Jump to content
  • 0

Carteira de FIIs - Erros, plano e pedido de sugestões


Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Salve povo da AUVP

Trazendo hoje uma parte específica da carteira que é onde eu me vejo com mais desafios. 

Todos sabem que os FIIs estão num momento de baixa (aumento da taxa de juros explica muito), mas pra além disso, estou um pouco inseguro com meus ativos e na forma de proceder com essa classe de ativos.

A carteira está numa queda acentuada, mas, sem enrolação, vou mostrar o que tenho.

Galpões Logísticos:

HGLG11 (5)
GGRC11 (3)
XPLG11  (5)
HSLG11 (5)

Híbridos:

NEWL11   (5)
GARE11  (5)
RECT11  (1)
RZTR11    (5)
TRXF11 (3)
BRCR11 (1)

Laje:

GTWR11 (3)

Shoppings:

VISC11 (5)

Fiagros:

RURA11 (3)
XPCA11 (3)

O número ao lado de cada um representa a nota do Diagrama. Vou começar minhas dúvidas e pedido de sugestões:

1 - Como podem ver, RECT11 e BRCR11 tem nota mínima. Significa que eu já sabia que eram fundos bomba, cheios de problemas. Mas me achei esperto achando que tinha identificado o fundo do poço, além de ter caído na lábio de umas lives do gestor...rs Nesses casos, admito que me arrisquei onde não devia. Fica a primeira dúvida, por não acreditar mais nos fundos, acham que devo esquecer ou só congelar?

2 - Os demais fundos, eu acredito nos fundamentos. Tem seus problemas, porém andam desempenhando mal. Sinceramente, já estavam caindo bem mesmo antes da SELIC subir. Para quem conhece e já estudou ao menos um pouco esses fundos, que dica poderiam me dar?

3 - Sobre o aumento da SELIC, como todos devem acompanhar, tem uma tendência fortíssima de seguir aumentando até o fim do ano. Claro, nunca é 100% confirmado, mas sabemos que a chance é bem grande. E se torna quase certo que os fundos (os de tijolo, que são quase toda a minha carteira), vão apanhar ainda mais. Considerando que já estou com uma média de preço bem negativa, num caso que é um pouco mais previsível como esse, não seria mais inteligente segurar os aportes em FIIs até o fim do ano para realmente conseguir comprar eles num desconto maior?

Reitero: sei que não existem garantias absolutas disso, e de um modo geral o que costuma ser melhor é apenas seguir a sugestão dos diagrama. Mas diante de um cenário que se desenha um tanto previsível, me parece ter uma margem de segurança razoável pra isso se realizar e com isso melhorar meu preço médio de forma bem eficiente.  Opiniões ?

4 - Especificamente sobre meus FIAGROS...acreditam que são a exceção da minha pergunta 3. Como basicamente são fundos de papel, eles tendem a ir melhor com o aumento da Selic. o XPCA recentemente apanhou FORTE por conta da falência da Agrogalaxy, caiu muito a cota...considerando isso, estava pensando em manter os aportes em outubro e novembro apenas nos FiAgros (respeitando a % definida deles na carteira). Faz sentido?


E também gostaria de opiniões gerais sobre a carteira de FII, se acham que preciso adicionar algo, se está bem diversificada e etc. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Salve povo da AUVP

Trazendo hoje uma parte específica da carteira que é onde eu me vejo com mais desafios. 

Todos sabem que os FIIs estão num momento de baixa (aumento da taxa de juros explica muito), mas pra além disso, estou um pouco inseguro com meus ativos e na forma de proceder com essa classe de ativos.

A carteira está numa queda acentuada, mas, sem enrolação, vou mostrar o que tenho.

Galpões Logísticos:

HGLG11 (5)
GGRC11 (3)
XPLG11  (5)
HSLG11 (5)

Híbridos:

NEWL11   (5)
GARE11  (5)
RECT11  (1)
RZTR11    (5)
TRXF11 (3)
BRCR11 (1)

Laje:

GTWR11 (3)

Shoppings:

VISC11 (5)

Fiagros:

RURA11 (3)
XPCA11 (3)

O número ao lado de cada um representa a nota do Diagrama. Vou começar minhas dúvidas e pedido de sugestões:

1 - Como podem ver, RECT11 e BRCR11 tem nota mínima. Significa que eu já sabia que eram fundos bomba, cheios de problemas. Mas me achei esperto achando que tinha identificado o fundo do poço, além de ter caído na lábio de umas lives do gestor...rs Nesses casos, admito que me arrisquei onde não devia. Fica a primeira dúvida, por não acreditar mais nos fundos, acham que devo esquecer ou só congelar?

2 - Os demais fundos, eu acredito nos fundamentos. Tem seus problemas, porém andam desempenhando mal. Sinceramente, já estavam caindo bem mesmo antes da SELIC subir. Para quem conhece e já estudou ao menos um pouco esses fundos, que dica poderiam me dar?

3 - Sobre o aumento da SELIC, como todos devem acompanhar, tem uma tendência fortíssima de seguir aumentando até o fim do ano. Claro, nunca é 100% confirmado, mas sabemos que a chance é bem grande. E se torna quase certo que os fundos (os de tijolo, que são quase toda a minha carteira), vão apanhar ainda mais. Considerando que já estou com uma média de preço bem negativa, num caso que é um pouco mais previsível como esse, não seria mais inteligente segurar os aportes em FIIs até o fim do ano para realmente conseguir comprar eles num desconto maior?

Reitero: sei que não existem garantias absolutas disso, e de um modo geral o que costuma ser melhor é apenas seguir a sugestão dos diagrama. Mas diante de um cenário que se desenha um tanto previsível, me parece ter uma margem de segurança razoável pra isso se realizar e com isso melhorar meu preço médio de forma bem eficiente.  Opiniões ?

4 - Especificamente sobre meus FIAGROS...acreditam que são a exceção da minha pergunta 3. Como basicamente são fundos de papel, eles tendem a ir melhor com o aumento da Selic. o XPCA recentemente apanhou FORTE por conta da falência da Agrogalaxy, caiu muito a cota...considerando isso, estava pensando em manter os aportes em outubro e novembro apenas nos FiAgros (respeitando a % definida deles na carteira). Faz sentido?


E também gostaria de opiniões gerais sobre a carteira de FII, se acham que preciso adicionar algo, se está bem diversificada e etc. 

Olá Nelson,

Vou dar ums pitaquinhos aqui, mas não muito porque alguns pontos vou mesmo deixar em branco rsrsrs.

Eu não conheço todos os FIIs que você citou. Em comum temos apenas esses: HGLG, XPLG, GARE e VISC.

1) Como você não acredita mais nos fundos, entendo que basta não investir neles. Em princípio não vejo razão para vender o que você já tem, porque imagino que os dividendos continuem pingando todo mês. A não ser, é claro, que você considere mais vantajoso vendê-los para usar o dinheiro investindo em outros. É uma relação custo-benefício que eu, sinceramente, ainda não parei para fazer em relação aos meus (como te disse no outro post, estou focando mais em ações no momento).

2) Em relação aos que temos em comum, não tenho nada a reclamar. Havia feito uma análise inicial há uns 3-4 meses, e não me parece que houve alterações nos fundamentos de lá para cá. Acho que é uma queda sazonal dado o contexto que você descreveu e não um problema intrínseco destes fundos. Mas reconheço que preciso revisitá-los, pois como disse fiz esta análise inicial já há certo tempo.

3 e 4) Apesar de entender seu raciocínio e, "pela lógica", fazer sentido, eu continuo fiel ao Diagrama do Cerrado justamente para evitar cair nessas "tentações" (seja de investir ou de parar de investir rsrsrs). Tenho confiado que o Diagrama está ali para me ajudar e evitar que eu faça besteiras. Não estou dizendo que você deixar de aportar seria uma besteira, é claro, mas apenas no sentido de que o que está ali tem por objetivo me salvar de mim mesmo rsrsrs.

Sei que não respondi tudo, mas mesmo assim espero ter ajudado um pouquinho!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Passando pra dar uma atualizada...

Resolvi seguir com a estratégia padrão...manter meus aportes firmes mensais. E os FIIs foram incluso (menos os 2 que congelei).

Mas estudando ainda mais a fundo os problemas, confesso que especificamente com os FIAGROS eu ainda estou muito preocupado se deveria continuar investindo. Os níveis de inadimplência no agro estão numa crescente assustadora... Até o RURA11 que tinha uma fama de ser o mais sólido e pé no chão sofreu pesado com isso.

Por serem especificamente tipos de ativos mais novos dentro do mundo dos FIIs, o que vocês acham? Eu nem tenho fundo de papel justamente por achar eles "arriscados" demais....e aí os Fiagro acabaram me atraindo pela rentabilidade forte, só que são basicamente papel também né, e pelo visto com um risco ainda maior...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Passando pra dar uma atualizada...

Resolvi seguir com a estratégia padrão...manter meus aportes firmes mensais. E os FIIs foram incluso (menos os 2 que congelei).

Mas estudando ainda mais a fundo os problemas, confesso que especificamente com os FIAGROS eu ainda estou muito preocupado se deveria continuar investindo. Os níveis de inadimplência no agro estão numa crescente assustadora... Até o RURA11 que tinha uma fama de ser o mais sólido e pé no chão sofreu pesado com isso.

Por serem especificamente tipos de ativos mais novos dentro do mundo dos FIIs, o que vocês acham? Eu nem tenho fundo de papel justamente por achar eles "arriscados" demais....e aí os Fiagro acabaram me atraindo pela rentabilidade forte, só que são basicamente papel também né, e pelo visto com um risco ainda maior...

 

Oi Nelson,

Se nem nos de papel você quer investir, quanto mais nos Fiagros rsrsrs...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Haha a pergunta 3 e 4 tem muito haver com a live de ontem! Sobre esperar desconto em algo que você não precisa esperar desconto!

1) Se não entra mais na sua estratégia, deixa congelado, no futuro se vc ver que vale a pena vender, venda! Vender com prejuízo é ruim, mas vai que passa tempo suficiente e ele se valoriza?

2) Tenho apenas o XPLG, e atualmente ele ta tendo ótimos resultados, uma leve alavancagem, mas com caixa presente para pagamento das dividas conforme divulgado esse mês. Menor vacância desde 2019. Está tentando manter uma distribuição recorrente, aparentemente na faixa dos R$ 0,78 por cota(vamos ver o quanto de caixa eles vão torrar).

Vê a live de ontem sobre os 3 erros mais comuns, é bastante discutido sobre essa conversa de esperar desconto numa ação na hora do aporte, quantas vezes fica vendo a carteira... Acho que vai te ajudar a acalmar os ânimos! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...