Jump to content
  • 0

MARCAÇÃO A MERCADO


Thiago Miyashiro De Almeida

Pergunta

Olá galera, tenho duas duvidas:
1- Como seria uma analise de compra de um titulo do tesouro (Tesouro Prefixado 2026) para especular com a marcação a mercado, hoje o titulo esta com uma rentabilidade de 11,12\% aa. O Boletim Focus prevê uma taxa de Selic em 7\% em 2024. Após as eleições dependendo de quem ganhar ja estaremos com uma melhor perspectiva. Se esta taxa se concretizar terei um bom ganho, pois, o valor do titulo ira subir, porem, este titulo terá liquidez? Consigo vender a qualquer momento? 2- Na aula o Raul mostrou que tendo mais de um titulo não consigo vender o titulo que quero, e sim o mais antigo, neste caso terei que ter apenas um titulo para realizar a venda com os rendimentos desejados? Exemplo: O Tesouro prefixado que o Raul usou como exemplo estava 6,36\%aa. em 2020 agora esta 11,12 \%aa., se eu tiver este título, porem, comprando nestes dois períodos e for vender em 2024 com 7\% aa terei que vender os dois para ter um rendimento melhor? ou posso vender apenas o que comprei em 11,12\% que seria o melhor cenário?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Thiago Miyashiro De Almeida, ainda não tenho conhecimento de causa pra responder com qualidade sua dúvida. Mas como é uma dúvida específica de Renda Fixa, acredito que terá um retorno de respostas melhor se jogar na aba específica de Renda Fixa na Comunidade, e não na de Assuntos Gerais. Espero que ajude! Abs!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Thiago Miyashiro De Almeida, Andriw Araújo Álvares e Leonardo Barbosa primeira informação, e que faz com que o Tesouro Direto tenha liquidez diária, é que o Governo é o único que compra os títulos do Tesouro Direto de quem está vendendo, ou seja, o título sempre terá liquidez. Mas há uma ressalva, eventualmente o mercado do Tesouro Direto pode estar suspenso e você não conseguirá comprar ou vender, porém não demora em voltar as negociações. Um adendo neste assunto: é por este motivo que colocar 100\% da reserva de emergência no Tesouro Selic não é recomendado, pois pode ocorrer do mercado estar fechado na hora da emergência.
Voltando ao tópico. A marcação a mercado acontece quando você compra um Tesouro por uma “taxa alta”, portanto o preço está baixo, e quando a Selic cai, o Tesouro também cairá, e portanto o preço estará mais alto. Neste momento você vai analisar se vale a pena vender, pois estará rendendo acima que a rentabilidade contratada no dia da compra. A questão agora é saber até quando a Selic continuará a subir e quando ela vai começar a cair. É com este movimento que a marcação a mercado acontece. Nós compramos "hoje" com a maior taxa, e vamos vender "amanhã" com a menor taxa, o complicado é saber quando será a maior taxa e quando será a menor taxa.
Com relação ao momento da venda, acho que fica mais claro na imagem abaixo. A coluna da direita indica qual a rentabilidade contratada no dia da compra. É o mesmo título (Tesouro Selic 2027), mas cada um tem a sua rentabilidade. Caso você venda antes do vencimento, o Tesouro Direto vai vender do título comprado primeiro para o comprado por último, você não escolhe qual será vendido, pois é o mesmo título.
Espero ter ajudado, e se ficar com dúvida, pode mandar a nervosa rsrsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Flavio Prado, Blz? Concordo, o dificil é saber quando a SELIC vai baixar. porem, neste caso ja sabemos que o rendimento que teremos sera 11,12\%, no final. Minha maior duvida era , saber que não tenho poder de vender o titulo com maior rentabilidade que quero, na hora que eu quero, este deve ser um dos motivos de não ter muita especulação(digo igual ações), pois, vc não conseguira tirar o maior rendimento, pois, não existe a opção de vender oque mais renderia e sim o mais antigo. Obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...