Raphael De Sousa Lima Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro Bom dia a todos! Gostaria de saber pq empresas com margem liquida apertadas podem ter vantagem em mudanças de cenários no mercado? Eu penso o oposto, pois com uma margem apertada qualquer mudança pode comer essa margem, gostaria de uma explicação por gentileza 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro @Raphael De Sousa Lima um exemplo que o Raul sempre utiliza e ajuda a refletir sobre esta afirmação é o seguinte cenário: imagine uma rede de mercados tipo Carrefour da vida , lojas em todo Brasil , com amplo poder de negociação de compras com seus fornecedores, e com alto volume de vendas, margem apertada , neste caso pra ele ganhar mais , será no volume de vendas (busca ampliar market share) , correto!? imagine agora o mercadinho do bairro , poder de negociação de compra mais limitado, pode até ter margem maior que a do Carrefour ! Mas atua num território mais limitado ! no entanto o Carrefour conseguiria entrar e abocanhar o território do mercadinho , já o contrário não será possível , a margem apertada afasta a concorrência destas grandes corporações em segmentos que atuam com esta característica em específico (margens apertadas ) Esta margem mais justa/apertada gera uma barreira de entrada de concorrentes! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro No caso de uma mudança de cenário , estas empresas já atuam bem com esta margem e conseguem se manter de pé , e isso não quer dizer que ao longo dos anos ela não repasse a correção ao consumidor , com certeza repassará , mas o fato é que elas aguentam passar por cenários adversos! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Raphael De Sousa Lima Postado 24 de Setembro Author Compartilhar Postado 24 de Setembro (edited) @Henrique Magalhães Eu entendo a comparação com o mercadinho, mas se ao invés dele for uma mercado grande de porte parecido? Nesse caso não seria melhor ter uma margem liq maior, caso tenha uma mudança de cenário? Editado 24 de Setembro por Raphael De Sousa Lima 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro 3 minutes ago, Raphael De Sousa Lima disse: @Henrique Magalhães Eu entendo a comparação com o mercadinho, mas se ao invés dele for uma mercado grande de porte parecido? Nesse caso não seria melhor ter uma margem liq maior, caso tenha uma mudança de cenário? Não exatamente , a margem menor numa empresa dessas (no negócio em si) acaba sendo uma barreira , desde que empresa seja eficiente em sua operação , a concorrente nao teria o mesmo poder de negociação com fornecedor e nem como competir igualmente (mesmo sendo grande ) agora se você está citando as duas empresas serem do mesmo tamanho , você não está levando em conta que esta barreira acaba sendo mais eficiente quando a empresa é líder de mercado ! Se as duas forem de portes iguais elas vão brigar pra manter market share e evitar empresas menos entrando na fatia que eles já tem ! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro 8 minutes ago, Raphael De Sousa Lima disse: Nesse caso não seria melhor ter uma margem liq maior, caso tenha uma mudança de cenário? No exemplo da aula e até o conceito da margem mais apertada é barreira de entrada mesmo! numa mudança de cenário estas empresas conseguem praticamente ficar de pé enquanto os concorrentes se endividam ou somem (diminui a concorrência e abre espaço para empresa ganhar / ocupar mais espaço no mercado )! É que você está se ancorando no viés de uma margem maior ser sempre saudável (do pontos de vista financeira é , vai trazer mais caixa ) mas em relação a concorrentes que conseguem ter custos similares , a margem apertada vira um artifício a favor da empresa! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Raphael De Sousa Lima Postado 25 de Setembro Author Compartilhar Postado 25 de Setembro @Henrique Magalhães Entendi, nesse caso seria mais relevante ver o histórico de margem liquida e os indicadores de alavancagem para acompanhar como a empresa lida ao longo do tempo com as flutuações do mercado? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Nelson Pimentel Carriati Postado 25 de Setembro Compartilhar Postado 25 de Setembro Muito possivelmente eu vou preferir comprar no mercado que tiver uma margem líquida menor...e creio que a maioria também. Isso já explica muito. Hehe 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 25 de Setembro Compartilhar Postado 25 de Setembro 4 horas atrás, Raphael De Sousa Lima disse: @Henrique Magalhães Entendi, nesse caso seria mais relevante ver o histórico de margem liquida e os indicadores de alavancagem para acompanhar como a empresa lida ao longo do tempo com as flutuações do mercado? Sim ate pra vc se deparar com esta informacao de como a empresa lida/sente impacto em cenarios adversos, sejam economicos, pandemicos, etc etc, ai sua analise vai ser o divisor de aguas Mas realmente é um tema que de primeira da um nó na cabeça, eu demorei a aceitar isso tb heheh, mas é bem interessante. Em outros segmentos voce vê empresas com margens generosas (exemplo abaixo, não é recomendação) pensa bem a empresa faz calcados com maior parte materia-prima derivada de petróleo Esta é aparte que mais gostei na AUVP, olhar para as empresas alem dos numeros e saber o que elas fazem e como fazem, mesmo de maneira resumida isso ja ajuda muito na analise e escolhas 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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Raphael De Sousa Lima
Bom dia a todos!
Gostaria de saber pq empresas com margem liquida apertadas podem ter vantagem em mudanças de cenários no mercado? Eu penso o oposto, pois com uma margem apertada qualquer mudança pode comer essa margem, gostaria de uma explicação por gentileza
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Não exatamente , a margem menor numa empresa dessas (no negócio em si) acaba sendo uma barreira , desde que empresa seja eficiente em sua operação , a concorrente nao teria o mesmo poder de negociação
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No exemplo da aula e até o conceito da margem mais apertada é barreira de entrada mesmo! numa mudança de cenário estas empresas conseguem praticamente ficar de pé enquanto os concorrentes se endi
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