Jump to content
  • 0

Margem liquida aperta


Raphael De Sousa Lima

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@Raphael De Sousa Lima um exemplo que o Raul sempre utiliza e ajuda a refletir sobre esta afirmação é o seguinte cenário:

imagine uma rede de mercados tipo Carrefour da vida , lojas em todo Brasil , com amplo poder de negociação de compras com seus fornecedores, e com alto volume de vendas, margem apertada ,  neste caso pra ele ganhar mais , será no volume de vendas (busca ampliar market share) , correto!?

imagine agora o mercadinho do bairro , poder de negociação de compra mais limitado, pode até ter  margem maior que a do Carrefour ! Mas atua num território mais limitado !

no entanto o Carrefour conseguiria entrar e abocanhar o território do mercadinho , já o contrário não será possível , a margem apertada afasta a concorrência destas grandes corporações em segmentos que atuam com esta característica em específico (margens apertadas ) 

Esta margem mais justa/apertada gera uma barreira de entrada de concorrentes! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Raphael De Sousa Lima disse:

@Henrique Magalhães Eu entendo a comparação com o mercadinho, mas se ao invés dele for uma mercado grande de porte parecido? Nesse caso não seria melhor ter uma margem liq maior, caso tenha uma mudança de cenário? 

Não exatamente , a margem menor numa empresa dessas (no negócio em si) acaba sendo uma barreira , desde que empresa seja eficiente em sua operação , a concorrente nao teria o mesmo poder de negociação com fornecedor e nem como competir igualmente (mesmo sendo grande )

agora se você está citando as duas empresas serem do mesmo tamanho , você não está levando em conta que esta barreira acaba sendo mais eficiente quando a empresa é líder de mercado ! Se as duas forem de portes iguais elas vão brigar pra manter market share e evitar empresas menos entrando na fatia que eles já tem !

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Raphael De Sousa Lima disse:

Nesse caso não seria melhor ter uma margem liq maior, caso tenha uma mudança de cenário? 

No exemplo da aula e até o conceito da margem mais apertada é barreira de entrada mesmo!

numa mudança de cenário estas empresas conseguem praticamente ficar de pé enquanto os concorrentes se endividam ou somem (diminui a concorrência e abre espaço para empresa ganhar / ocupar mais espaço no mercado  )!

É que você está se ancorando no viés de uma margem maior ser sempre saudável (do pontos de vista financeira é , vai trazer mais caixa ) mas em relação a concorrentes que conseguem ter custos similares , a margem apertada vira um artifício a favor da empresa! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Raphael De Sousa Lima disse:

@Henrique Magalhães Entendi, nesse caso seria mais relevante ver o histórico de margem liquida e os indicadores de alavancagem para acompanhar como a empresa lida ao longo do tempo com as flutuações do mercado?

Sim ate pra vc se deparar com esta informacao de como a empresa lida/sente impacto em cenarios adversos, sejam economicos, pandemicos, etc etc, ai sua analise vai ser o divisor de aguas

Mas realmente é um tema que de primeira da um nó na cabeça, eu demorei a aceitar isso tb heheh, mas é bem interessante.

Em outros segmentos voce vê empresas com margens generosas (exemplo abaixo, não é recomendação)

pensa bem a empresa faz calcados com maior parte materia-prima derivada de petróleo

Esta é aparte que mais gostei na AUVP, olhar para as empresas alem dos numeros e saber o que elas fazem e como fazem, mesmo de maneira resumida isso ja ajuda muito na analise e escolhas

 

image.png.c514d773e44e137865d6d27224625ee7.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...