Jump to content
  • -1

CDI previo e reserva de emergencia

Pergunta

Pessoal bom dia, então há 2 anos tenho um CDI com algo em torno de 100k + rendimentos no periodo e acabo de terminar o modulo 3, e não consegui concluir para o meu caso sobre a reserva de emergencia, pois como esse valor já esta rendendo há pouco tempo, trocar a reserva de emergencia para tesouro pagaria imposto e teria a isso o acrescimo do imposto futuro sobre o tesouro, estou pensando errado em manter no CDI? grato.

• Brabo 4
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
30 minutes ago, Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira disse:

Pessoal bom dia, então há 2 anos tenho um CDI com algo em torno de 100k + rendimentos no periodo e acabo de terminar o modulo 3, e não consegui concluir para o meu caso sobre a reserva de emergencia, pois como esse valor já esta rendendo há pouco tempo, trocar a reserva de emergencia para tesouro pagaria imposto e teria a isso o acrescimo do imposto futuro sobre o tesouro, estou pensando errado em manter no CDI? grato.

Olá @Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira,

O local mais recomendado para manter a reserva de emergência seria poupança, tesouro ou cdb de bancão de liquidez diária! Isso pelo simples motivo de que numa emergência vc possa acessar esses recursos rapidamente!

Se o seu cdb está travado, paciência! Use dinheiro novo para construir sua reversa...

Se está com liquidez, ok. Mas sempre pense na possibilidade de precisar acessar esses recurso até mesmo em fins de semana e separe um pouco pelo menos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira,

O local mais recomendado para manter a reserva de emergência seria poupança, tesouro ou cdb de bancão de liquidez diária! Isso pelo simples motivo de que numa emergência vc possa acessar esses recursos rapidamente!

Se o seu cdb está travado, paciência! Use dinheiro novo para construir sua reversa...

Se está com liquidez, ok. Mas sempre pense na possibilidade de precisar acessar esses recurso até mesmo em fins de semana e separe um pouco pelo menos.

Obrigado pela resposta

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira disse:

Bom dia, @Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira !

Apenas complementando nosso amigo @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia

O principal pilar da reserva de emergência é a liquidez. Pelo que entendi, seu CDB não é de liquidez diária o que interfere muito na liquidez. Até seria possível realizar a venda antecipada no mercado secundário mas isso pode consumir rentabilidade e até mesmo parte do valor investido. Além de que a liquidez não é imediata.

No seu caso, o melhor a se fazer é realmente usar dinheiro novo para compor a reserva e não considerar que este CDB é a reserva.

Comumente o pessoal deixa 50% da reserva no tesouro Selic por conta do rendimento (mas lembre-se que rendimento não é um pilar da reserva de emergência) e os outros 50% em um bancão de preferência que tenha agência perto de sua casa ou de onde trabalha. Assim aumenta-se as possibilidades de acesso ao dinheiro.

Há também quem deixe pelo menos um mês dos custos fixos em espécie debaixo do colchão em casa. Apesar de dinheiro físico não ser algo tão utilizado hoje, pode fazer alguma diferença.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira disse:

Bom dia @Eduardo Xavier Medeiros De Oliveira. Primeiramente algumas observações. Os CDI são Certificados de Depósito Interbancário (ou também Certificados de Depósito Interfinanceiro) e são os títulos de emissão das Instituições Financeiras que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB (título privado de Renda Fixa para a captação de recursos de investidores Pessoas Físicas ou Jurídicas, por parte dos bancos), mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. 

A média ponderada das operações de CDI registrados na B3 representa o custo do dinheiro no mercado interbancário e, por isso, representa a taxa de juros do mercado, conhecida como DI.

Acredito então que voce tenha um CDB indexado ao DI. O que voce teria que avaliar seria se este CDB possui liquidez diaria e se da forma que esta alocado lhe garanta liquidez e segurança, requisitos principais quando falamos de reserva de emergencia.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...