Jump to content

Recommended Posts

Boa noite, minha esposa está passando por uma transição de carreira, é hoje ela está na clt onde pretende se desligar da empresa em dezembro, ela mesma irá se desligar pedindo as contas, pois a empresa não manda embora e não faz nenhum tipo de acordo. gostaria de saber se possivel de alguma forma usarmos o fgts dela que ficará basicamente pro governo ? Já pensamos em usar em financiamento de imovel, porém ela já tem imovel no nome onde impossibilita o uso, estamos tambem pensando em construção 2 imoveis em 2025, e vou tentar o financiamento aquisição e construção e nesse ainda não sei se pode dar entrada usando o fgts...mais enfim teria alguma forma que pegar essa grana ?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Wagner Pereira Fortunato

Que eu me lembre de cabeça, as únicas formas de sacar os valores totais de forma imediata seriam via demissão, ou pra financiamento, ou naquelas situações de emergência (calamidades, doenças graves, etc).

Tem ainda os saques parciais, via saque aniversário (que o governo tá treinando pra revogar). Nesse caso todo ano consegue retirar um valor fixo + porcentagem do saldo remanescente.

O último caso ainda é conseguir sacar depois de três anos fora do regime CLT.

Fora estes não me recordo se tem mais algum.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Matheus Keitaro disse:

Boa noite @Wagner Pereira Fortunato!

 

Apenas complementando nosso amigo @Silas Santos, além de utilizar no financiamento, como você comentou que ela possui um imóvel financiado, você pode usar o FGTS para abater das parcelas e reduzir a divida, caso a tenha.

Eu tenho financiamento, porém no meu nome e foi começado antes de nos casar, daria pra usar nessa condição ?

 

Editado por Wagner Pereira Fortunato
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Primeira coisa: Baixa o app do FGTS, acessa com o Gov BR e confirma que os dados lá estão todos atualizados. Se tiver alguma coisa errada, já arruma.

Depois, no app é possível consultar todas as formas disponíveis de saque e as condições para cada uma.

 

Provavelmente as duas opções serão:

1. Saque aniversário.

2. 3 anos fora do regime CLT.

 

Dependendo do saldo, o saque aniversário é "lento" pois o % que se permite retirar é pequeno. mas dependendo da pra tirar quase tudo de uma vez.

E sobre o 2, você disse que ela vai sair da empresa, mas não disse o que ela vai fazer. Caso ela vá pra outra empresa também no regime CLT aí esse caso não se aplica.

Se ela for empreender, aí da pra fazer as contas e ver se vale a pena esperar os 3 anos ou ir pro aniversário.

 

Sobre o financiamento, tem que ser no nome dela. no seu não pode.

Se não me engano da pra financiar construção e reforma também, não só o imóvel pronto. mas precisa ler no regulamento do fgts pra ver exatamente quais são as regras de cada caso.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

Primeira coisa: Baixa o app do FGTS, acessa com o Gov BR e confirma que os dados lá estão todos atualizados. Se tiver alguma coisa errada, já arruma.

Depois, no app é possível consultar todas as formas disponíveis de saque e as condições para cada uma.

 

Provavelmente as duas opções serão:

1. Saque aniversário.

2. 3 anos fora do regime CLT.

 

Dependendo do saldo, o saque aniversário é "lento" pois o % que se permite retirar é pequeno. mas dependendo da pra tirar quase tudo de uma vez.

E sobre o 2, você disse que ela vai sair da empresa, mas não disse o que ela vai fazer. Caso ela vá pra outra empresa também no regime CLT aí esse caso não se aplica.

Se ela for empreender, aí da pra fazer as contas e ver se vale a pena esperar os 3 anos ou ir pro aniversário.

 

Sobre o financiamento, tem que ser no nome dela. no seu não pode.

Se não me engano da pra financiar construção e reforma também, não só o imóvel pronto. mas precisa ler no regulamento do fgts pra ver exatamente quais são as regras de cada caso.

Entendi, vamos baixar o app aqui e verificar essas informações, sobre a nova aréa dela vai ser empreender...e questão de valor ela tem 25K, dae queriamos da um destino pra esse dinheiro e não deixar pros ratos do sistema.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Todas as modalidades de saque existentes hoje estão também descritas aqui: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/condicoes-e-documentos-para-saque-do-FGTS/Paginas/default.aspx

 

e o saque aniversário aqui:

https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/default.aspx

 

Com um saldo de 25k, no primeiro ano poderia sacar 5% (1250), no próximo + 5%, e assim por diante até o valor baixar de 20k, onde passa para 10%.

mas é por ano! 

aí tem que ver se ela vai sair do CLT ou só mudar de empresa, e ver se vale a pena esperar os 3 anos ou mudar de regime pro aniversário.

 

se pensar em mudar pro aniversário, leia com muita atenção o regulamento, pois depois da adesão você abre mão do saque rescisão e em caso de demissão não pode sacar o saldo integral.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...