Jump to content
  • 0

Montagem de Carteira

Vitor Araújo Marinho

Pergunta

Olá, bom dia, tudo bem?

Após alguns ajustes na minha vida financeira, comecei a me organizar para realmente iniciar meus aportes em renda variável. Andei estudando/pesquisando um pouco e gostaria de ter algumas opiniões e tirar algumas duvidas

BASE:

1 - WEG3

2 - ITSA4

3 - KLBN11

MEIO

1- BBSE3

2 - WIZC3

3 - EGIE3

4 - FRAS3 >> Achei incrível, pois estava interessado na industria automotiva, mas acho muito arriscado nova crises na produção de veiculos, no entanto manutenção, como partilhas de freios tantos carros novos como velhos sempre são precisar kkk

TOPO:

1 - VULC3 >> Fiquei um pouco receioso devido a grande concorrência do mercado, apesar dela ser bem diversificada, e em relação a MP que acometeu uma parte dos lucros.

2 - PETZ3

Estava com bastante vontade de ampliar minha base investindo em algum banco, apesar de gostar muito da ITAUSA, pensei mais nela como uma holding para o futuro, visto as notícias de possíveis novas aquisições e o meu medo era perder participação no ITAU, no entanto, fiquei com receio de ficar muito exporto entanto na ITAUSA + ITAU ou ITAUSA + BBB (Apesar de achar q bancos NO BRASIL são impossiveis de quebrarem hahaha). 

Além disso, dei uma analisada na Porto Seguros, achei uma empresa incrível, mas me deixou com algum feeling de desconfiança, alguem investe ou teria comentário sobre ela?

Por fim, está na BBS3 e WIZC3, não aumentaria tanto a exposição em seguros né? Visto que apesar de serem empresas na mesma area atuam de forma diferentes.

Desde já, muito obrigado.

Editado por Vitor Araújo Marinho
  • Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa tarde, @Vitor Araújo Marinho !

Primeiro de tudo, parabéns pela organização e os estudos!

Vamos a algumas considerações que espero que contribua!

40 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

BASE:

1 - WEG3

2 - ITSA4

3 - KLBN11

Particularmente eu vejo Klabin como meio da pirâmide dado sua volatilidade. Apesar de ser uma empresa resiliente ela é vinculada a uma commodity e também a variações cambiais fazendo com que ela seja mais "sensível" por assim dizer.

42 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

MEIO

1- BBSE3

2 - WIZC3

3 - EGIE3

Egie e BB seguridade eu vejo como empresas de base. Wiz acho coerente estar pelo menos no meio dado seu tempo de bolsa.

44 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Estava com bastante vontade de ampliar minha base investindo em algum banco, apesar de gostar muito da ITAUSA, pensei mais nela como uma holding para o futuro, visto as notícias de possíveis novas aquisições e o meu medo era perder participação no ITAU, no entanto, fiquei com receio de ficar muito exporto entanto na ITAUSA + ITAU ou ITAUSA + BBB (Apesar de achar q bancos NO BRASIL são impossiveis de quebrarem hahaha). 

Na minha opinião, não faz muito sentido se expor em ITSA e ITUB. A correlação é muito maior em comparação a ter, por exemplo, ITASA (ou ITUB) = outro banco.

Por exemplo, a correlação entre BB e ITSA ainda existe por serem atuantes de uma mesmo setor. O que muda um pouco é que o foco de cada empresa é diferente. 

O que é mais importante neste ponto e que gosto de reforçar é que o investidor deve estar ciente sobre os ônus e bônus de uma maior exposição em um mesmo setor.

Quando temos uma maior exposição estamos sujeitos a ter uma exposição financeira maior no setor por termos mais de um alvo de aporte. Também faz com que fiquemos mais sujeitos aos riscos sistemáticos que seriam riscos que envolvem todo o mercado independente do setor ou das empresas. Ao contrário poderia ajudar onde um evento específico da empresa (que pode se enquadrar como risco não sistemático que é o risco mitigado pela diversificação) não afetasse muito em vista que teríamos outra empresa do setor na carteira para "equilibrar" a mesma.

Não tem certo ou errado na escolha. É o que o investidor se sente mais confortável.

49 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Além disso, dei uma analisada na Porto Seguros, achei uma empresa incrível, mas me deixou com algum feeling de desconfiança, alguem investe ou teria comentário sobre ela?

Nunca fiz um estudo a fundo sobre a porto. Mas acho viável para estudos e não imagino o que pode ter gerado desocnfinça.

Quer comentar mais sobre o que você encontrou?

49 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Por fim, está na BBS3 e WIZC3, não aumentaria tanto a exposição em seguros né? Visto que apesar de serem empresas na mesma area atuam de forma diferentes.

É a mesma questão sobre bancos que comentei antes. A dupla exposição existe mesmo que a área de atuação seja diferente. Em um evento que abale o setor financeiro, ambas tenderão a sangrar. Agora um evento específico em uma área que uma delas atue, a outra provavelmente ficaria mais tranquila.

PS: não são recomendações de compra ou venda.

Espero que agregue um pouco ao tema. Você está em um bom caminho!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Relação a porto, não encontrei nada de especifico, apenas meio que "Bom demais para ser verdade". 

Uma alternativa para mitigar esse risco de por exemplo manter investimento da WIZ e no BBS poderia ser mover a WIZC para o topo? Assim, menor investimento estaria menos sujeito em caso de crise ou algum problema no setor ter um grande impacto na carteria. Fiquei um tanto mais reflexivo, visto que se uma crise atingisse bancos, indiretamente, atingiria seguradoras o que levaria a grande impacto na carteira 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Vitor Araújo Marinho disse:

Relação a porto, não encontrei nada de especifico, apenas meio que "Bom demais para ser verdade". 

Uma alternativa para mitigar esse risco de por exemplo manter investimento da WIZ e no BBS poderia ser mover a WIZC para o topo? Assim, menor investimento estaria menos sujeito em caso de crise ou algum problema no setor ter um grande impacto na carteria. Fiquei um tanto mais reflexivo, visto que se uma crise atingisse bancos, indiretamente, atingiria seguradoras o que levaria a grande impacto na carteira 

Vitor, mover uma empresa entre as partes da pirâmide não fará uma diferença efetiva. O que vai mais balancear seriam as notas dos ativos no diagrama no momento dos aportes.

E sobre a porto, já vi muitos colegas aqui fazerem estudo da mesma e não aparenta ter nada de errado. Mas de novo, não sei dizer com certeza pois nunca estudei o ativo a fundo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Vitor Araújo Marinho disse:

Olá, bom dia, tudo bem?

Após alguns ajustes na minha vida financeira, comecei a me organizar para realmente iniciar meus aportes em renda variável. Andei estudando/pesquisando um pouco e gostaria de ter algumas opiniões e tirar algumas duvidas

BASE:

1 - WEG3

2 - ITSA4

3 - KLBN11

Eu particularmente não teria a Klabin na base, nem na carteira, pois ela apresenta um histórico de prejuízo em diversos anos fiscais. Mas querendo mante-la eu diria par deixar uma porcentagem baixa.

MEIO

1- BBSE3

2 - WIZC3

3 - EGIE3

4 - FRAS3 >> Achei incrível, pois estava interessado na industria automotiva, mas acho muito arriscado nova crises na produção de veiculos, no entanto manutenção, como partilhas de freios tantos carros novos como velhos sempre são precisar kkk

Eu colocaria BBSE3 ou a egie3 na base e a FRAS3 no topo.

TOPO:

1 - VULC3 >> Fiquei um pouco receioso devido a grande concorrência do mercado, apesar dela ser bem diversificada, e em relação a MP que acometeu uma parte dos lucros.

2 - PETZ3

Sobre essas duas, eu não teria na carteira. A vulc3 tem número ruins e históricos péssimos com muito prejuízo e av petz é um IPO recente, não é possível analisar o histórico da empresa, então ela realmente não entraria na carteira. Sugiro, já que tem apetite pro risco a colocar empresas de setor agro, varejo ou qualquer outro setor que tenha alta volatilidade. Mas não transforma a pimenta da carteira em prejuízo não... até para as pimentinhas, mantenha as premissas.

Bradesco é uma ótima opção também, caso queira fugir da dupla exposição dentro do mesmo banco. Escolhendo o ITAU, tenta dividir as porcentagens entre elas, lembrando que a ITAUSA pode ter uma parcela maior, pois é holding e investe em setores que não são financeiros, como DEXCO

Uma empresa maravilhosa, com histórico incrível e números excelentes. Eu tenho e gosto.

Aumentar, aumenta, mas não creio que significativamente, mas por segurança também faria um equilibro na hora de distribuir a porcentagem, principalmente se quiser incluir a Porto Seguro.

Espero ter ajudado com a minha opinião.

Bons estudos!

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...