papel e Fiagro pra isso.

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
11 minutes ago, Cézar Busato disse:

Fiagro que tenha, agrogalaxy, lavoro e as outras super revendas que não seja 3 tentos, pode vender pq vai dar problema. Agro não paga juro alto, conseguir se financiar com garantia real é muito mais barato que levantar credito para terceiro.  

Sim, a algumas semanas eu já tinha visto o risco da alta inadimplência dos Agros, que cada vez tem mais (basicamente pq quase não tem punição pra isso).

Eu devia ter sustentado minha ideia inicial de só ter FII de tijolo  viu rs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Sim, a algumas semanas eu já tinha visto o risco da alta inadimplência dos Agros, que cada vez tem mais (basicamente pq quase não tem punição pra isso).

Não é questão de punição, é questão de risco de credito, Recuperação de judicial é a uma ferramenta comum nas empresas altamente alavancadas, no caso da agrogalaxy é o mais puro varejo altamente alavancado, olhei a lamina do XPCA11, 8,6% é agrogalaxy. O restante é usina de cana, operação de confinamento e mais uma bagulhada. 
O que tem que olhar é o que garante o fundo, terra, prédio e outras garantias reais, são garantias mais seguras, mas geram menos spreed. 

Olha a lamina da RZAG11, tem risco, mas pulverizou o risco em produtores que se dispuseram a dar garantia real ao credor, fica mais difícil de ter problema. 

O AAZQ11 também tem agrogalaxy 0,35%, mas com aval de garantia de fornecedor, ou seja, se ele não paga, o outro paga. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Quer ver que coisa interessante, esta na lamina do XPCA11, observe o nível de garantia aplicada a AgroGalaxy e a fazenda Agro Crestani, o valor é ate parecido 20mi pra agrogalaxy e 16 mi pra Crestani. Vejo uma disparidade de nível de garantia entre os 2, para a Crestani não pagar a dívida trás muito mais problema que para a revenda, isso mostra a fragilidade na concessão de credito dos fundos, quando é para produtor é burocrático e bem protegido, ja para revenda o negocio é mais tranquilo. Mesmo a crestani pagando IPCA+9,3 e a agrogalaxy CDI+5%, os caras pagam menos e dão em garantia apenas recebíveis.  

IMG_0041.jpeg

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Cézar Busato disse:

Não é questão de punição, é questão de risco de credito, Recuperação de judicial é a uma ferramenta comum nas empresas altamente alavancadas, no caso da agrogalaxy é o mais puro varejo altamente alavancado, olhei a lamina do XPCA11, 8,6% é agrogalaxy. O restante é usina de cana, operação de confinamento e mais uma bagulhada. 
O que tem que olhar é o que garante o fundo, terra, prédio e outras garantias reais, são garantias mais seguras, mas geram menos spreed. 

Olha a lamina da RZAG11, tem risco, mas pulverizou o risco em produtores que se dispuseram a dar garantia real ao credor, fica mais difícil de ter problema. 

O AAZQ11 também tem agrogalaxy 0,35%, mas com aval de garantia de fornecedor, ou seja, se ele não paga, o outro paga. 

Isso que falei de punição é referente a uma matéria que vi, dos casos de inadimplência aumentando muito...e chegam a citar uma falta de segurança jurídica sobre o assunto.

Enfim, me lasquei rs 

Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Isso que falei de punição é referente a uma matéria que vi, dos casos de inadimplência aumentando muito...e chegam a citar uma falta de segurança jurídica sobre o assunto.

Enfim, me lasquei rs 

Esquenta não, se você fez a diversificação dos ativos, isso ai não faz nem cócega na sua carteira, calma 

Vai ter, tem muito absurdo mesmo, gente abrindo Rj sem nexo nenhum, teve um loco que pôs uma Ferrari e um ap em baleneario Camboriú na RJ. Daqui a pouco o juíz abre falência em uns 2 e moraliza o processo.

Editado por Cézar Busato
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Cézar Busato disse:

Esquenta não, se você fez a diversificação dos ativos, isso ai não faz nem cócega na sua carteira, calma 

Vai ter, tem muito absurdo mesmo, gente abrindo Rj sem nexo nenhum, teve um loco que pôs uma Ferrari e um ap em baleneario Camboriú na RJ. Daqui a pouco o juíz abre falência em uns 2 e moraliza o processo.

De fato não faz...

Se somar XPCA + RURA , meus 2 FIAGRO, dão 1,5% da minha carteira.

Mas é triste pq dentro dos meus FIIs, eram as melhores performances. Agora tá tudo xoxo...rs

Link para compartilhar

• Criar novo...