Jump to content

Imagem e Semelhança de Deus


Recommended Posts

Muito bom @Enzo Erbert

Adicionando também, na disciplina de Teologia Sistemática existe um tópico chamado "atributos comunicáveis de Deus", que vai bem na pegada de "imagem e semelhança".

Alguns atributos comunicáveis seriam capacidade de amar, de relacionar, de ter intelecto, de ter liberdade, de ter bondade, de ter justiça, etc.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Enzo Erbert disse:

No inicio da última live o @Raul trouxe um questionamento sobre o que significa ser a imagem e semelhança de Deus, gostaria de trazer minha opinião sobre o assunto e também deixar esse espaço aberto para ouvir o que vocês tem a dizer.
Lembrando que essa frase vem de um contexto Bíblico, onde  "Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra" (Gênesis 1: 26)

Trazendo esse contexto, inicialmente, tem algumas informações muito interessantes (estou utilizando a tradução NAA), é dito "nossa imagem" e não "minha imagem", acredito que isso traga alusão a trindade (um Deus que é uma essência, mas dividido em três pessoas). Isso ja mostra um ponto inicial doque quer dizer ser "Imagem e Semelhança", já começa com a parte de sermos seres sociáveis e que em essência vive em comunidade. Além disso, também é dito, no mesmo texto, sobre termos o domínio sobre a terra e tudo que há nela (Deus é o dono do universo e nos deixo ter domínio sobre tudo, como mordomos - Lucas 12:42 referencia isso).

 (Salmos 8: 4-9) também vai trazer alguns aspectos interessantes, mostrando que mesmo sendo imagem e semelhança de Deus, somos menores do que Deus:

"que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:  ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;  as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra!"

Mas também acho importante lembrar que fomos levados para longe de Deus quando pecamos, e por isso vivemos em um mundo cheio de imperfeições, desastres e maldade humana. (o que veio pela consequência do pecado):   "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3: 23)

Porém, continuando na lógica Bíblica, isso é redimido com o sacrifício de Jesus:   "sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos,  tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus."  (Romanos 3: 24-26).

Sendo que ainda vivemos em um mundo de pecado, porque Jesus ainda não voltou em poder e Glória, e quando isso acontecer ele ira purificar tudo e voltaremos ao estado inicial:  "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. " (Filipenses 3: 20-21.)

Em geral o homem é um ser relacional, pessoal, que tem domínio sobre as coisas do mundo e que foi corrompido por conta do pecado, mas quando Jesus voltar aqueles que nele creem (João 3:16, Efésios 2:8) retornaram ao estado inicial, tendo um corpo glorificado e se relacionando com Deus no dia a dia, assim como Adão e Eva faziam (Genesis 3:8).

Muito legal!

Do ponto de vista da Doutrina Espírita (a que muitos se referem como Kardecismo, embora isso seja um equívoco), a expressão "à imagem e semelhança de Deus" se refere ao nosso destino enquanto espíritos imortais de Felicidade e Perfeição, em plena comunhão com Deus. Somos criados simples e ignorantes, porém com o potencial divino, que desenvolvemos através de sucessivas reencarnações, até que tenhamos alcançado esse estado.

Gosto de fazer a ressalva da palavra "semelhança", pois nunca seremos como Deus. E esse é um ponto essencial, que o @Raul até trouxe na reflexão dele. Se fôssemos como Deus, seriamos Deuses igualmente. Porém tudo que há parte dEle...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

Do ponto de vista da Doutrina Espírita (a que muitos se referem como Kardecismo, embora isso seja um equívoco), a expressão "à imagem e semelhança de Deus" se refere ao nosso destino enquanto espíritos imortais de Felicidade e Perfeição, em plena comunhão com Deus. Somos criados simples e ignorantes, porém com o potencial divino, que desenvolvemos através de sucessivas reencarnações, até que tenhamos alcançado esse estado.

Interessante as diferenças entre as religiões, seria interessante ver qual a perspectiva disso vindo de outras religiões que aceitam o Genesis como Palavra de Deus, como os muçulmanos, judeus, mormons, ...

A diferença entre interpretação, dountrina, ... muda muito alguns detalhes mas nesse ponto chegamos em algo parecido. No inicio era perfeito, no final será perfeito mas o meio termo e o por que é totalmente diferente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...